Powered by vBulletin

Preparando o Vitara para trilhas pesadas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 76 de 152 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 26666768697071727374757677787980818283848586126 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/09/2008, 19:22
    marcobacalhau
    Citação:

Postado originalmente por Poggiali Ver Post
    Fala pessoal...
    Depois de 2 anos de vitara e 35 mil Kms rodados consegui terminar mais uma fase do up-grade da viatura! E, já que grande parte das informações necessárias consegui aqui no fórum, me sinto na obrigação de dar um retorno e quem sabe ajudar alguém com minha básica experiência...

Os primeiros acessórios que pretendia colocar eram o bagageiro e snorkel... O bagageiro foi o primeiro e, sem dúvida, o melhor custo benefício até hj, indispensável e parceiro em várias viagens... já o snorkel... hehehe... só depois do bloqueio...
    Então descobri que o vitara não tinha peito de aço... e lá se foi meu dinheiro em várias proteções inferiores... Obviamente indispensáveis...
    Várias trilhas e viagens depois... após agarrar em um enrrosco que vários passaram.. Ouvi um comentário: Ahh tá... é esse aí que não tem calço... Apelei e gastei o dinheiro que não tinha... 2" na dianteira (by RC), molas de chevete e amortecedor de suprema na traseira, calço da bandeja traseira e espaçador do cardã (by Fabil)...
    O vitara ficou ótimo! Mesmo com os singelos pneus 205 já fez muita diferença.....
    Agora chegou a melhor parte: Focinho do GV diesel, pneus 235/75/R15 BF AT e ainda coloquei um calço na mola de chevete subindo mais 2" a traseira... Ficou bom demais! Mas, como estava raspando na longarina ao esterçar totalmente o volante... alterei o offset das rodas lá no Roberto talas... Melhor impossível!
    Já testei a viatura no asfalto e em alguns leves enrroscos... Só alegria!

Ainda falta muito.... Tentarei seguir essa sequência:
    Parachoques de aço, rockslides, px, bloqueio, snorkel, guincho... quem sabe termino até 2011...

Obrigado a todos pelas diversas dicas e palpites!
    Guardem um lugar pra mim na próxima trilha... o vitara já tá aqui me pedindo uma reestréia de verdade....
    Valeu!
    Pedro Poggiali

Pedro, coloca umas fotos do bicho ai...

Quanto as trilhas acompanha aqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...3&goto=newpost

[[]] M@rco
  • 23/09/2008, 19:43
    Hoower Butão
    Guincho
    Moçada,

Dando sequência ao massacre finaceiro dessa cachaça chamada Off Road... :parede:

Tô pensando em instalar o famigerado guincho na viatura. Sei q todo mundo recomenda o Tabor 9K, mas tenho algumas dúvidas:

1) Onde comprar aqui em BH?
    2) Onde instalar?
    3) É necessário instalar bateria auxiliar?
    4) Um guincho de 6.000 lbs não dá e sobra pro Vitara? Lembrando que há a opção de comprar tb uma patesca.
    5) Qual o para-choque mais adequado para o Vitara no caso de instalar o guincho? Onde comprar? Quanto custa? Tô cogitando o para-choque dianteiro da RC4x4, o mesmo q muita gente aqui tem colocado.

Mais uma vez, agradecendo a força da galera. :concordo:
    []s
  • 23/09/2008, 19:49
    Morcego
    Citação:

Postado originalmente por marcobacalhau Ver Post
    Aro 16 o Wally colocou e ficou show.

Na sua dúvida entre entrar tracionando forte e quebrar ou entrar e ficar para ser puxado.

Tem uma terceira.
    Coloca bloqueio, entra devagar e sai devagar. heheheh:mrgreen:

[[]] M@rco

A moda agora é "ENCHER O PÉ" :lol::lol::lol:

Aprendi sabado passado no Amarelão !:mrgreen:
  • 23/09/2008, 21:55
    Supercharger
    Dicas para o Hoover
    Citação:

Postado originalmente por Hoower Butão Ver Post
    2) Onde instalar?
    4) Um guincho de 6.000 lbs não dá e sobra pro Vitara? Lembrando que há a opção de comprar tb uma patesca.
    5) Qual o para-choque mais adequado para o Vitara no caso de instalar o guincho? Onde comprar? Quanto custa? Tô cogitando o para-choque dianteiro da RC4x4, o mesmo q muita gente aqui tem colocado.

Butão, minha opinião pessoal a respeito, ok?

1) Marcel vende/representa.
    2) No parachoque dianteiro. :mrgreen:
    3) Não. Vai com a sua até chegar o fim da vida útil, e quando for trocar, opte pela maior que caber no espaço do vitara, acho que é a de 75A da Ranger.
    4) Sim, um de 6000 dá tranquilo, tenho um a uns 3 anos eu acho no meu Samurai e nunca deixou a desejar. O único porém é que é lento, por ter uma redução maior. Se o preço de um Tabor 9k estiver dentro da sua faixa, além de ser mais forte é muito mais rápido. Patesca normalmente vem junto com o guincho; o meu pelo menos veio patesca e luvas.
    5) Se eu tivesse um Vitara não pensava duas vezes. Comprava o dianteiro da RC e fim de papo. De longe o melhor custo benefício.

Espero ter ajudado.

Saudações,
    Gustavo.
  • 23/09/2008, 22:31
    Hoower Butão
    Citação:

Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Butão, minha opinião pessoal a respeito, ok?

1) Marcel vende/representa.
    3) Não. Vai com a sua até chegar o fim da vida útil, e quando for trocar, opte pela maior que caber no espaço do vitara, acho que é a de 75A da Ranger.
    4) Sim, um de 6000 dá tranquilo, tenho um a uns 3 anos eu acho no meu Samurai e nunca deixou a desejar. O único porém é que é lento, por ter uma redução maior. Se o preço de um Tabor 9k estiver dentro da sua faixa, além de ser mais forte é muito mais rápido. Patesca normalmente vem junto com o guincho; o meu pelo menos veio patesca e luvas.
    5) Se eu tivesse um Vitara não pensava duas vezes. Comprava o dianteiro da RC e fim de papo. De longe o melhor custo benefício.

Espero ter ajudado.

Saudações,
    Gustavo.

__________________________________________________ __________________

Só ajudou, Gustavo! Aliás, ondéquicetava sapassado q não apareceu na trilha??

Então, sobre suas respostas, só pra esclarecer melhor:
    1) Blz. O Marcel é o que é piloto de RC e que quebra o pau direto com o Vander, né? Se for, ponto pra ele!! kkkkk :mrgreen:
    (esquenta não, Vander, just kidding!)
    2) VTNCSC! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
    3) Blz. E vamo q vamo!.
    4) Interessante isso aí, patesca + luvas de "brinde", pq patesca é relativamente caro. Muito bom! Vou analisar a diferença de preço dos guinchos de 6000 e 9000 lbs, mas tb o peso de cada um, acho isso importante tb.
    5) Blz. Já havia comprado meus calços de 2" e o broqueio com o Rodrigo e foi investimento certeiro. :dance:

Umbraçoprocê. Valeu demais pelas dicas!! :concordo::concordo::concordo:
    []s
  • 23/09/2008, 23:07
    marcobacalhau
    Citação:

Moçada,

Dando sequência ao massacre finaceiro dessa cachaça chamada Off Road... :parede:

Tô pensando em instalar o famigerado guincho na viatura. Sei q todo mundo recomenda o Tabor 9K, mas tenho algumas dúvidas:

2) Onde instalar?

[]s

Butas...minha opinião
    1) Com o Marcel que é representante. Ele tá vendendo em 10x sem juros
    2) Eu mesmo instalei o meu. O Fabil instala tb.
    3) Recomendado pelo fabricante "Mínimo de 65A" eu comprei de 70A R$ 290,00
    4) Até que dá, mas é recomendado trabalhar com sobra.
    Patesca não vem com o guincho. Exceto promoção. Comprei o Tabor e não veio nada.
    5) PC da RC é plug'n'play e fica duca.

[[]] M@rco
  • 24/09/2008, 00:17
    Hoower Butão
    Citação:

Butas...minha opinião
    1) Com o Marcel que é representante. Ele tá vendendo em 10x sem juros
    2) Eu mesmo instalei o meu. O Fabil instala tb.
    3) Recomendado pelo fabricante "Mínimo de 65A" eu comprei de 70A R$ 290,00
    4) Até que dá, mas é recomendado trabalhar com sobra.
    Patesca não vem com o guincho. Exceto promoção. Comprei o Tabor e não veio nada.
    5) PC da RC é plug'n'play e fica duca.

[[]] M@rco

__________________________________________________ __________________

1) Blz. Acho q matei essa questão.
    2) Bem encaminhado. Só não deixo o Vovozão instalar ..rsrs :mrgreen:.
    3) Olhaê. Pra ser analisado com carma... :neutral:
    4) A dúvida persiste: to be 9000 or not to be 6000?? :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo:
    5) BT (bão tamém :concordo:).

Valeu tb, Marcão!
    []s
  • 24/09/2008, 08:23
    Morcego
    Analisando.....
    Citação:

2) Onde instalar?
    []s

Citação:

Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Saudações,
    Gustavo.

Citação:

2) VTNCSC! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
    []s

Butônico,
    Se não gostou da dica do Gustavo para instalar na frente, você tem a opção de instalar na sua traseira também. :concordo:
  • 24/09/2008, 09:12
    vpaguiar
    Citação:

Aro 16 o Wally colocou e ficou show.

Na sua dúvida entre entrar tracionando forte e quebrar ou entrar e ficar para ser puxado.

Tem uma terceira.
    Coloca bloqueio, entra devagar e sai devagar. heheheh:mrgreen:

[[]] M@rco

Marcão, Wartim e demais experts

Se me permite... tem uma quarta e uma quinta opção ainda:

4º - Coloca bloqueio, REDUÇÃO (C&D) entra devagar e sai devagar.
    5º - Coloca bloqueio, REDUÇÃO (Caixa e Diferencial) entra forte e sair QUEBRADO com semi-eixo, coroa, pinhão e planetária tudo moido:shock::shock::shock:, num é Wartim?! Fala pr'êle aí... :parede: Se errar e ficar com pé pesado, já era!:parede:
  • 24/09/2008, 09:50
    Fabil
    butao...

a diferenca de preco entre o 6000 e o 9000 é pouca, vale a pena pegar o 9000 sem falar que em geral eles sao bem mais rapidos de enrolar que os de 6000..

quanto a instalacao eu faço, inclusive faço tb a instalacao de uma chave de controle no painel do carro, o que é muito util, pois vc mesmo de dentro pode acionar o guincho.

T+
  • 24/09/2008, 09:56
    vpaguiar
    Citação:

Moçada,

2) Onde instalar?

[]s

Butas,

Sobre todos os itens acho que você já formou suas opniões, agora vou te dizer a minha sobre o guincho de 6 ou de 9K: 9K com certeza, porque considere que a viatura pesa entre 1 e 1,5t, o terreno que estará e o enrosco que tem que superar!

Então considere:

Sobre as forças que atuam na viatura, em uma situação de alavancagem podemos determinar basicamente 03 delas:
    -A força de atrito,
    -A força normal e;
    -A força peso, que se encontra dividida em dois vetores.
    O coeficiente de atrito (µ), que é igual à tangente do ângulo de inclinação do obstáculo a ser vencido (pedra ou barranco), que será o ângulo em que a viatura será arrastada. Estime esse ângulo como se fosse um transferidor.
    Conhecendo-se o µ solucionaremos a equação da força de atrito (Fat), = µ x N.
    Sabendo o coeficiente de atrito e, portanto, a força de atrito já dá uma base imaginária para cálculo.
    Adotaremos g = 9,81m/s². No plano inclinado (considere o mesmo ângulo que usamos para calcular o µ) dois pontos distando uma medida conhecida. Levando em consideração que atuam sobre o peso da viatura: a Fat, a força Normal e a força Peso, que está dividida em um vetor horizontal (de mesma direção e sentido oposto à Fat) e um vetor vertical (P.cosθ ) que se anula com a Normal.
    O que interessa é a força de atrito e o vetor m.g.senθ(força feita pelo guincho).
    Colocando em fórmula a explicação acima, temos:
    a = Fr/m = m.g.senθ -µ.m.g.cosθ = m.g(senθ -µ.cosθ /m
    Logo, a = g(senθ -µ.cosθ ).
    (lembrando que m.g.cosθ na fórmula da Fat representa a Normal, pois têm o mesmo valor.)
  • 24/09/2008, 09:59
    vpaguiar
    Facilitando...
    Citação:

Postado originalmente por vpaguiar Ver Post
    Butas,

Sobre todos os itens acho que você já formou suas opniões, agora vou te dizer a minha sobre o guincho de 6 ou de 9K: 9K com certeza, porque considere que a viatura pesa entre 1 e 1,5t, o terreno que estará e o enrosco que tem que superar!

Então considere:

Sobre as forças que atuam na viatura, em uma situação de alavancagem podemos determinar basicamente 03 delas:
    -A força de atrito,
    -A força normal e;
    -A força peso, que se encontra dividida em dois vetores.
    O coeficiente de atrito (µ), que é igual à tangente do ângulo de inclinação do obstáculo a ser vencido (pedra ou barranco), que será o ângulo em que a viatura será arrastada. Estime esse ângulo como se fosse um transferidor.
    Conhecendo-se o µ solucionaremos a equação da força de atrito (Fat), = µ x N.
    Sabendo o coeficiente de atrito e, portanto, a força de atrito já dá uma base imaginária para cálculo.
    Adotaremos g = 9,81m/s². No plano inclinado (considere o mesmo ângulo que usamos para calcular o µ) dois pontos distando uma medida conhecida. Levando em consideração que atuam sobre o peso da viatura: a Fat, a força Normal e a força Peso, que está dividida em um vetor horizontal (de mesma direção e sentido oposto à Fat) e um vetor vertical (P.cosθ ) que se anula com a Normal.
    O que interessa é a força de atrito e o vetor m.g.senθ(força feita pelo guincho).
    Colocando em fórmula a explicação acima, temos:
    a = Fr/m = m.g.senθ -µ.m.g.cosθ = m.g(senθ -µ.cosθ /m
    Logo, a = g(senθ -µ.cosθ ).
    (lembrando que m.g.cosθ na fórmula da Fat representa a Normal, pois têm o mesmo valor.)

Só pra facilitar,

Compra um 9K e para de fazer conta, que ele resolve tudo isso facim, facim... Mais força e maior confiança para superar qualquer obstáculo!!!

T+!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 76 de 152 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 26666768697071727374757677787980818283848586126 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:39.