x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7

Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Galera,

to com um barulho horrivel na suspensao da dianteira do motorista... parece que tudo ta solto, inclusive eu sinto no assoalho do carroa a tripidacao... ja procurei mas nao achei nada errado... reapertei tudo e nada...

alguma dica?

[]s
    99% de chances de ser a bieleta da barra estabilizadora.

É a única coisa que, quando quebra/solta, faz esse tipo de barulho. Na www.alternativa4x4.com.br tá R$ 95,00 e na www.suzucar.com.br tá uns R$ 90,00.

É muito fácil trocar, se quiser você mesmo troca.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Postado originalmente por Carlos_JP:
    Como na traseira da Tracker utilizarei as molas originais, porém com amortecedores da Suprema, será necessário utilizar 2 prolongadores lá também?
    Não sou mecânico, apenas um "fuçador", mas minhas considerações. Vamos a alguns números:

Suprema..: 544 - 322 -> 222mm
    Tracker..: 463 - 302 -> 161mm
    Diferença: -----------> 61mm

Ou seja, existe uma diferença maior que o calço que foi colocado, mesmo se tomarmos em conta que o amortecedor não está paralelo com a mola. Então, acho que amortecedor não deve dar final de curso. O que eu não sei é se vai ter alguma consequência dessa maior amplitude nas molas, principalmente carregado. O Newton já trocou dois jogos de molas, se não me engano, no antigo GV dele.

Aproveitando a ocasião, estava examinando o KIT da RC 4x4 e imaginei o seguinte: como NÃO vamos utilizar os prolongadores dos amortecedores traseiros, será que poderíamos utilizá-los como prolongadores dos BATENTES dianteiros?
    Se for a mesma rosca, bastaria serrar o excesso.
    Como a força que alí atua é sempre na vertical (e eventualmente), acho que o mesmo suportaria sem nenhum problema.
    Será que estou viajando ou faz sentido ?
    Sem chance! O diâmetro desses prolongadores dos amortecedores traseiros é de 10mm. E, mesmo que fosse igual, não rolaria, são bem diferentes.

O que podes fazer, em vez desses prolongadores do André, é utilizar uma bolacha de Tecnil de 3cm de altura ou borracha (borracha têm de ser mais grosso, pois é comprimível), de raio um pouco menor que a mola e aparafusar no outro lado, ou seja, na bandeja. Se não quiser furar, acho que uma cola bem forte, como o adesivo estrutural epóxi bi-componente flexível da Loctite E40-FL dá conta do recado.

[]
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post

É a única coisa que, quando quebra/solta, faz esse tipo de barulho. Na www.alternativa4x4.com.br tá R$ 95,00 e na www.suzucar.com.br tá uns R$ 90,00.

Além dessas alternativas, a bieleta do Honda Civic 1998 à 2000 cabe direitinho e custa R$ 50 o par.

http://www.pbb.com.br/produtos.asp?p...ic-1998-a-2000

[]
    Mário.

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Além dessas alternativas, a bieleta do Honda Civic 1998 à 2000 cabe direitinho e custa R$ 50 o par.

http://www.pbb.com.br/produtos.asp?p...ic-1998-a-2000

[]
    Mário.
    Iwakura,

Em mensagens passadas vc comentou que iria substituir a bieleta por outra de outro veiculo... seria esse do civic? Vc o fez? Como está no tracker? E quanto a torção?

Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Iwakura,

Em mensagens passadas vc comentou que iria substituir a bieleta por outra de outro veiculo... seria esse do civic? Vc o fez? Como está no tracker? E quanto a torção?
    Não! É a do Dodge Stratus, mas não cheguei a testar. Acho que com o calço o problema do "enforcamento" ficou bem minimizado.

[]
    Mário.

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19

É isso aí, deve ser a bieleta. Mas antes de comprar, veja se não foi só a bucha de borracha que estourou. Já aconteceu comigo, bate muito, parece que vai desmontar. Se for a bucha, pode por qualquer uma de amortecedor com tamanho parecido. E se a arruela que mantém a bucha no lugar estiver torta, ela ajuda a cortar a borracha. Dá pra adaptar fácil alguma de amortecedor também, desde que seja bem rígida.

Boa sorte!
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    ...O que eu não sei é se vai ter alguma consequência dessa maior amplitude nas molas, principalmente carregado. O Newton já trocou dois jogos de molas, se não me engano, no antigo GV dele...
    []
    Mário.
    Isso que vc está dizendo, muito me preocupa, pois tenho o hábito de ir p/ o sítio com o carro muito carregado/pesado. Estou começando a achar, que para o uso que faço do carro, é mais indicado a substituição das molas originais por molas dianteiras de Opala.
    Caro Newton, vc poderia dar sua opinião, neste caso?
    []s,
    Alexandre.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Isso que vc está dizendo, muito me preocupa, pois tenho o hábito de ir p/ o sítio com o carro muito carregado/pesado. Estou começando a achar, que para o uso que faço do carro, é mais indicado a substituição das molas originais por molas dianteiras de Opala.
    []s,
    Alexandre.
    Caro Pedrinha.

Eu já estou usando as molas do Opala 4cc há mais de um mês e estou aprovando. Teve um dia que tive que transportar uns amigos do meu filho - tudo gagalau. Eram eu e um gordinho na frente, quatro no banco traseiro e mais dois apertados na mala. Pensei que seria o teste definitivo pras molas traseiras e não deu outra, andei tranquilo passando por desníveis que, com as molas originais, daria fim-de-curso nos batentes. Com a molas do opala nem senti o fim de curso.

Aí cabe uma informação. Na traseira, pra quem usa calço nas molar originais e amortecedores do Suprema, o fim de curso é sentido no batente e não no amortecedor. Não tem perigo para o amortecedor com isso, mas, se forem observar, a ponta de borracha que fica pra fora do calço, que receberá o peso do impacto, é muito pequena. O calço praticamente encobre todo o batente. Por esse motivo a pancada de fim-de-curso é seca, porque bate no calço e não é amortecida totalmente pelo batente de borracha.

Agora, independente da opção de usar ou não mola do Opala, é certo que as mola que os argentinos forjaram para o Tracker são macias demais. Para situação mais extremas, em que o carro descerá um grande desnível ou atravessará trechos desnivelados com certa velocidade, as molas não se prestam a segurar o peso do carro, principalmente se estiver carregado.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    []s,
    Alexandre.
    Pedrinha,

Como disse o Mário, eu troquei dois pares de mola. Os primeiros, foram na viagem para Ushuaia. O carro estava bem pesado, muita coisa na capota. Não me incomodou durante a viagem, mas na volta, notei que qualquer coisa ela dava batente (como disse o André). Vale dizer que saí daqui com 85.000 km. Troquei por molas usadas, compradas na Suzucar. O carro voltou ao normal, até a viagem com o Mário no ano seguinte. Aconteceu a mesma coisa, até que pesquisando coloquei as do Opala 4CC, ficou ótimo. Mas o carro sobe um pouco mais do que com o calço, acho que uns 20 mm. Fiz o mesmo teste que o André, viajei com muita carga e 5 pessoas, passei rápido em alguns quebra-molas e não tive nenhum problema. Recomendo.

André, as minhas molas eram do GV japonês, acho que não é muito diferente do argentino não.

Abraços

PS.: Um detalhe que me incomodou com a mola do Opala, por isso estou enrolando pra colocar no Tracker: o carro não entra na garagem coberta do meu escritório por 1 cm
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0
    é...pelo jeito, terei que decidir isso logo...mas estou tendendo a instalar molas de Opala...afinal, a estrada do sítio é cavernosa...tem muitos buracos e na época das chuvas, forma erosões grandes...já dei muita pancada (fim de curso) e estourei dois pares de amortecedores do ex-GV por conta disso. Logo, penso que devo me precaver desde já. Agora, devo começar a procurar as molas de Opala, pois o Azulão ainda não foi para o estaleiro. Esta mudança provocará a necessidade deu instalar os prolongadores nos batentes dianteiros. Acredito que o fato da traseira estar mais alta que a dianteira, mais peso é direcionado para a suspensão dianteira.
    Well, é isso...agradeço a colaboração de todos!

[]s,

Alexandre.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    É isso aí, deve ser a bieleta. Mas antes de comprar, veja se não foi só a bucha de borracha que estourou. Já aconteceu comigo, bate muito, parece que vai desmontar. Se for a bucha, pode por qualquer uma de amortecedor com tamanho parecido. E se a arruela que mantém a bucha no lugar estiver torta, ela ajuda a cortar a borracha. Dá pra adaptar fácil alguma de amortecedor também, desde que seja bem rígida.

Boa sorte!
    cara é isso mesmo que to sentido... da ate medo de andar em calçamento...

valeu galera
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE

Eu já estou usando as molas do Opala 4cc há mais de um mês e estou aprovando. Teve um dia que tive que transportar uns amigos do meu filho - tudo gagalau. Eram eu e um gordinho na frente, quatro no banco traseiro e mais dois apertados na mala. Pensei que seria o teste definitivo pras molas traseiras e não deu outra, andei tranquilo passando por desníveis que, com as molas originais, daria fim-de-curso nos batentes. Com a molas do opala nem senti o fim de curso.
    Pedrinha,

estou com 30000km rodados... destes pelo menos 15000 km radando com as molas do opalao 6 cc... show de bola... nunca mais tive problemas...

pra terem uma ideia, tive que carregar 150 kg de pedras... a mola pouco cedeu com este peso...

ta aprovado...

[]s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem