
Postado originalmente por
Miranda_MG
Confesso, fiquei surpreso com a avaliação da nova Hilux considerando somente 3 airbags.
Exatamente por isso, comecei a pesquisar sobre o teste feito e, diante disso, faço outras considerações aqui.
Não tenho dúvida de que o LatinNCAP cumpre uma atividade fundamental e que seus testes, divulgados corretamente, acabam por pressionar montadoras a melhorar seus veículos. Mesmo que isso faça diferença para uma pequena parcela de clientes apenas (por enquanto, espero). Mas...
Ao comparar o teste da nova Frontier, feito pelo EURONCAP, com o da Hilux SRV, feito pelo LatinNCAP, há algumas diferenças. Muitas, na verdade. Observem os dois vídeos e fiquem atentos à quantidade de testes.
Primeiro, o da Frontier:
E agora o da Hilux:
Além disso, é facilmente visto nos relatórios finais (disponíveis nas páginas dos testes e com links abaixo para facilitar) que essa diferença é considerável na avaliação geral. Observem inclusive que, apesar não haver o teste do ESC no vídeo da Frontier, ele consta como feito no relatório (quem tiver curiosidade sobre como esse teste é feito, há exemplos no site do EURONCAP).
Da Frontier:
http://euroncap.blob.core.windows.ne...-datasheet.pdf
E da Hilux:
http://www.latinncap.com/data/pdf/TO...Airbags_po.pdf
Antes de fazer a pergunta final, gostaria de acrescentar que essa não é uma crítica à Hilux, mas sim aos métodos utilizados pelo LatinNCAP para a avaliação (infelizmente nesse caso, dela).
Se a Hilux tivesse sido avaliada como a Frontier na versão de apenas 3 airbags, o que teria acontecido? A versão SRX manteria as 5 estrelas, mas pouco provável que isso acontecesse com a SRV, correto? Aviso aos futuros compradores então.
Abraço,
Miranda
PS.: Enviei uma mensagem sobre as diferenças de testes para o LatinNCAP em comparação com o seu irmão europeu. Não espero nada mais que uma resposta padrão de volta, no estilo
script de call center. Mas posto aqui de qualquer forma quando ela chegar.