Postado originalmente por
vpaguiar
Butas,
Sobre todos os itens acho que você já formou suas opniões, agora vou te dizer a minha sobre o guincho de 6 ou de 9K: 9K com certeza, porque considere que a viatura pesa entre 1 e 1,5t, o terreno que estará e o enrosco que tem que superar!
Então considere:
Sobre as forças que atuam na viatura, em uma situação de alavancagem podemos determinar basicamente 03 delas:
-A força de atrito,
-A força normal e;
-A força peso, que se encontra dividida em dois vetores.
O coeficiente de atrito (µ), que é igual à tangente do ângulo de inclinação do obstáculo a ser vencido (pedra ou barranco), que será o ângulo em que a viatura será arrastada. Estime esse ângulo como se fosse um transferidor.
Conhecendo-se o µ solucionaremos a equação da força de atrito (Fat), = µ x N.
Sabendo o coeficiente de atrito e, portanto, a força de atrito já dá uma base imaginária para cálculo.
Adotaremos g = 9,81m/s². No plano inclinado (considere o mesmo ângulo que usamos para calcular o µ) dois pontos distando uma medida conhecida. Levando em consideração que atuam sobre o peso da viatura: a Fat, a força Normal e a força Peso, que está dividida em um vetor horizontal (de mesma direção e sentido oposto à Fat) e um vetor vertical (P.cosθ ) que se anula com a Normal.
O que interessa é a força de atrito e o vetor m.g.senθ(força feita pelo guincho).
Colocando em fórmula a explicação acima, temos:
a = Fr/m = m.g.senθ -µ.m.g.cosθ = m.g(senθ -µ.cosθ /m
Logo, a = g(senθ -µ.cosθ ).
(lembrando que m.g.cosθ na fórmula da Fat representa a Normal, pois têm o mesmo valor.)