Oi cara valeu a dica, nem sabia que tinha mud da BF nessa medida, o meu já é 215/75 R15, (que é do modelo HR), então eu nem precisaria mexer em nada ao trocar a pneu, valeu camarada
Versão Imprimível
Oi cara valeu a dica, nem sabia que tinha mud da BF nessa medida, o meu já é 215/75 R15, (que é do modelo HR), então eu nem precisaria mexer em nada ao trocar a pneu, valeu camarada
Fiz mais uma brincadeira esse fds... e vou colocar as fotos da suspensão trabalhando...
Anexo 389514Anexo 389515
Ai pessoal, ahhh, acho que não quero colocar MUD 215 não, to afim de dar uma levantada e colocar um 235 ou 31", alguem sabe quanto precisa levantar pra por o 31", meu jimny é o HR 2010 então ele já tem uns calços de fabrica(pelo que ouvi falar), e o pneu já é o 215.
Eu só não gostaria de erguer ele muito pois eu se na prática o quão propenso a tombar o jimny é.
Mas eu to mais perdido que cego em tiroteio... eu tenho que comprar esses kits iguais ao do RC? precisa por algum alargador na roda já que o pneu vai ser mais largo?
Tirando os pneus, quantos fica mais ou menos a brincadeira?
vlw
A principio não recomendo colocar pneus 31, pois a relação vai ficar mto longa... vai ficar ruim de dirigir na cidade, principalmente em ladeiras.
Mesmo levantando o carro, pneus 31 necessitam de certo ajuste nos plásticos laterais, ou seja se vc não quer alterar os plásticos, não recomendo mesmo os 31.
Meu carro tem 4 pol de susp e 3 de carroceria, estou usando pneus 235X75.... o carro está com espaço de sobra para o pneu, estou seriamente pensando em tirar os 3 da carroceria. Agora depende do uso que vc quer dar ao carro, se vc pretende usar o carro para trilhas, erosões principalmente, algo mais pesado eu recomendo o kit da RC, se quer usar o carro para passear e pegar uma lama mais leve, recomendo então a colocar 2 polegadas, pois não precisa alterar angulo de caster. Se vc quer somente mudança estética, parte para um calço de carroceria, e não se preocupe com a suspensão que é realmente mais complexa.
abrass
Fala Lucien, valeu pela dica, eu to querendo colocar pra pegar trilha mesmo, já tive uns raspões na parte de baixo e queria dar uma levantada, mas não muito.
O 235 é uma dimensão que me agrada também, qual modelo que tu usa?
Eu tava afim de pegar o BF KM2 por que vi que ele é mais tranquilo mesmo, só que pelo que vi no site deles o menor pra raio 15 é 31", por isso falei desse valor, mas se tivesse 235 pra mim seria ideal
Meu esta com 235/75 mud ótimo pneu,
Susp mola dianteira de chevett com amortecedores chev 500
Mola traseira Santana quanto com amortecedores de ranger.
A traseira ficou um pouco mais alta bom quando anda com peso fica nivelado, mais acho que vou colocar calço de 1 ¨feito de pneu na diant para ficar livelado.
Obs: não alterei nada fora mola e amortecedores.
oi Fireball, qual pneu você usa?
Como é o comportamento dele na cidade? faz barulho?
muito obrigado.
Não faz barulho não ronca, já rodei 6.000km com ele e ainda parece novo, ótimo desempenho no barro deixei uma TR4 com BF mk2 para tras com facilidade, na dunas não é muito bom cava muito.
pneu marshal kl71
Estou no mesmo dilema do colega marbovo, quero trocar os pneus do meu Jimny, porém, já tenho a suspensão bem levantada e acertada. Não faço trilhas e também não gosto de enfiar o jipe no barro e água, mas não posso descartar essas hipóteses nos meus passeios.
Recentemente retirei o kit de redução x-crawler 2.65, pois o jipe estava muito reduzido com os pneus 225/70 r15 recapados (72cm de diametro)
Vamos à pendenga:
Dados que peguei aqui no fórum
Relação de velocidade/rpm Jimny original pneu 205/70 r15 bridgestone dueler ht (diametro 66cm)
70km/h - 2400 rpm
80km/h - 2800 rpm
90km/h - 3000 rpm
100km/h - 3200 rpm
110km/h - 3900 rpm
O que eu percebi:
Relação de velocidade/rpm Jimny com x-crawler 2.65 (reduz 24% em Hi e Low) - quinta marcha - e pneu 225/70 r15 recapado ost oligator (72cm)
80km/h - 3800 rpm
Pneu 225/70 recapado = 72cm
Pneu original 205/70 = 66cm
Diferença de 6cm
66 - 100
6 - x
x = 600/66
x = 9,09
Aumento de 9% no diametro do pneu, portanto, o jipe fica reduzido em 16% em relação ao original.
Para um pneu 750 r16 (31" ou 78cm) a diferença é 12cm, aumenta 18% no diametro e a relação fica 6% mais reduzida.
Se uma redução de 16% (225/70 ost) causa aumento de 35% na rpm, uma redução de 5% (pneu 31”) causaria aumento de 11% na rpm:
16 - 35
5 - x aumenta 11% as rotações 80km/h = 3100 rpm
100km/h = 3600rpm, perfeito!
Então, realmente como o Alexandre X diz, a redução x-crawler 2.65 é feita para uso com pneus de 31”
Agora, e o consumo? Meu Jimny está fazendo 6,5km/l com os pneus ost e sem a redução, tem algo errado ou com pneus originais faria BEM mais km/l?
Outra situação, que me agrada mais, com redução e pneus 31" o consumo fica ao menos parecido do jipe original, visto que a relação fica quase igual?
Um camarada recomendou ele também estou achando ele a uns 650 e o km2 uns 100 a mais
Velho, uso 235/75/15 fica bala, dia-a-dia, etc Consumo sobe um pouco sim, nada absurdo. Agora 6,5 km/l é dose! Grosso modo, o meu faz 9 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Pneu maior perde torque, etc mas acostuma. Vale a pena. Nessa medida não falta força. Sobre paredão em primeirinha reduzida normal. Quando original com 205 tinha que acionar do mesmo jeito.
A redução melhora o consumo sim. Mas acredito que fique meio barulhenta a t-case com essas engrenagens rodando?
Meu RPM ficou igual original com pneu 235. Ou seja, 3.200 a 100 km/h no velocímetro, mas no GPS marca 110 km/h agora. Cuidado com RADAR.
Melhor benefício: eleva significativamente os diferenciais e isso não se consegue elevando a suspensão.
PS. Agora que vi que seu Jimny é 99. Daí já não sei, porque a relação de marchas é diferente. Nos novos, a quinta é 1:1 e no seu a quarta é 1:1 e a quinta é 0.8x (overdrive). O nosso é naturalmente mais reduzido para auto-estrada (onde o bicho pega), além de ter uns HP a mais. Pra cidade deve ser igual ou o seu até melhor.
PS2. Pneu recapado sempre vai ter diâmetro externo significativamente maior que um não-recapado na mesma medida.