Instalei no 2010. Acho que não muda muita coisa no carro. Eu uso 245/65 e fica a milímetros de esbarrar. Acho que 255 pegaria, mas só testando pra saber.
255 com roda 18" vai ficar pesado pro carro não?
Versão Imprimível
Obrigado Guilherme. O pneu 255/55 será só uns 10 mm maior no radio externo do que o original 225/60. Como assim "pesado"? Por causa da perda de par de força na roda? Abraço.
Pessoal,
Sei que não é exatamente uma preparação para trilha, mas gostaria de compartilhar a instalação do suporte de GPS Garmin que fiz na minha viatura.
Anexo 504361 Anexo 504362
Decidi não mexer no suporte e adquiri junto o GPS Garmin Nüvi 1690, que encaixa perfeitamente no suporte. As únicas diferenças em relação ao GPS original da Suzuki são que não aparece o logo da montadora ao ligar e que o som do GPS não sai pelos autofalantes do rádio. O resto é igual ao de fábrica.
Achei que a tela do GPS fosse ficar um pouco escondida pelo suporte mas a visibilidade ficou excelente, bem na linha de visão do trânsito, evitando desviar o olhar para consultar o mapa.
[]'s
Eran,
O suporte foi feito para um tipo específico de GPS, sendo o que eu comprei era para o Nüvi 1690. para o Nüvi 50 será necessário modificar a parte que segura o aparelho, provavelmente adquirindo um encaixe extra do Nüvi 50 e de alguma forma fixá-lo no lugar do encaixe original.
O suporte vem com um chicote elétrico para encaixar em um conector próprio do rádio original, porém se não utilizar o GPS específico da Suzuki, o rádio fica "travado", sem som e mostrando NAVI no painel, até retirar o GPS do suporte. Resolvi isso cortando todos os fios do chicote menos o vermelho e preto da alimentação, e com isso o rádio funciona normalmente e continua alimentando o GPS. Caso você não prefira utilizar o rádio, terá que comprar um transformador de 12 V para 5 V para conectar o GPS.
Como disse no outro tópico, o corte do painel foi a parte mais trabalhosa, pois exige ferramenta própria para isso e medição exata do furo, já que o suporte de GPS quase não possui nenhuma aba para esconder um eventual erro. Para se ter uma idéia da dimensão do furo necessário, abaixo tem uma foto do acabamento do painel que é vendido nas concessionárias japonesas para a instalação do suporte:
Anexo 504458
O GPS fica ligado o tempo todo em que a chave da ignição estiver ligada, independente da posição da tampa do suporte. No próprio suporte tem um aviso colado pedindo para remover o GPS se não for usá-lo por um longo período ou se for deixar o veículo no sol, pois o calor pode estragar a bateria interna do aparelho. Atualmente quando eu guardo a viatura ou não pretendo utilizar o GPS, eu o retiro do suporte e deixo guardado no porta luvas.
[]'s
Legal!
Vi que vc já instalou várias melhorias no teu GV! Esse suporte vc comprou via ebay? Será que com a referência não achamos também o painel já com o recorte? Então no rádio original tem uma conexão pro gps e outra pra disqueteira? Ah, vc usa o filtro de ar original ou o k&s?
Estou pensando em acrescentar esses "confortos" juntamente com as proteções da newtrack pra fazer algumas trilhas leves com a família!
[][],
Eran,
Comprei o suporte no ebay e o GPS no Mercado Livre. Procurei por esse acabamento do painel já com o furo pronto de todo jeito na internet e não achei de jeito nenhum. Inclusive essa foto que eu postei foi a única que encontrei, tirada de um fórum japonês onde um novo proprietário estava mostrando o "banho de loja" que estava dando no Grand Vitara novo dele. O Part Number desse acabamento é 99000-99079-ECA (preto) e 99000-99079-ES1 (bege).
O rádio original possui uma entrada auxiliar extra, que é usada pelo GPS, e uma entrada para disqueteira, onde pode ser usada como entrada de MP3/iPod/Bluetooth com o acessório certo. Achei no início que era um aparelho meio que ultrapassado (e de certo modo, ainda é), mas até me surpreendeu pelos seus recursos.
O filtro de ar é o original, e não pretendo usar o K&N. Esse filtro reutilizável não funciona bem no off-road, pois não filtra bem as poeiras mais finas. Essa poeira com o tempo acaba reduzindo a vida útil do motor.
[]'s
Oi Jeanilson,
Interessante que no www.suzukicarparts.com ele reconhece a peça preta, mas está com estoque zerado, e a bege diz que foi descontinuada... Tem uns sites alemães que vendem peças Suzuki, outra hora vou pesquisar.
Você é o primeiro que me dá uma explicação lógica pelo não uso dos filtros reutilizáveis. Realmente, pro ar passar com mais facilidade e dar mais "potência" ao veículo, o preço tinha de ser uma porosidade maior, deixando passar partículas mais finas...
[][],