Troquei tudo, amigo. Cinco rodas (do aro 18 pro aro 16) e cinco pneus (do 225/60 pro 245/75). :concordo:
Versão Imprimível
Troquei tudo, amigo. Cinco rodas (do aro 18 pro aro 16) e cinco pneus (do 225/60 pro 245/75). :concordo:
Mantive o original, pois como o próprio nome diz, estepe é apenas para uso ocasional, ou seja, transportar o carro até o local onde o outro pneu será consertado. Então, não vi necessidade de gastar dinh 💸 com outro pneu e roda 16".
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
O tema é o quão longe está o borracheiro. Se está a 20 km sem problema. Porém se está a mais de 70 km não é recomendado rodar com pneus de diâmetro diferente. Especialmente na traseira onde o câmbio automático defere 70% da potencia. Rodar por muitos km com rodas diferentes acaba com o diferencial, no mínimo gera um zumbido que nunca mais da para eliminar. Como não dá para saber o que vai ocorrer numa expedição e onde vou achar um borracheiro, optei por trocar os 5 pneus após alguns dias de dúvida depois de ter comprado os 4 que rodam. Abraço.
Outra vantagem que vejo em trocar os cinco é a possibilidade de incluir o estepe no rodízio - aumentando, assim, a vida útil dos conjuntos.
Para quem possa estar interessado, compartilho o diagrama que sigo na hora da rotação.
Anexo 510402
Esse esquema é o indicado para veículos com tração TRASEIRA ou 4WD, com estepe IGUAL aos demais conjuntos.
Neste fim de semana viajei de SP à Curitiba, ida no sábado, volta no domingo para participar da festa dos 12 anos da "Nomade Expedições Off-Road"
Foi o primeiro teste de viagem longa após colocar os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 e depois de colocar o kit +35 mm da Tecnotrilha.
O consumo, 410 km cada perna, rodando 110 Km/h (máxima da estrada):
Ida, no seco: 9,6 no computador do carro; 9,8 na calculadora.
Volta, na chuva (com 1h de tráfego estacionado na Serra do Cafezal...): 9,5 no computador; 9,4 na calculadora.
Como nos postos nunca dá para saber como foi enchido o tanque, fico com os índices do computador de bordo. A diferença é de centésimos.
Não está nada mal para pneus 5,25 mm mais altos e 30 mm mais largos que os originais 225/60 r18.
O conforto: perfeito, rodas mais borrachudas batem menos no asfalto. A suspensão traseira (novas molas +35 mm) um pouco mais dura que a original.
A estabilidade com +35 mm: perfeita, até melhor que na configuração original. Acredito que seja mais em função dos pneus com +30 mm na largura. O carro dobra como sobre trilhos em qualquer piso, asfalto, terra, molhado.
Não se percebe nenhuma piora na estabilidade em função da altura do carro.
O carro ficou com cara de bravo...
Abraços.
Nota: Após a preparação do motor e reprogramação do câmbio, com os pneus originais 225/60 r18, o carro estava fazendo 10,5 Km/L na estrada. Com pneus maiores perdeu 1 km/L.
É que sempre disse: com o lift, o carro pode até ficar menos estável (o que é lógico em função do aumento do centro de gravidade), mas não fica instável. Menos estável é muito diferente de instável.
Alguém sabe qual o tamanho do furo central da roda 16" do tiggo? As rodas da Rav4 estão complicadas de encontrar =x
Abraço.
Pessoal que instalou os protetores da Newtrack, é preciso cortar a parte de boracha que cobre os furos dos parafusos e o do oleo? Ou é pra tirar essa borracha toda que vem colada na chapa de aço?