Postado originalmente por
Marcelo LP
Olá pessoal.
Sou novo aqui no fórum e estou interessado em adquirir um GVIII 4x4 entre 2010 e 2012, basicamente para viajar com a família e explorar alguns lugares através de estradas de terra de nível não muito crítico. Teria uso urbano também mas em lugar sem muito trânsito.
Gostaria da ajuda de quem tem ou teve o carro, pois, após ler vários posts aqui e também em outros sites para me ajudar a tomar uma decisão, ainda tenho dúvidas sobre alguns pontos:
1) Consumo da versão com AT: Sei que isso varia bastante (trânsito, jeito de dirigir, carga, etc) mas já vi pessoas dizendo que na estrada faz uma média de 7,5km/l e outras que dizem ter feito uma média de 11km/l. Apesar das variáveis, a diferença é muito grande.
2) Problemas após 70.000: Como boa parte dos carros à venda fabricados nesse período já rodaram próximo de 70.000km ou mais, eu gostaria de saber dos problemas que costumam ocorrer após essa marca (Motor, Cambio, Suspensão). Acredito que isso muitas vezes tem a ver com o cuidado do dono assim como qualidade do óleo, combustível, etc que ele usa, mas muitas carros costumam apresentar problemas independentemente disso.
A título de conhecimento, tive há um tempo atrás uma Subaru Forester 98 que adquiri em 2008 com 113.000km e a vendi após 6 anos com 370.000Km, sendo 250.000km rodados com GNV, e o motor ainda estava perfeito sem nunca ter sido aberto. Nesse período tive que fazer uma manutenção no câmbio automático (1.500,00), troquei amortecedores trazeiros duas vezes, e outros problemas menores como disco, bieleta, alternador, radiador, etc. Na época eu morava em São Paulo e tinha um ótimo mecânico especializado em Subaru que resolvia muita coisa sem ter que gastar fortunas na concessionária. Mudei para o interior e ficou difícil o acesso a ele, então, apesar de gostar muito da marca, decidi buscar uma alternativa que seja quase tão bom quanto a Forester, mas com manutenção mais em conta e de mais fácil acesso à mão de obra sem tanta dependência de concessionárias, e me parece que o Grand Vitara é a melhor opção.