Postado originalmente por
abreu
Não é mesmo. Combustível bom é bom para qualquer carro. Seja ele eletrônico ou mecânico.
Mas ao se fazer esse tipo de reprogramação com a remoção da EGR, DPF e sensores, os sensores restantes (como sonda lambda) é preparada para novos parâmetros de leitura.
Logo a partir dai é possível usar qualquer variação de diesel do mercado.
Deve-se dar preferencia sempre ao melhor diesel disponível, no caso o S10, mas na falta é possível fazer o uso de qualquer outro sem erros na injeção ou riscos de entupimentos. Dar preferência ao melhor combustível serve para qualquer carro.
Há Ranger's no Mato Grosso com essa reprogramação para poder andar com diesel S1800 e S500, o único diesel disponível em algumas regiões agrícolas. Carros reprogramados a mais de 1 ano, sem nenhum histórico de problemas.
Quem se incomoda em ter mais torque e potência mas quer remover o DPF e EGR, pode solicitar a programação a Reiko. Eles fazem toda remoção e podem manter a potência original do carro sem problemas.
Como também podem passar para 220cv ou 240cv ou ir até os 260cv e 80kgfm de torque.
Como já não bastassem todos esses benefícios, uma vez que o carro não usa mais diesel para fazer a regeneração, tem a EGR fechada diminuindo a temperatura do ar admitido, tem todos os filtros restritivos removidos do escape, o consumo melhora BASTANTE.
No meu caso, mesmo com uma programação absurdamente forte, quando conduzido da mesma forma de quando original o consumo melhorou quase 1km/l. Na estada a 110km/h o consumo melhrou mais de 1km/l.
Abraços.