Postado originalmente por
neilsonhenriques
GLIDER,
Não gosto de carros da Toyota (no Brasil) e não tem por quê eu defender a marca, mas sinceramente, os proprietários fazem isso porque as concessionárias deles não ROUBAM os clientes, como fazem outras montadoras de forma escancarada.
Há duas semanas fui levar o carro da minha mulher (um Pajerinho Full) pra fazer revisão. A Mitsubishi teve a cara de pau de colar uma tabela com o preço das manutenções dos carros concorrentes.
Claro, fui direto no segmento de SUVs.
Estavam lá: Pajero Full vs Discovery 4 vs SW4. Quem já dirigiu os três carros sabe que a comparação é totalmente descabida, mas não é esse o mérito. Claro que a Land Rover tomou um pau feio, pois é amplamente sabido que a marca é desrespeitosa com os clientes em vários aspectos e sobretudo na manutenção em que uma simples troca de óleo e filtro custa quase R$ 2.000 na concessionária (contra R$ 900 por conta própria usando os mesmos 9,4 litros de óleo MOTUL e importando o filtro original da marca). Também, estava lá, a manutenção da SW4 é, de muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito longe (menos da metade), mais barata que a da Pajero Full e veja, isso estava escrito num comparativo feito pela própria Mitsubishi.
As vendas da Toyota fazem com que todos nós, que não optamos pela marca, estejamos errados, não interessa quão técnica e lógica seja nossa análise. O mercado é soberano. Vende porque deve ser boa, vende porque é barata pra consertar, vende porque quando dá problema (normal, toda máquina dá defeito) não se perde um rim na concessionária.
Abraço,

Neilson