meus caros, promessa é dívida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1739678
Acompanhem, pois postarei fotos mais detalhadas nos próximos dias.
abraços,
Thiago
Versão Imprimível
meus caros, promessa é dívida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1739678
Acompanhem, pois postarei fotos mais detalhadas nos próximos dias.
abraços,
Thiago
Thiago, minha intenção não era jogar balde de água fria em ninguém. Apenas dei meu depoimento sobre um problema real que o kit OME causou no meu Jimny. Os pneus (todos os tipos e tamanhos) batem dentro dos paralamas facilmente nas depressões do solo, principalmente antes de subidas mais difíceis, com irregularidades no chão. O carro está aqui para quem quiser ver o fenômeno acontecer. É só eu retirar os segundos amortecedores por roda que instalei para dar mais firmeza no carro, coisa que faço em meia hora. Os amortecedores OME que instalei são exatamente iguais aos seus. Só que eu comprei molas OME para a frente e para a traseira.
Minha modificação foi colocar mais dois amortecedores OME na frente e dois de Kombi atrás. Aí o carro ficou bem firme e estável, e os pneus nunca mais bateram dentro dos paralamas, nem nos testes mais severos que fiz.
Fala Sandro!
Cara, minha própria experiência que deixei registrada relata o problema de raspar, mesmo com 80 mm de lift. É bem pouco, quando passo muuito rápido em uma lombada, por exemplo. Antes não acontecia. No off eu sou bem cuidadoso, dificilmente ataco um obstáculo com velocidade. Sempre reduzido no último e como se fosse um carro de passeio. Controle é tudo! Tem os prós e contras, sempre. Mas já andei com suspensão dura pra experimentar e pro meu tipo de uso, como carro também, não rola. Vamos descobrindo as coisas à medida que vamos fazendo. Somos cobaias mesmo, não tem jeito. Mas aí também mora 50% da diversão! Legal é relatar pro pessoal! O conhecimento ta aí! Não dependemos de ninguém! Mas tem hora que tem que ter culhão pra experimentar! Por melhores que sejam as descrições, só vai saber fazendo você mesmo!
Ah, e meu Jimny também está a disposição aqui pra experimentos científicos! Hahah
Abração
A idéia desta comunidade é isso mesmo, trocar experiências, sem querer ser dono da verdade, e querendo o melhor para todos nós.
Concordo que cada preparação deve atender o uso do dono. Você aí não precisa pegar velocidade para subir obstáculos, os quais são todos de baixa velocidade, mas aqui isso é muito importante, senão não sobe de jeito nenhum muitas das dunas e morros.
Ainda vou fazer mais experiências na minha suspensão e postarei todos os resultados aqui.
Um abraço!
Arranquei fora a adaptacao de um amortecedor extra por roda. Na frente tinha dois OME 028 por roda, sendo um deles no local original e outro em local adaptado, e molas OME965. E atrás, molas OME 967 e amortecedores OME 029 nos locais originais e amortecedores de Kombi em locais adaptados.
O servico foi mal feito, e logo as soldas da parte de tras romperam. Qual nao foi minha surpresa quando depois que removi o sistema, vi que os quatro amortecedores extras estavam todos estourados.
Amanha estarei levando um OME 028 e um OME 029 para um lojao e vou descobrir amortecedores com mesmas dimensoes, so que muito mais firmes. Postarei aqui a continuacao da minha saga.
Estou cada vez mais convencido de que o sistema ideal é um ajustável, macio no uso urbano e em trilhas lentas, e duro em trilhas rápidas ou com subidas. Sugestões???
Cara, o Jimny do início do tópico está comigo agora e a suspensão que o Maurício (antigo dono) fez é ótima e não dá trabalho, em algumas situações é um pouco firme demais na traseira, mas, alguma coisa tem que segurar o carro nas curvas e subidas não é mesmo? É uma suspensão simples, barata e de fácil reposição, embora o trabalho com o reposicionamento dos componentes me pareceu grande. Enfim, eu recomendo, mas com os pneus recapados, pesados e muito duros, eu deixo a calibragem baixa.
Ontem à noite fiz 3 horas de trilha para testar a suspensão depois que retirei a adaptação. O carro se comportou melhor do que antes de colocar a adaptação, não acontecendo mais pancadas dos pneus nos paralamas. Ainda estou tentando compreender porque antes da adaptação essa mesma suspensão que está hoje no carro batia, e depois que tirei, parou de bater. Vou levar para a máquina de testes para comparar os valores com os dos testes anteriores. Mas pela lógica, quanto mais velho, mais moles deveriam ficar os amortecedores, e mais frequentes se tornariam os impactos. Mistério......
De qualquer forma, o carro está bom e confortável, como Thiago comenta. Mas para trechos velozes ou com depressões, o carro não tem a estabilidade necessária. Manterei vocês informados.
Neitor, valeu pelas dicas. Vou dar uma estudada no seu caso. Um abraço!
Sandro,
Pelo que pude me informar, os OME tem o "poder" de se ajustar em função da pressão. Apesar de macios, foram feitos pensando em carga e trilha também. Na cidade é um Monza, na estrada é bem estável, na trilha proporcionam flex como nenhum outro. Acho que por abranger tamanha gama de aplicações é que são considerados tão bons. Eu também cheguei a estudar a colocação de amortecedores mais firmes por causa de raspagens. Mas resolvi 100% cortando mais um pouquinho do parachoque. Não pega nada! Também, testei outro Jimny com amortecedores mais firmes. Um simples teste: freiar bruscamente enquanto troca de pista, por exemplo. O meu balança, mas gruda no chão e estabiliza rápido. O mais firme tende a tirar uma das rodas dianteiras do chão. O mais firme tem menos curso, apesar de ser para lift de 2" também. Seguem fotos da adaptação no parachoque.
Cortes na parte interna e capa de roda:
http://farm9.staticflickr.com/8436/8...ac31572d_b.jpg
Não cortou nada os fenders, o desenho do parachoque se manteve:
http://farm9.staticflickr.com/8295/8...ba5101d4_b.jpg
Fizemos um furo novo para fixação da capa de roda mais pra dentro:
http://farm9.staticflickr.com/8034/8...c2ffae5d_b.jpg
Resultado final: nem sonha em raspar, milhões de testes... ;-)
http://farm9.staticflickr.com/8443/8...bcda0bd6_b.jpg
abraços,
Thiago
Adendo ao post anterior depois de uns testes mais brutos esse final de semana: ainda raspa! Pouco, mas raspa!
Passando rápido não pega. O problema é velocidade média que faz balançar mais. Teve uma situação extrema inclusive que chegou a pegar na traseira ao invés da dianteira! Essa nunca tinha acontecido! 235 é isso galera! Isso que o meu já tá com 95 mm de lift e molas HD! Realmente a suspensão OME flexiona absurdo! De resto, só alegria!
abraços,
Thiago
O meu está com o kit JimnyBits Procomp de 3" e pneus 235/75R15 e não encosta mais. Na tentativa de adaptação nacional barata não fui feliz (veja minha pastagem sobre o assunto neste tópico).
Segue um video de 5 minutos da 4x4 Magazine sobre upgrade da suspensão do Jimny. Pena que nas partes interessantes o video foi acelerado.
Segue o link:
エヌズステージ コンプリートジãƒ*ニー / N's Stage Making Jimny - YouTube!
P.S.: O video é em japonês mas não é preciso entender o japonês hehehehe..
Abs.