Com relação ao bloqueio da Hilux, vou dar meu pitaco, dando margem, se eu estiver errado, para que me corrijam. Bloqueios que são 100%, acionados a eletricidade, ar e antigamente por cabos, nada mais é que uma engrenagem que desliza minimamente dentro da caixa de satélites, travando uma das planetárias, e sendo assim, impede que as duas planetárias e as duas satélites de girarem dentro da caixa de satélite, não deixando um semi eixo girar e outro não, (caso de atolamento), transferindo a mesma força para ambas as rodas.
Mas o acionamento, independente do modelo, e feito por engrenagens, e se elas não casarem 100%, não vai se encaixar totalmente e quando o motorista pisar, pode escapar, quebrar dentes e danificar o bloqueio, por isso a recomendação de dar uma leve movimentada no veículo antes de acelerar forte, ou, se estiver atolado, engatar a marcha ré e largar a embreagem de leve, depois para a frente com tudo.
Um exemplo idêntico é os das rodas livres de veículos off roads, o acionamento da RL é idêntico aos bloqueios, ou seja, quando girado centro da roda livre, esta empurra uma engrenagem fazendo a junção entre o semi-eixo e o cubo da roda, fazendo tracionar a roda inteira. Na minha bandeirante de trilha, na entrada de uma, eu só girei a roda livre, entrei na band, engatei a a alavanca da tração e já sai acelerando. resultado, após uns 10 metros e em uma pequena subida, de um estou e fiquei sem a dianteira, pois a engrenagem não tinha acoplado 100% e com a força, escapou e quebrou a tampa da RL. Depois desse pequeno prejuizo, sempre ligo as RL e a tração, dou uma pequena andada ou um ré e depois acelero forte, nunca mais quebrei RL.