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Tópico: Molas para SW4.

  • #277



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO RED_CAMEL

    Acho que vc não entendeu o que falamos , nós dois eu e o SINVAL sabemos disto nem eu e nem ele falomos em ESQUENTAR as molas , muito pelo contrário tanto ele como eu falamos em NÃO ESQUENTAR AS MOLAS .

    Só que o EZHAN citou que as molas das SW4 97 são diferentes das molas das SW4 93 , elas são sim MAS NÃO SEI SE NAS SW4 97 as molas tem as duas extremidades com diametro menor do que o meio da mola , se isto é fato , então não pode cortar para encurtá-la .

    Pois na mola da SW4 93 , SÓ TEMUMA EXTREMIDADE COM DIAMETRO MENOR , se na SW4 97 for da mesma forma , pode cortá-la para diminuír o comprimento .
    entendi plenamente o andamento da conversa, só achei que mesmo assim seria interessante postar (já que o assunto foi levantado)
    pois muita gente acaba lendo os tópicos sem mesmo postar e acho que esse tipo de informação é "utilidade pública" hehehe

  • #278
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Foi válido sim, Red Camel.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #279
    Usuário Avatar de Muraka
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    Pessoal,

    Na minha SW4 93 iniciei as modificações
    Troquei as molas traseiras originais e cansadas por molas maiores e com fio maior (Fiz na molas Tigre aqui no rio)
    O problema é que ficou muito alto e o amortecedor original está em fim de curso
    Alguém poderia indicar qual amortecedor posso utilizar nesse caso ?
    Alan
    CJ-5 1959
    -(OIIIIIIO)-



  • #280
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    Comigo aconteceu a mesma coisa , aí mandei as molas de volta para a fabrica, as molas foram desteperadas e encurtadas de 42cm para 39cm e temperadas novamente , ficou na medida certa e a fabrica não cobrou nada por isso




    Citação Postado originalmente por muraka Ver Post
    pessoal,

    na minha sw4 93 iniciei as modificações
    troquei as molas traseiras originais e cansadas por molas maiores e com fio maior (fiz na molas tigre aqui no rio)
    o problema é que ficou muito alto e o amortecedor original está em fim de curso
    alguém poderia indicar qual amortecedor posso utilizar nesse caso ?

  • #281
    Usuário Avatar de geovanih
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    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post

    até 02 - a traseira tende a dar fim de curso, chega a irritar. Ideal é trocar mola e amortecedor.
    Hoje fiz um vídeo, sem exigir muito da suspenção, para visualizar o que acontece.
    A impressão é que está quase indo até o fim de curso (com 4 ocupantes)

    O vídeo ta virado pq foi a posição que consegui enquadrar melhor


  • #282
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por geovanih Ver Post
    Hoje fiz um vídeo, sem exigir muito da suspenção, para visualizar o que acontece.
    A impressão é que está quase indo até o fim de curso (com 4 ocupantes)

    O vídeo ta virado pq foi a posição que consegui enquadrar melhor

    Geovani, me pareceu tudo certo.
    Não arruma muita sarna, não.
    A viatura trabalhou direitinho nas lombadas e buracos, absorvendo normalmente as irregularidades, tanto que a câmera, que estava presa à carroceria, pouco balançou.

  • #283
    Usuário Avatar de geovanih
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    Blz Glaicon

    No vídeo parece tudo bem, mas tava andando na manha. Na estrada quando tem degrau em entrada de ponte, por exemplo, da uma acocada violenta e depois tem o rebote........ muito desconfortável para que está atrás.
    Definitivamente não se comporta como "carro normal".

    Acho que há um consenso que as molas são "fracas", eu que não sabia o que estava acontecendo.

    Um dos motivos de escolher a SW4 foi pq diziam que a suspenção era melhor por ser com molas helicoidais, mas já andei de hillux (ano próximo) e L200 e me pareceram melhores nesse quesito.

    Vou ter que testar outra mola para ver como fica, só não sei ainda qual.

    Abraço

  • #284
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    AMIGOS como acabei de comprar uma SW4 2002 , e saí da minha BONEQUINA SW4 93 e um pouco antes de vender a BONEQUINHA mandei fazer molas novas pq as originais estavam cansadas , mas na realidade a traseira da SW4 ESTAVA ARREADA , e andando com 4 a 5 pessoas , as vezes socava fim de curso qdo passava em buracos maiores , por isto mandei fazer molas novas e como não sabia as medidas das molas novas originais , dei um chute no comprimento , a espessura do fio da mola original era de 14,5mm e o comprimento dela era de 36 cm ( mola original cansada ) .

    Daí mandei fazer molas novas na SRC MOLAS , mandei fazer com 40 cm de comprimento e fio de 15mm , conclusão ficaram ÓTIMAS , mas ficou um pouco compridas demais , pois qdo ultrapassava um quebra molas destes meia lua ou alguns obstáculos altos a traseira pulava um pouco e dava fim de curso ABERTO , ou seja o amortecedor esticava ao máximo e dava uma socadinha , deppois que fui pescar na Bahia puxando reboque , e com muito peso melhorou um pouco mais , mas PODERIA TER MANDADO FAZER COM 39cm ou 38 de comprimento para evitar de bater fim de curso com amortecedor aberto .

    Agora com a minha SW4 2002 achei ela BEM MAIS MOLE do que a minha SW4 93 e qdo coloco 4 pessoas , vai batendo fim de curso direto em qualquer depresssão , a mola desta SW4 2002 esta bem pior do que da BONEQUINHA qdo mandei fazer molas novas e para minha maior surpresa , foi que a espessura da mola da SW4 2002 é mais fina do que a da SW4 93 , a da 93 tinha espessura de fio de 14,5mm e a da SW4 2002 tem espessura de fio de 13,8mm .

    Vou mandar fazer molas novas para a SW4 2002 e gostaria de saber do SINVAL com que medidas de comprimento e espessura de fio que mandou fazer as suas molas que ficaram BATENDO FIM DE CURSO ABERTO , ví o seu realto que ela ficou batendo fim de curso aberta como ficou na minha SW4 93 , só que na minha ficou quase boa , mas gostaria de saber de vc com que comprimento mandou fazer e com que espessura de fio .

    Assim poderei não errar no comprimento , e outra coisa , qto a dureza ficou boa ou dura demais , pois na minha SW4 93 a dureza ficou excelente , com fio de 15mm , colocava 4 a 5 pessoas e nas depressões ou quebra molas não batia FIM DE CURSO FECHADO , gostei muito da espessura do fio que mandei fazer que foi fio de 15 mm de espessura .

    Aguardo resposta e desde já agradeço .

    Em tempo relí todo o tópico e ví as medidas que vc mandou fazer , só pra esclarecer minha dúvida , COMO VC FICOU SABENDO AS MEDIDAS ORIGINAIS DAS MOLAS NOVAS ??? Pois aqui a CONCESSIONPARIA TOYOTA não me passa estas medidas , de qualquer forma como vc mandou fazer as suas com 41 cm de comprimento e fio de 15 mm , e como vc falou que as originais são com 38cm , vou mandar fazer com fio de 15mm e com 38cm de comprimento , POIS DESTA FORMA ELA VAI ARREAR MENOS pois com certeza ela será mais firme do as originais com fio de 13,8 mm ou 13,5mm como vc falou , pq qdo medí a espessura da minha estava com pressa e a mola estava no lugar e não deu pra colocar o paquímetro numa posição boa , mas com ela fora do lugar vou medir com maior precisão MAS QUE SEJA 13,8 MM OU 13,5 MM é bem mais fina do que a da SW4 93 e das que vou mandar fazer , espero que eu fique satisfeito .



    Abraço
    4X4 Brasil

  • #285
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    SINVAL

    Vc falou que iria retirar as molas que vc mandou fazer , se queres vender , eu sou um interessado , só preciso de saber de vc as medidas das molas , sei que elas tem 40 cm de comprimento e fio de 15mm de espessura , mas preciso saber , o diametro INTERNO SUPERIOR E INFERIOR , para saber se as suas molas vão caberem no meu carro , pois as molas da SW4 93 tem diametro externo de 170mm e estas da SW4 2002 tem diametro externo de 147,5mm , ou seja é bem mais estreita .

    O que fiquei em dúvida é que as molas da mi nha tem 40,5cm de comprimento e vc disse que as que vc mandou fazer tem 40cm de comprimento e que ficou batendo fim de curso ABERTO , que seu carro ficou saltando e batendo o amortecedor aberto , agora me deu um NÓ NA MINHA CABEÇA , pois na SW4 93 as molas cansadas tinham 36cm de comprimento e mandei fazer com 40 cm de comprimento e fio de 15mm e ficou SÓ UM POUCO MAIOR DO QUE DEVERIA , ou seja batia fim de curso ABERTA mas muito pouco e agora estou em dúvida sobre o comprimento que vou mandar fazer , pois se com vc ficou grande demais e se as mlas que retirei tem 40cm , SÓ QUE AS QUE VOU MANDAR FAZER TERÁ FIO DE 15MM e as originais tem fio de 13,8 mm DAÍ ELAS CEDEM MENOS E FICA MAIS FIRME( DURAS ) , daí terei que fazer um pouco menor , com 39cm ou 38cm como vc havia comentado .

    E OUTRA , VC PODE CORTAR A SUA , POIS ELAS SÃO PARALELAS , SÓ EM UMA EXTREMIDADE É QUE O DIAMETRO É MENOR , LOGO : VC PODE CORTAR O LADO LARGO SEM PRECISAR ESQUENTAR DIMINUINDO O TAMANHO DA MOLA PARA QUE NÃO FIQUE DANDO FIM DE CURSO ABERTA COMO ESTA A SUA .

    Aguardo resposta , caso vc queira vender , favor enviar o valor por MP , SENDO QUE AFIRMO QUE VC PODE CORTAR ELA PARA QUE FIQUE BOA PRA VC , SEM PRECISAR DE ESQUENTAR A MESMA . SÓ VAI FICAR COM A EXTREMIDADE UM POUCO INCLINADA , O QUE NÃO IMPEDE DE VC USAR POIS ELA VAI ACENTAR NO ALOJAMENTO .

    EM TEMPO :

    SINVAL , acabei de ligar para a SRC MOLAS e falei com o INÁCIO e mendei fazer as molas para mim , em virtude das molas da SW4 93 ficarem batendo fim de curso ABERTA mas só um pouco , poderia ter mandado fazer elas um pouco menores , e como as suas tb ficaram batendo bastante em fim de curso aberta , CONVERSANDO COM O INÁCIO perguntei a ele se ele tem fio de espessura entre , os 13,8mm das minhas molas da SW4 2002 e o fio de 15mm que mandamos fazer nossas molas e ele falou que tem o FIO DE 14,3MM , daí mandei fazer para minha SW4 2002 as molas com este fiode 14,3mm de diametro , acho que chegarei num acerto bom agora , mandei fazer com 40 cm de comprimento , o mesmo comprimento da mola que retirei hoje do carro para medir . Já na SW4 93 ela tinha 36cm de comprimento e mandei fazer com 40 cm , poderia ter mandado fazer com 38cm pq ela cede menos pois as molas cansadas além de terem 14,5mm de espesura na SW4 93 estavam cansadas , estas da SW4 2002 estão cansadas tb , mas o fio será mais grosso , por isto não quis errar mandando fazer elas mais compridas do que as originais mesmo estando cansadas .

    Vamos aguardar agora o resultado final com as molas no lugar , ficou por R$260,00 o par + o frete que não esta incluso neste preço .

    ACHO QUE DESTA VEZ DEVO ACERTAR EM 100% A MINHA SATISFAÇÃO e poder ajudar as vcs que ainda não mandaram fazer acertarem tb e vc SINVAL pode cortar a sua mola com certeza para que ela fique com 38cm de comprimento , desta forma acredito que a sua SW4 não baterá fim de curso aberta , pois na minha ex SW4 93 a dureza da mola que mandei fazer com fio de 15mm ficou show , com 5 pessoas no carro não batia fim de curso fechada , apenas batia fim de curso aberto as vezes qdo passava em quebra molas muito rápido , ou seja a traseira dava soquinhos ao saltar .
    4X4 Brasil

  • #286
    Usuário Avatar de geovanih
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    Guilherme

    Também resolvi melhorar a suspenção traseira da sw4.
    Bom, tenho visto que os gringos usam muito as molas OME da ARB. Nesse caso seria a 906, ela tem fio 17, veja vc mesmo Cruiser Outfitters

    Abraço

  • #287
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    Citação Postado originalmente por geovanih Ver Post
    Guilherme

    Também resolvi melhorar a suspenção traseira da sw4.
    Bom, tenho visto que os gringos usam muito as molas OME da ARB. Nesse caso seria a 906, ela tem fio 17, veja vc mesmo Cruiser Outfitters

    Abraço


    CARO GEOVANIH

    Estas molas podem até serem boas , mas a experiencia que tive com as molas da SRC foram ótimas , as da SW4 93 ficaram SÓ UM POUCO COMPRIDAS DEMAIS , e estas com fio de 17mm tenho certeza que ficará muito duro a SW4 PERDERÁ O PONTO FORTE DELA QUE É O CONFORTO E MACIEZ , as que mandei fazer com fio de 15mm como falei gostei muito o carro ficou firme sem ter ficado duro demais e só ficou um pouco comprida e batia fim de curso aberto qdo passava em quebra molas mais rápido , NADA QUE SE CORTASSE ELA UNS 2CM não resolveria o caso , mas isto agora deixo para o DIEGOSS ver se vale a pena ou vai deixar assim mesmo . O DIEGOSS até comentou comigo que achou ela mole demais , olha só , como eu a usei por 12 anos ví que ela ficou mais firme , durinha , sem ter ficado dura demais , e o DIEGOSS achou ela mole demais , imagina se ele tivesse andado com as molas originais .

    E esta SW4 2002 que estou com ela é bem mais mole do que a SW4 93 que tive e não é pra menos a mola da SW4 2002 tem fio de 13,8mm e a da SW4 93 tem fio de 14,5mm . Mas vou resolver o problema de SW4 2002 com as molas que encomendei agora com fio de 14,3mm .

    Como conversei com o INÁCIO da SRC MOLAS eles tem arame de fio 14,3mm e mandei fazer com este fio , e ficou por apenas R$260,00 + frete , logo bem mais em conta do que uma destas da HOME . Tenho certeza que vou ficar satisfeito com estas molas da SRC , já mandei fazer molas com ele para meu ENGESA e estou muito satisfeito .

    Mas obrigado pela sua atenção e dica .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #288
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    Guilherme, Não precisa fazer outras molas, as minhas mandei de volta o sr Inacio as destemperou encurtou ( encolheu ) e temperou novamente, e não combrou nada por isso ficou na medida certa com 39 cm e tem 15mm de fio,
    as originais não vou vender , vou fazer uma viagem loga e vou levar as originais dereserva pode ser que as outras vem a quebrar


    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SINVAL

    Vc falou que iria retirar as molas que vc mandou fazer , se queres vender , eu sou um interessado , só preciso de saber de vc as medidas das molas , sei que elas tem 40 cm de comprimento e fio de 15mm de espessura , mas preciso saber , o diametro INTERNO SUPERIOR E INFERIOR , para saber se as suas molas vão caberem no meu carro , pois as molas da SW4 93 tem diametro externo de 170mm e estas da SW4 2002 tem diametro externo de 147,5mm , ou seja é bem mais estreita .

    O que fiquei em dúvida é que as molas da mi nha tem 40,5cm de comprimento e vc disse que as que vc mandou fazer tem 40cm de comprimento e que ficou batendo fim de curso ABERTO , que seu carro ficou saltando e batendo o amortecedor aberto , agora me deu um NÓ NA MINHA CABEÇA , pois na SW4 93 as molas cansadas tinham 36cm de comprimento e mandei fazer com 40 cm de comprimento e fio de 15mm e ficou SÓ UM POUCO MAIOR DO QUE DEVERIA , ou seja batia fim de curso ABERTA mas muito pouco e agora estou em dúvida sobre o comprimento que vou mandar fazer , pois se com vc ficou grande demais e se as mlas que retirei tem 40cm , SÓ QUE AS QUE VOU MANDAR FAZER TERÁ FIO DE 15MM e as originais tem fio de 13,8 mm DAÍ ELAS CEDEM MENOS E FICA MAIS FIRME( DURAS ) , daí terei que fazer um pouco menor , com 39cm ou 38cm como vc havia comentado .

    E OUTRA , VC PODE CORTAR A SUA , POIS ELAS SÃO PARALELAS , SÓ EM UMA EXTREMIDADE É QUE O DIAMETRO É MENOR , LOGO : VC PODE CORTAR O LADO LARGO SEM PRECISAR ESQUENTAR DIMINUINDO O TAMANHO DA MOLA PARA QUE NÃO FIQUE DANDO FIM DE CURSO ABERTA COMO ESTA A SUA .

    Aguardo resposta , caso vc queira vender , favor enviar o valor por MP , SENDO QUE AFIRMO QUE VC PODE CORTAR ELA PARA QUE FIQUE BOA PRA VC , SEM PRECISAR DE ESQUENTAR A MESMA . SÓ VAI FICAR COM A EXTREMIDADE UM POUCO INCLINADA , O QUE NÃO IMPEDE DE VC USAR POIS ELA VAI ACENTAR NO ALOJAMENTO .

    EM TEMPO :

    SINVAL , acabei de ligar para a SRC MOLAS e falei com o INÁCIO e mendei fazer as molas para mim , em virtude das molas da SW4 93 ficarem batendo fim de curso ABERTA mas só um pouco , poderia ter mandado fazer elas um pouco menores , e como as suas tb ficaram batendo bastante em fim de curso aberta , CONVERSANDO COM O INÁCIO perguntei a ele se ele tem fio de espessura entre , os 13,8mm das minhas molas da SW4 2002 e o fio de 15mm que mandamos fazer nossas molas e ele falou que tem o FIO DE 14,3MM , daí mandei fazer para minha SW4 2002 as molas com este fiode 14,3mm de diametro , acho que chegarei num acerto bom agora , mandei fazer com 40 cm de comprimento , o mesmo comprimento da mola que retirei hoje do carro para medir . Já na SW4 93 ela tinha 36cm de comprimento e mandei fazer com 40 cm , poderia ter mandado fazer com 38cm pq ela cede menos pois as molas cansadas além de terem 14,5mm de espesura na SW4 93 estavam cansadas , estas da SW4 2002 estão cansadas tb , mas o fio será mais grosso , por isto não quis errar mandando fazer elas mais compridas do que as originais mesmo estando cansadas .

    Vamos aguardar agora o resultado final com as molas no lugar , ficou por R$260,00 o par + o frete que não esta incluso neste preço .

    ACHO QUE DESTA VEZ DEVO ACERTAR EM 100% A MINHA SATISFAÇÃO e poder ajudar as vcs que ainda não mandaram fazer acertarem tb e vc SINVAL pode cortar a sua mola com certeza para que ela fique com 38cm de comprimento , desta forma acredito que a sua SW4 não baterá fim de curso aberta , pois na minha ex SW4 93 a dureza da mola que mandei fazer com fio de 15mm ficou show , com 5 pessoas no carro não batia fim de curso fechada , apenas batia fim de curso aberto as vezes qdo passava em quebra molas muito rápido , ou seja a traseira dava soquinhos ao saltar .

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