Postado originalmente por
freitasjr
Olá Roca, no dia a dia, isto é, no asfalto, vc sempre deve andar com a posição da tração na vertical, que é o 4H(4X4 High).
Em situações de grande falta de aderência, como barro, areia, lama, neve, etc... usa na posição 4HL(4X4 High Lock).
Quando a lama for muito pesada(tipo aquela mingau), subidas íngrimes de dunas, areia muito fofa e pesada, usa a reduzida 4LL(4X4 Lock Low). Travessia de lugares alagados(muito fundos) como rios, enchentes, reduzida também, com o câmbio na posição L ou 2(depende da dificuldade aqui).
Andar no off-road com o botão "A/T Power" ativado, ajuda também, pois vai deixar o motor sempre cheio, e tb pronto p/ respostas mais rápidas de reduções automáticas de marchas. Se o carro estiver com a transmissão na posição 2 e o A/T Power ligado, ele sairá de 2º marcha.
Em estradas(trânsito rodoviário) o A/T Power serve tb p/ dar mais "agilidade" ao carro pois troca as marchas em um giro mais alto.
Por fim, a posição da tração p/ a esquerda N(neutro), vc deve usar quando o seu carro for rebocado, neste caso, o câmbio AT deve estar em N p/ ativar o neutro, depois deverá ser colocado na posição P. No manual explica direitinho, pag 6-10.
Abraço, e boa curtição com o carro, atenciosamente, Francisco de Freitas...