2 graus positivo. Amanhã confimo o valor exato, pois o papel ficou com meu tio.
Versão Imprimível
2 graus positivo. Amanhã confimo o valor exato, pois o papel ficou com meu tio.
Pessoal,
No caso do lift de 2" (suspensão), que correções é necessário fazer? Pra aumentar um pouco o curso da suspa, sei que até 1" não precisa corrigir nada. Pra 2" é recomendável só ajustar o ângulo do caster (no caso com as buchas corretoras mesmo que é a solução mais barata, principalmente pra quem faz trilha leve)?
Tenho dúvidas em relação a mangueiras, flexíveis de freio, da reduzida, etc. Principalmente porque estou pensando em deixar os pneus 205/70/15 A/T por enquanto, então a distância pra carroceria aumenta mais e estou imaginando tudo no limite. Será que tô viajando? Se fosse lift de carroceria seria ainda pior, imaginem... Aliás, aproveitando a deixa, fiquei pensando outro dia se neste tipo de adaptação, como no caso dos HR, são só aqueles 8 pontos de apoio mesmo, pois acredito que sejam mais e, se estiver correto, corre o risco do jipe empenar / flexionar somente sobre os 8 pontos do calço, o que poderia ter alguma consequência em situação mais extrema (nunca ouvi falar sobre, só especulando).
Outra coisa é o shimmy. Andei num HR praticamente 0km e senti muuuuita diferença em relação ao meu sem calços. Tá certo que no HR é calço de carroceria, mas talvez tenha que fazer alguma adaptação no conector da barra de direção pra melhorar isso aí (muda a distância já que a carroceria é levantada, certo? Novamente só especulando...). Outros detalhes menores que já vi pessoal adaptando são suportes para molas que tendem a ficar levemente retorcidas em torno de seu eixo, suporte que altera o ângulo de esforço do amortecedor traseiro, entre outros.
Outra coisinha é a questão da estética. Alguém saberia informar se, no caso de deixar pneus 205, pode ser que fique com aspecto "inconsistente" devido aos grandes espaços vazios... Já vi muito em Samurais aqueles flaps laterais que disfarçam bem isso...
Obrigado e abraço a todos,
Thiago
Caio, estou por fora, mas tenho certeza que procurando acha.
Wallace, você consegue levantar o preço desse pneu aí em belo horizonte?
Pessoal, estou confuso!
Numa situação boba perdi um pneu... Preciso comprar outro, mas...
No catálogo da pirelli não tem mais scorpion 215/75/15, na revenda disseram que saiu de linha, e agora?
Estou em são luís e não tem o pneu aqui, liguei em belém e também não tem. Na suzuki de são luís disseram que tem e pediram somente r$800,00!
Meu jimny é hr, que outro pneu poderia usar?
Posso comprar um outro modelo e deixar no estepe e quando chegar a hora troco os quatro, certo?
Faça o mais fácil: fique com os 4 pneus iguais rodando, e no rodízio exclua o estepe, para o qual você adquirirá um 215 75 15 mais barato possível, podendo inclusive ser um meia vida, mas ainda em condições seguras.
Concluída a reforma (pintura personalizada, pneus novos e interior em couro), não pude esperar mais. Levantei o Jimny para não raspar mais. Segue a fórmula que usei:
- Pneus BF AT 235/75 R15.
- Calços de 19mm (3/4") na frente e atrás (RC4x4).
- Molas dianteiras de Chevete, com isoladores de borracha próprios, e amortecedores da Chevy (Cofap B.47464) na frente; foi necessário trocar o pino (parafuso) inferior por um de bitola menor, para utilizar uma bucha comum no olhal inferior do amortecedor.
- Molas dianteiras do próprio Jimny e amortecedores de Kombi (a óleo Cofap 0200208) atrás; foi necessário desbastar um pouco a bucha superior, para que entrasse no encaixe existente.
Resultado:
- Ergueu umas 2" (suficiente para não raspar mais).
- Dianteira e Traseira niveladas.
- A suspensão ficou muito dura para o meu gosto, e ainda estou ouvindo estalos das molas dianteiras, imagino que em acomodação.
- Caster que originalmente seria de em torno de +0,5(mínimo) a +1,5, ficou com -2,3; ainda não dá para dizer o resultado prático.
- Curso da suspensão na frente deve ter aumentado uns 60mm, pois os amortecedores da Chevy têm isso a mais de curso que os originais; talvez a barra estabilizadora passe a ser a limitante.
- Curso na traseira deve ter aumentado um pouco menos que isso.
Outros comentários:
- Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
- O mesmo para as molas Traseiras do Chevete - precisariam de adaptação (não encaixam), e desisti delas.
- Gostei da aparência do carro. Vamos ver na trilha.
Fotos:
Anexo 334029
Anexo 334030
Anexo 334031
Obs.: só com os calços de 19mm os pneus raspavam nos paralamas.
Última edição por Mauro B; Hoje em 17:25.