Postado originalmente por
Miranda_MG
Giovanni,
Boa noite. Sem entrar no mérito da veracidade do teste (o que parece que será discutido tecnicamente ainda pelas partes envolvidas) e lendo rapidamente a matéria do Best Cars (também sem discutir se são apenas as variáveis apresentadas por eles as responsáveis pelo resultado), sim e não seriam as perguntas a sua resposta.
Sim, porque o comportamento dos controles eletrônicos é determinante em uma situação como essa. E não, porque você usou o termo "reprogramação". Explico: uma série de parâmetros podem ser reprogramados e/ou emulados em um veículo como o nosso; dentre eles, principalmente os do motor e da transmissão (como são as reprogramações e chipagens que existem). Outros não estão disponíveis para alteração e vêm diretamente de fábrica.
Agora, a informação a confirmar: na Ranger pelo menos, não me lembro da existência sequer para leitura das variáveis dos controles eletrônicos. E também não me lembro de ter visto nos softwares destinados a esse fim, qualquer possibilidade de alteração dos mesmos. O que penso é que a fábrica não os disponibiliza porque alterações nos mesmos podem ser desastrosas e/ou quem tem acesso a central (como os programadores) não os procuram e os abrem pelo mesmo motivo.
Assim, penso que a montadora poderia estabelecer uma nova programação dos controles para as novas unidades que serão fabricadas, mas as já existentes no mercado não teriam a opção de reprogramação. Vou confirmar isso que falei e posto aqui. Tomara que eu esteja errado e a reprogramação possa existir. Do contrário, a única opção seria a troca da central (que, se possível, seria bem onerosa).
Abraço,
Miranda