Postado originalmente por
maguba
Vou dar minha opinião pois já li todo o topico da ranger 2012, da Amarok e alguns aqui da Toyota. Para mim é bem claro que o controle de qualidade e processos da Toyota é superior. E isso, no fim das contas, se reflete em menos chance de ter "incomodação" para os proprietários.
Acho que Ford e VW já têm excelentes produtos basta que se voltem para si mesmas corrigindo/aperfeiçoando seus processos. Mas talvez arrumar a casa inteira de uma vez possa ser complicado então uma coisa que poderiam fazer era criar atendimentos diferenciados para determinados veículos (parecido com o que os bancos andam fazendo com as agencias Prime, Van Gogh, Estilo,...). O ideal é que nunca dê problema mas se acontecer e a solução vier rápida pode ser quase indolor e ainda aumentar a segurança na marca. Isso tudo sem excluir a melhoria no controle de qualidade pois o objetivo final é que nunca dê problema.
A verdade é que a Toyota sabe que neste ponto é melhor. Isso foi dito pelo instrutor da própria Toyota em um vídeo institucional que postei faz um tempo (ele comparava o motor da nova Hilux com o da Ranger, Amarok e S10). Então a Toyota cobra o preço equivalente. O problema é que isso é uma balança onde o consumidor pesa de um lado custo e do outro o benefício... e parece que dessa vez a Toyota colocou peso demais no lado do custo...