Postado originalmente por
Martin427
Uso SFI e recomendo. É exatamente a mesma coisa que se a própria fábrica tivesse feito o motor com aquela potência (ou seja, sem trancos, falhas, não acende a luz da injeção, consumo idêntico se não abusar, etc.); a da Reiko, pelo que dizem, é tão boa o quanto.
Minha preferência é sempre fazer a reprogramação com a mesma pessoa que a desenvolveu - foi a maior razão que me levou a escolher a SFI: o próprio Medina que fez o meu carro.
Quanto a potência vs. possibilidade de quebrar, eu me atentaria mais ao pico de torque do que a potência final.
E todos quebram, e quebram muito feio e com muita, MUITA facilidade se você não usar com cuidado. Uso 240 cv e 55 kgf.m no 3.0, com pneus 33: bastou uns dois trancos de 1a pra 2a, no asfalto, pra esfarelar o diferencial e gerar um prejuízo de 5.000. Aprendi a minha lição. Mesmo assim, ainda insisto que > 80 kgf.m é insanidade. Claro que se o cara não pisar, vai andar 200.000 km sem quebrar nada, mas nesse nível de torque, basta uma bobeada pra escafoder tudo.
E outra coisa: o Troller novo original anda melhor que um 3.0 com 200 cv e não faz feio perto de um com 240 cv (inclusive, o torque original dele é muito próximo do torque de um 3.0 cm 240 cv, embora a sustentação no 3.0 seja muito melhor em alta rpm). Enfim, pra abrir um sorrisão no rosto quando acelerar, não precisa muito mais coisa não. Isso pra não entrar no mérito da estabilidade, freios, etc.
Abraço,
Martin