Postado originalmente por
RcPM
No meu 3.0 a recomendação foi de não passar 3000rpm, mas é outro motor.
Concordo com o Jeff, pega uma estrada e faz uma viagem legal e os 2000km passam rapidinho e.
Lembrem-se que motor a diesel é bem diferente do que motor a gasolina. Ele é forte como um touro, fede como um porco e é delicado e temperamental como uma mulher.
Tendo este temperamento feminino, vcs vão ver que todo dia ele acorda com um humor diferente e tem que aprender a conviver com isso.
Sigo 3 regras básicas para estes motores:
1 - Ao dar a partida a frio: Em ponto morto e deixo o motor rodar em lenta por aprox. 1 min, depois acelero pouco até esquentar o motor, seguindo mais ou menos este limites da fase de amaciamento. (igual namorar mulher, tem que esquentar primeiro)
2 - Troca de óleo: Troco o óleo a cada 5.000km, incluindo o filtro. (pode ser exagero, mas o custo é baixo)
3 - Esfriar a turbina: 30 segundos SEM CARGA para desligar, necessário para a longevidade da turbina. (sem carga quer dizer em ponto morto e a embreagem solta)
Aos novatos de Troller e diesel, sugiro que aprendam a conhecer o carro e seus sinais. O Troller é um excelente carro, apesar dos defeitos conhecidos e das sinais quando tem algo de errado. Uso o meu como carro único, portanto é tanto para ir trabalhar como para passear e brincar em trilhas, mas tem alguns detalhes que esquecemos pelo uso constante de carros pequenos que "dispensam" manutenção como por exemplo, lubrificar o cardã e suas cruzetas, trocar do óleo das caixas e diferencias a cada 30.000km, etc.
Vou dar um exemplo de sinal de problema que o Troller envia: Faz algumas semanas, comecei a notar que a direção começou a trasmitir um pouco a mais as irregularidades das estradas, no começo achei que era implicância minha, mas como irei fazer uma viagem mais longa no começo do ano, encostei no mecanico, achando que podia ser problema na caixa de direção e/ou folga na suspensão: resultado: nada! Continuei com a pulga atras da orelha e comecei a prestar mais atenção e notei que as pastilhas estavam ruins. Quando encostei o carro para trocar as pastilhas, pedi para abrir os cubos e verificar os rolamentos. Resultado: 2 rolamentos com folga. Trocados os rolamentos = acabou o problema.
Sintam o carro, façam a manutenção do bugão e respeitem seus limites assegura a longevidade e muitas alegrias.
Lembre-se que copa de arvore é pra passarinho e não pra carro.
Boas Festas!
Reinaldo