Bom dia, alguem aqui instalou o snorkel que a Gama4x4 vende? É plug and play ou precisa de adaptação?
obrigado
Versão Imprimível
Bom dia, alguem aqui instalou o snorkel que a Gama4x4 vende? É plug and play ou precisa de adaptação?
obrigado
Boa tarde, foristas, preciso tirar uma dúvida. Possuo um motorhome e estou avaliando a compra de um Troller para reboca-lo pelo motorhome. A dúvida: é possível rebocar o Troller com as quatro rodas rodando sobre o solo? Atualmente reboco um Grand Vitara que permite esta operação. Agradeço a informação.
Annibal ,problema nenhum , ,a não ser o peso maior ,o troller dependendo do ano ,pesa uns 700 kg à mais que o Grand Vitara.
Willian, agradeço a resposta, minha preocupação tem por base o fato deste tipo de transporte ser vedado a praticamente todos os 4x4 em razão de danos que podem ocorrer na caixa de transferência, salvo aqueles que possuem a posição "neutro" na caixa, como é o caso do Grand Vitara. Por exemplo: os Jimnys atuais não podem ser rebocados desta forma, pois não possuem o "n" na t.case (no manual esta vedação consta expressamente), já os Jimnys antigos, até 2002, possuem o posição "neutral" e são passíveis do reboque com as quatro rodas sobre o solo. Nos manuais dos carros da Suzuki que permitem esta forma de rebocar têm um capítulo chamado "Reboque Recreativo" que trata justamente do transporte pelo motorhome. Os Jeeps Cherokee, Grand Cerokee e Wrangler também são passíveis de serem rebocados deste modo. A pergunta complementar à que fiz é: a t.case do Troller tem a posição "N"? Abç.
O troller não tem a posição "N" ,mas conheço caras que rebocam numa boa e tenho amigos que rebocam Jeep Willys e nem se preocupam em colocar no "N" ,só colocam a cx. de marchas em "ponto morto",e nunca tiveram problemas , ,isso para 200 km ,250 km .Mas estou falando pelo que eu já ví fazendo ,não estou usando embasamento técnico , ,resposta melhor pode dar quem tem troller(não é meu caso ainda) e reboca o bicho.
Annibal, o troller tem sim a posição N na caixa de transferência. Apenas não possui ela no botão do engate. Quem instala easy traction, e outros engates, por exemplo, passam a ter como opção a N, que está disponível na caixa do troller, apenas não é usada originalmente.
Na prática, toda caixa de transferência é passível de ser desengatada, mesmo que não exista a posição N no seletor ou alavanca, uma vez que é preciso primeiro desengatar do High para em seguida engatar o Low e entre esses dois engates existe uma posição intermediária em que não fica engatado em nenhum dos dois. Testei isso numa TR4 que, mesmo sendo por alavanca não tem o N, mas foi possível achar uma posição intermediária em que ficou desengatado.
No Troller, cujo engate é controlado por uma ECU, não há como fazer o motor elétrico parar na posição de desengate. A única forma é substituindo o sistema automático pela alavanca.
Provavelmente sim, mas tem um probleminha...
Mesmo encontrando a posição neutra, não é seguro rebocar o carro assim, pois o mecanismo vai ficar na iminência de escorregar para um lado ou outro (H ou L), porque não há uma trava que mantenha essa posição e há risco de ocorrer um engata abrupto quando apenas um dos lados estiver girando.
Quem pretende rebocar com freqüencia, deve adaptar uma trava para manter o mecanismo na posição intermediária.
Jipeiro e Walter, primeiramente agradeço as informações, muito bom saber desta possibilidade de se encontrar uma posição "N" no Troller, ou mesmo na TR4. Vendi minha TR4 e comprei o GVIII justamente porque não tinha como rebocar a TR4 no motorhome, não me arrependi desta troca, pois o GVIII é uma baita viatura, sem dúvida superior à TR4, que também é muito bom "jipe". Já no caso deste, vamos dizer "N" improvisado que se encontra na caixa de transferência da TR4, correria-se o risco de nos solavancos da estrada, quando rebocada, a caixa voltar para alguma das posição de tração, aí o prejuízo seria grande. Mas fico feliz em saber que existe a possibilidade de se encontrar uma solução para o reboque do Troller, isto me deixa mais animado para adquirir um exemplar. Eu já seria proprietário de Troller se existisse o câmbio automático, aliás, não sei o que a Ford está esperando para fazer isto, pois já está tudo pronto é só instalar o mesmo conjunto de transmissão usado na Ranger. Abraços.