Postado originalmente por
CGAUER
Alcyr,
os Jimnys novos tem um variador do comando de admissão (VVT, Variable Valve Timing) , isso quer dizer; em rotações baixas ele prioriza o torque e em altas a potência.
A 5a marcha dos novos Jimnys é como um overdrive, ou seja, serve mais para manter a velocidade e garantir economia do que para realmente vencer aclives, ou alcançar a velocidade máxima..
A velocidade máxima é alcançada já em 4a marcha, segundo sugere o manual, resta a 5a o papel de garantir maior silêncio, economia e tranqüilidade.
Porém se em 5a marcha você atingir a rotação na qual o comando de admissão é ajustado para potência (exatos 4000RPM), o motor ganha força extra o que garante total tranqüilidade em praticamente todas as subidas. Em 5a marcha, com o motor em exatos 4000RPM, vc estará a ± 130Km/h, um pouco demais para velocidade de nossas estradas. Outro problema, em tal velocidade não espere consumo melhor do que apenas 10Km/l....
Andando a 100-115km/h ele fará bons 13km/l...
Abraços
Clemente