Dica: liga no SAC da BF e manda vir faturado pra loja mais próxima.
Versão Imprimível
Problema que 235/75 r15 ainda ficará muito reduzido se utilizar a redução na t-case, e o 215/75 r15 tem quase o mesmo diametro do meu pneu recapado, que usando sem a redução o jipe fica xoxo demais, não passa de 80km/h, a diferença seria mesmo o peso dos pneus e os gomos que do recape são bem agressivos. Então fica nessa de 8 ou 80, 205 ou 31", mas não estou confiante que nenhuma dessas situações resolva o probleminha do consumo.
Gostaria da opinião sobre o consumo de combustivel de quem usou ou usa pneus grandes no jimny com redução.
Em tempo, a injeção eletronica do jipe é uma megasquirt, que foi regulada com cuidado, o motor não nega giro, não falha, a lenta está boa, segura a rotação alta, enfim, parece redondinho, porém, não toca bem o carro na estrada.
[QUOTE=thix4;1849408
Meu RPM ficou igual original com pneu 235. Ou seja, 3.200 a 100 km/h no velocímetro, mas no GPS marca 110 km/h agora. Cuidado com RADAR.
Melhor benefício: eleva significativamente os diferenciais e isso não se consegue elevando a suspensão.
PS. Agora que vi que seu Jimny é 99. Daí já não sei, porque a relação de marchas é diferente. Nos novos, a quinta é 1:1 e no seu a quarta é 1:1 e a quinta é 0.8x (overdrive). O nosso é naturalmente mais reduzido para auto-estrada (onde o bicho pega), além de ter uns HP a mais. Pra cidade deve ser igual ou o seu até melhor.
[/QUOTE]
No meu, que é 2001, coloquei 235 tb., mas preferi pneus AT. Tenho molas de 3" e removi a barra de torção, trocando os flexíveis dos freios. Tb. Coloquei buchas excêntricas para melhorar um pouco o caster. Ficou ótimo. A velocidade real é 10% acima da indicada no velocímetro.
Com 2" os pneus raspavam nas molduras dos paralamas.
Novamente,
No meu, que é 2001, coloquei 235 tb., mas preferi pneus AT. Tenho molas de 3" e removi a barra de torção, trocando os flexíveis dos freios. Tb. Coloquei buchas excêntricas para melhorar um pouco o caster. Ficou ótimo. A velocidade real é 10% acima da indicada no velocímetro.
Com 2" os pneus raspavam nas molduras dos paralamas.
Apesar de não ser o ideal pra 3", realmente as buchas excêntricas ajudam bem. Também notei.
Mauro, descobri que a relação das marchas dos novos realmente é mais curta que a dos antigos. Inclusive com a primeira super reduzida ( 4,425) pra tirar do enrosco mesmo. Agora que entendi porque tem gente que usa 31" sem redução.
Thiago
bovo
é possivel alterar relaçao de carros/jipes tambem, mas no caso do jimny o dificil vai ser achar outras relaçoes no mercado
T+
Neitor, calculando a crawling ratio:
Novo: 4,425 * 2,002 * 4,300 = 1:38,093
Antigo: 3,652 * 2,145 * 3,909 = 1:30,621
Ou seja, o novo é quase 25% mais reduzido. Ninguém acho que tinha notado isso direito. quando veio o modelo novo só metendo o pau por causa do engate por botões.
Quanto a resistência e durabilidade da caixa de marchas e transferência já não sei. Talvez a do antigo seja mais robusta.
Agora imagine um Jimny novo com t-case do antigo:
4,425 * 2,145 * 4,300 = 1:40,813 !!!!!
Será que é possível?
thix4
há um equivoco ai na seu raciocio
relamente a coroa e pinhao dos jimnys novos sao MAIS REDUZIDAS que os antigos, POREM, a Tcase dos novos tambem mudou.
a relaçao em HIGH ( 4x2 e 4x4H) que nos antigos era de 1,4:1 agora é 1:1.
ou seja.. o que se reduziu na coroa e pinhao dos jimnys novos, perde-se com a nova Tcase que é 1:1
T+
a Tcase dos antigos o grande ponto fraco é a corrente, que desgasta-se muito prematuramente. dizem que a tcase dos mais novos usaram uma corrente mais larga/robusta. eu ainda nao abri uma tcase dessas p/ ver a diferença.
T+