Pessoal, temos que aproveitar pra ouvir os relatos das diferentes configurações de suspensão.
Acredito que um kit projetado leve em conta o conjunto molas + amortecedores e, sendo um lift pequeno, interfira bem menos em outras características da suspensão. Até 2" mantém-se panhards, braços, flexíveis, etc
Pode parecer loucura, mas quando subi 2" o jipe ficou melhor, mais confortável inclusive no asfalto por causa do curso de suspensão aumentado, e não perdeu estabilidade de forma significativa. Lift de 2" + pneus 215 é o famoso setup "marmitão". Fica bom pra tudo (on e off). Esteticamente, acho os pneus 215 pequenos, até pra um mini jipe (velotrol). Ainda sonho em ter 215/80r15 japonês.
Trilhas com muita erosão e atoleiros profundos exigem maior vão livre. Acho louvável a iniciativa do Juliano de Bauru em adaptar um kit e ainda relatar pro pessoal. Dá sim pra fazer um lift gastando pouco e adquirindo os componentes de diferentes lugares. Mas precisa saber o que está fazendo. O que dificulta pros iniciantes empolgados.
No caso de um kit pronto, se você importar tudo, pagar impostos + frete, ainda pode sair mais em conta. E leva um produto melhor, com satisfação garantida. Este mercado aqui ainda é ínfimo, poucas opções, poucos relatos e preços não convidativos. Uma pena.
Juliano, como sabe, também sou partidário do faça você mesmo. Apesar do pouco conhecimento, tenho me divertido bastante fazendo alguns pequenos projetos em AutoCAD. Renderam acessórios pro meu jipe e pros amigos. No caso da suspensão, acho que fiquei maravilhado com o marketing da OME. Me garantiram que os amortecedores vão durar tanto quanto o Jimny. Vamos ver...
abraços,
Thiago