x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por pmarc;870962

Nas lojas de acessórios para 4x4 tem uma porćão de ganchos, inclusive forjados...
    Na Donatti tem [URL="http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=667902"
    esse[/URL] (só precisa ver se a furaćão é mesma)
    Putz, hoje entrei embaixo do carro. No final das longarinas, na traseira, existem dois furos, mas acho que distância é maior que 35mm. Estava lá para fazer uma avaliação de danos pós trilha, por isso não tinha uma régua...

Motorista novato, judiei mais do carro do que o necessário....
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por fhilipe Ver Post
    agora vai as duvidas:
    dianteira com mola original + calço rc4x4 + prolongador de batente
    este conjunto nao fica levemente mais baixo que a traseira ? e se for colocar somente parachoque de metal + quebra mato com suporte pra guincho ja vai ser preciso as molas do GV diesel ?

bom caso for preciso mola do diesel o carro fica 3" correto ? dai ja não força as homocineticas ? considerando meu uso pro carro.
    ja me falaram que nao é preciso mexer no diferencial o que realmente posso e nao posso fazer com o carro sem mexer nesta parte do carro.

essa panhard precisa ou não ? quais casos ?

Caro Fhilipe, legal sua empolgação com o Tracker, é realmente um carrão. É robusto, bem versátil, de fácil manutenção e bonito pracas. Com umas poucas modificações fica melhor ainda. Mas, considerando o uso que pretende fazer, sugiro ir bem devagar e ir testando o que melhor se ajusta ao que quer.

Via de regra, quanto mais modificado e equipado pro off-road, menos qualidade o carro apresenta pra estradas. Se tens o objetivo de fazer viagens longas mantenha o carro leve, aerodinâmico e baixo (dentro do possível). Inicialmente recomendaria o seguinte:
    a) kit de calços de 2" com prolongador do batente da balança dianteira;
    b) amortecedor da Suprema na traseira;
    c) pneus 235/70/16 AT;
    d) peito de aço e protetor do tanque da RC 4x4.

Com essas modificações você já tem um outro carro. Versátil e seguro para dunas e alguns trechos off-road e estável pra pegar estradas.

Não se preocupe com diferencial, bieleta ou barra Panhard no início. E principalmente não coloque peso desnecessário na dianteira, não coloque parachoque de ferro ou quebra-mato ou guincho. Isso é útil pra trilhas com erosões e pedras.

Dessa forma talvez você não sinta a necessidade de trocar mais nada. E se sentir falta de mais alguma coisa, saberá bem o motivo e o que precisa por experiência própria.

Abraços.
    4X4 Brasil
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Fernando Teixeira Ver Post
    André,

Mesmo rente à carroceria você ainda perde um pouco de vão livre com este estribo tubular.
    O Fabil aqui do Forum fabrica um bem legal que alem de proteger melhor as caixas de ar, você não perde nada de vão livre.

Fala Fernando...

Cara, dizer que não há perda de vão livre é mentira. Mas sinceramente, ela é mínima. Primeiro porque o vâo que você se refere é medido do chassis ao chão e o estribo fica mais alto que o chassis.

A situação que imagino ser útil o estribo é quando estamos prestes a encostar a lateral do carro (a caixa-de-ar) em algum barranco ou pedra. Qaundo passamos o pneu dianteiro por um obstáculo e sentimos que se continuarmos vai arrastar a lataria. Nesses casos o que sustentará o peso do carro será o estribo, que transferirá tudo ao chassis, onde está fixado.

Por este motivo é necessário que o estribo seja forte e fique abaixo da carroceria.

Abraços.

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Rangido na caixa de direção

Recentemente passei a ouvir um rangido que deve vir da caixa de direção. Ocorre quando giro o volante tanto pra esquerda como pra direita. Vou levar o carro no mecânico pra pesquisar. Como estou com pneus 265/70/16 penso que pode ter havido uma sobrecarga. Outra possibilidade é que, pelo fato de eu ter rebaixado a caixa de direção, alguma fixação esteja rangendo e bastaria um reaperto. Espero enormemente que seja o segundo caso.

Se alguém tiver tido esse problema agradeceria ajuda.

Abraços.

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Fala Fernando...

Cara, dizer que não há perda de vão livre é mentira. Mas sinceramente, ela é mínima. Primeiro porque o vâo que você se refere é medido do chassis ao chão e o estribo fica mais alto que o chassis.

A situação que imagino ser útil o estribo é quando estamos prestes a encostar a lateral do carro (a caixa-de-ar) em algum barranco ou pedra. Qaundo passamos o pneu dianteiro por um obstáculo e sentimos que se continuarmos vai arrastar a lataria. Nesses casos o que sustentará o peso do carro será o estribo, que transferirá tudo ao chassis, onde está fixado.

Por este motivo é necessário que o estribo seja forte e fique abaixo da carroceria.

Abraços.
    Andre... quando vier a BH, venha fazer umas trilhas aqui conosco ( galopeira, urubu-rei, tapete branco, etc..) e creio que assim vc ira coompreender melhor o problema de vao livre que a galera daqui enfrenta com seus vitaras e gran vitaras..

T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Fala Fernando...

Abraços.
    Acho que você não entendeu.

Aqui em BH, por ter muita pedra e trilhas com degraus, as caixas de ar, pricipalmente dos Vitaras sofrem bastante.

O Vitara original tem um acabamento de plastico protegendo as caixas de ar.
    O que fazemos aqui é substituir este acabamento de plastico por uma chapa metalica resistente de 3 mm. Como ele fica exatamente no lugar dos originais usando inclusive os mesmos pontos de fixação o vão livre não sofre qualquer prejuizo, visto que o acabamento de plastico com a chapinha interna ocupariam algo em torno de 3 mm também. O Chassi fica bem abaixo dos protetores.

No Samurai é o mesmo sistema, substitui a proteção plastica original pela chapa metalica rente à lataria da viatura.

Foto 1, Vitara sem a chapa protetora, caixa de ar detonada.
    Foto 2, Caixa de ar consertada e protetor visto por baixo.
    Foto 3, mostra que o protetor ocupa exatamente o lugar do original de plastico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01969.jpg   -dsc01976.jpg   -dsc01979.jpg  

Usuário Avatar de MARCELO VITARA SUBMARINO
    Entrada
    20/12/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Andre... quando vier a BH, venha fazer umas trilhas aqui conosco ( galopeira, urubu-rei, tapete branco, etc..) e creio que assim vc ira coompreender melhor o problema de vao livre que a galera daqui enfrenta com seus vitaras e gran vitaras..

T+
    Só pra ilustrar.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trilha-galopeira-026.jpg   -trilha-galopeira-028.jpg   -trilha-galopeira-031.jpg  
    PAJERO FULL 3000 V6 GLS B 3 D - SUBMARINO (M/T, MUD 33", ARB DIANT)
    TRACKER SILVER SUB (Da patroa)
    EX TROLLER T4 RED SUB / EX VITARA SUBMARINO

André obrigado pelas dicas, tudo anotado aqui, vou fazendo as modificações sem pressa, mais sou muito precavido e chato as vezes, quero saber tudo que preciso antes de fazer qualquer cagada pra evitar aborrecimentos, parece empolgação mais vai demorar muito pra eu fazer tudo que quero.

abraço.

Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por MARCELO VITARA SUBMARINO Ver Post
    Só pra ilustrar.....
    ...p/ mim, isso é trial......qd vcs vierem ao Rio, vou convidá-los para subir a escadaria da Penha... ...tá doido...eu hein???
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

Usuário
    Entrada
    13/05/2007
    Recentemente passei a ouvir um rangido que deve vir da caixa de direção. Ocorre quando giro o volante tanto pra esquerda como pra direita. Vou levar o carro no mecânico pra pesquisar. Como estou com pneus 265/70/16 penso que pode ter havido uma sobrecarga. Outra possibilidade é que, pelo fato de eu ter rebaixado a caixa de direção, alguma fixação esteja rangendo e bastaria um reaperto. Espero enormemente que seja o segundo caso.

Abraços.
    olá andré! me tira uma duvida! você "rebaixou" a caixa de direção para alinhar (deixar paralela ao eixo)a barra de direção? se não, por qual motivo? se fez, porque fez? poderia postar fotos ou me enviar desta modificação? outra, você tem a medidas(altura) das molas originas do tracker? sabe quantos elos elas possuem. Apesar de eu ter um jimny, acredito que tenha coisas que eu possa usar do tracker. as molas pode ser uma alternativa pois como é um carro maior e mais pesado... não sei.. só especulando.

vejo que vocês sempre estão fazendo algo.. pessoal do rio de janeiro, tem algum torneiro/serralheiro/soldador pra indicar aqui no RJ?

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Fernando Teixeira Ver Post

O que fazemos aqui é substituir este acabamento de plastico por uma chapa metalica resistente de 3 mm. Como ele fica exatamente no lugar dos originais usando inclusive os mesmos pontos de fixação o vão livre não sofre qualquer prejuizo, visto que o acabamento de plastico com a chapinha interna ocupariam algo em torno de 3 mm também. O Chassi fica bem abaixo dos protetores.
    Legal essa opão de colocar uma chapa diretamente na proteção plástica da caixa-de-ar. No meu caso eu retirei essa proteção e ganhei uns 3 cm pra colocar um estribo tubular de uns 7 cm de diâmetro (o tubo). Com isso perdi de 4 a 6 cm de vão livre contando a distância da caixa de ar ao chão. Os estribos normais, que ficam abaixo da proteção de pástico devem perder uns 10 cm.

O que ajuda nisso é a altura do carro com 7" de lift (3 na suspensão + 2 na carroceria + 2 no pneu) São uns 17 cm de ganho de vão livre em relação ao carro original.

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post

T+
    Boa. Mineiro é bom de trilha...
    4X4 Brasil

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Abraços.
    Problema identificado e resolvido. Minha caixa de direção estava com as fixações precisando ser reapertadas. Gastei R$ 60 paus de mão-de-obra.

O rangido acabou.

Abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem