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  • #1
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    Léo,

    avalie também se precisa trocar o filtro de ar.

    Participei de uma expedição acompanhando o Piocerá e na volta fiz a troca de óleo do motor e filtro de óleo e também dos óleos dos diferenciais (esse foi mais por precaução minha). Uma coisa que me chamou atenção foi que o filtro de ar estava bastante sujo depois de uma semana rodando na terra e por isso preferi trocá-lo.

    Depois disso o carro ficou novo de novo =D
    Suzuki Jimny 4all 2013/2014 (Jumentinho)
    Susp. Ironman 2" + BF Mud KM2 215/75 r15

  • #2
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    Pessoal;

    Primeiramente, gostei demais da atividade neste tópico!! Tirei diversas dúvidas e aprendi demais sobre o Jimny e sobre off-road!!

    tendo em mente tudo que li, ainda tenho uma pulguinha atrás da orelha, e gostaria de ouvir o que têm a dizer.

    Há um bom tempo venho considerando a compra de um 4sport. Tenho no momento uma Saveiro Cross 1.6 16V, e gostaria da opinião de vocês sobre a troca. Sinto muita falta na Saveiro de uma pegada mais off-road (o máximo que ela tem é aquele locker eletrônico). Por outro lado, tenho receio de sentir muita falta da potência do motor. Não sou do tipo "corredor", longe disso, mas a agilidade do motor nas subidas me faz bastante feliz. O Jimny tem essa agilidade?

    Outra coisa que li é sobre o consumo. Li vários comentários negativos neste tópico, mas por outro lado o jipinho tem classificação A pelo Inmetro. Numa toada leve, quanto ele faz por litro? Consigo tirar milagrosos 15/L com a Saveiro na estrada, para referência.

    Por fim, sempre ouvi que o Jimny é de baixa manutenção, isso procede?

    -abraços, Ricardo.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Bob_Solar Ver Post
    Pessoal;

    Primeiramente, gostei demais da atividade neste tópico!! Tirei diversas dúvidas e aprendi demais sobre o Jimny e sobre off-road!!

    tendo em mente tudo que li, ainda tenho uma pulguinha atrás da orelha, e gostaria de ouvir o que têm a dizer.

    Há um bom tempo venho considerando a compra de um 4sport. Tenho no momento uma Saveiro Cross 1.6 16V, e gostaria da opinião de vocês sobre a troca. Sinto muita falta na Saveiro de uma pegada mais off-road (o máximo que ela tem é aquele locker eletrônico). Por outro lado, tenho receio de sentir muita falta da potência do motor. Não sou do tipo "corredor", longe disso, mas a agilidade do motor nas subidas me faz bastante feliz. O Jimny tem essa agilidade?

    Outra coisa que li é sobre o consumo. Li vários comentários negativos neste tópico, mas por outro lado o jipinho tem classificação A pelo Inmetro. Numa toada leve, quanto ele faz por litro? Consigo tirar milagrosos 15/L com a Saveiro na estrada, para referência.

    Por fim, sempre ouvi que o Jimny é de baixa manutenção, isso procede?

    -abraços, Ricardo.
    Boa tarde Ricardo. Com relação à nota A de consumo no Inmentro acredito que seja o Jimny com pneus normais, pois a 4 sport, tem pneus mud e maiores, o que faz aumentar o consumo.Vamos aguardar as ponderações dos proprietários. Abs. Válter

  • #4
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    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Boa tarde Ricardo. Com relação à nota A de consumo no Inmentro acredito que seja o Jimny com pneus normais, pois a 4 sport, tem pneus mud e maiores, o que faz aumentar o consumo.Vamos aguardar as ponderações dos proprietários. Abs. Válter
    Olá Válter, consideração interessante!!!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Bob_Solar Ver Post
    Olá Válter, consideração interessante!!!
    Bob, saí de um Clio 1.6 pro Jimny 1.3. Senti bastante a falta de potência (e o câmbio ruim).
    Na estrada, em subidas... faz falta um motor 1.6. Vai ser comum em trechos de aclive vc começar a 110 e terminar a 70 :/ E isso é a minha experiência com o pneu 205/70. Com o 215/75 do 4sport deve ser pior.
    Em compensação, se pegar uma estrada de terra, vc liga a reduzida e o carro vira um monstro. É nesse momento q dá gosto andar nele.
    Pra vc ter uma ideia da força, já até desatolei uma F1000 lá em Tabuleiro-MG uma vez.
    4X4 Brasil
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Bob_Solar Ver Post
    Pessoal;

    Primeiramente, gostei demais da atividade neste tópico!! Tirei diversas dúvidas e aprendi demais sobre o Jimny e sobre off-road!!

    tendo em mente tudo que li, ainda tenho uma pulguinha atrás da orelha, e gostaria de ouvir o que têm a dizer.

    Há um bom tempo venho considerando a compra de um 4sport. Tenho no momento uma Saveiro Cross 1.6 16V, e gostaria da opinião de vocês sobre a troca. Sinto muita falta na Saveiro de uma pegada mais off-road (o máximo que ela tem é aquele locker eletrônico). Por outro lado, tenho receio de sentir muita falta da potência do motor. Não sou do tipo "corredor", longe disso, mas a agilidade do motor nas subidas me faz bastante feliz. O Jimny tem essa agilidade?

    Outra coisa que li é sobre o consumo. Li vários comentários negativos neste tópico, mas por outro lado o jipinho tem classificação A pelo Inmetro. Numa toada leve, quanto ele faz por litro? Consigo tirar milagrosos 15/L com a Saveiro na estrada, para referência.

    Por fim, sempre ouvi que o Jimny é de baixa manutenção, isso procede?

    -abraços, Ricardo.
    Eu tenho o Jimny 4sport há 6.500 km, mas penso que já entendi "de qual é" a do jipinho.

    Várias pessoas vêm conversar comigo sobre o carro, perguntando basicamente se eu recomendo o jipe.

    E, por incrível que pareça, eu olho para a pessoa e sinto a vontade de dizer NÃO, mas acabo respondendo depende. E esse "NÃO", não é porque eu esteja arrependido da minha compra ou não goste do jipe, MUITO PELO CONTRÁRIO! Estou muito satisfeito com o que o Jimny tem me proporcionado!

    Mas eu penso que talvez o Jimny NÃO seja o carro para qualquer um porque você tem que abrir mão de muita coisa para conseguir esse guerreiro do off road.

    Paga-se um preço caro (R$ 65 k) para um carro (porém, muito barato para um Jipe, visto o Troller a R$ 115 k e o Wrangler a R$ 140 k). Ele anda de igual a pior a um 1.0 (com os pneus MUD, que eu acho que faz diferença sim, o jipe anda um pouquinho menos e consome um pouquinho mais), consumindo bastante (meu cunhado tem um fusion titanium turbo, e faz quase a mesma média que eu: 8,5 na cidade e 10,5 na estrada).

    Não são todas as pessoas que estão dispostas a pagar esse preço por um carro que tem o seguro alto (R$ 2.500,00), não anda bem na estrada e consome bastante (na minha opinião). Tudo isso para ter uma capacidade off road de muita responsa!

    Não se trata, portanto, do apelo "cross" que tomou conta do Brasil com carros como eco sport, cross fox e os cross que hoje temos à rodo. Esses carros andam relativamente bem na estrada mas não têm NENHUMA CAPACIDADE FORA DE ESTRADA, apenas um apelo aventureiro para inglês ver.

    Já o Jimny, peca no asfalto (apesar de ser suportável), MAS TEM TUDO O QUE UM VERDADEIRO OFF ROAD PRECISA.

    Portanto, a pergunta se o Jimny vale a pena ou não terá sempre a resposta atrelada ao perfil da pessoa:
    1) Você busca apenas apelo cross, mas o seu terreno é de fato o asfalto? NÃO escolha o Jimny! Você terá que abrir mão de muitas coisas e pagar um preço relativamente alto apenas para fazer pose de aventureiro;
    2) Você realmente curte o contato direto com a natureza, seja onde ele for, pratica esportes como mountain bike, surfe, escalada esportiva ou simplesmente gosta de trilhas? O seu conceito de carro não é "chegar primeiro", mas "chegar em qualquer lugar"? Você está disposto a abrir mão de algumas coisas que um carro de R$ 60 k te proporcionaria no asfalto para ter um jipe de R$ 60 k que fará a sua alegria incondicional aos finais de semana quando botar ele na terra? Neste caso, meu amigo, não há carro melhor nessa faixa de preço, nem em nenhuma próxima, do que o JIMNY!

    Se o seu perfil for o nº 2, compre o Jimny e seja feliz! Não tem erro!!

  • #7
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    Citação Postado originalmente por leo_queiroz Ver Post
    Eu tenho o Jimny 4sport há 6.500 km, mas penso que já entendi "de qual é" a do jipinho.

    Várias pessoas vêm conversar comigo sobre o carro, perguntando basicamente se eu recomendo o jipe.

    E, por incrível que pareça, eu olho para a pessoa e sinto a vontade de dizer NÃO, mas acabo respondendo depende. E esse "NÃO", não é porque eu esteja arrependido da minha compra ou não goste do jipe, MUITO PELO CONTRÁRIO! Estou muito satisfeito com o que o Jimny tem me proporcionado!

    Mas eu penso que talvez o Jimny NÃO seja o carro para qualquer um porque você tem que abrir mão de muita coisa para conseguir esse guerreiro do off road.

    Paga-se um preço caro (R$ 65 k) para um carro (porém, muito barato para um Jipe, visto o Troller a R$ 115 k e o Wrangler a R$ 140 k). Ele anda de igual a pior a um 1.0 (com os pneus MUD, que eu acho que faz diferença sim, o jipe anda um pouquinho menos e consome um pouquinho mais), consumindo bastante (meu cunhado tem um fusion titanium turbo, e faz quase a mesma média que eu: 8,5 na cidade e 10,5 na estrada).

    Não são todas as pessoas que estão dispostas a pagar esse preço por um carro que tem o seguro alto (R$ 2.500,00), não anda bem na estrada e consome bastante (na minha opinião). Tudo isso para ter uma capacidade off road de muita responsa!

    Não se trata, portanto, do apelo "cross" que tomou conta do Brasil com carros como eco sport, cross fox e os cross que hoje temos à rodo. Esses carros andam relativamente bem na estrada mas não têm NENHUMA CAPACIDADE FORA DE ESTRADA, apenas um apelo aventureiro para inglês ver.

    Já o Jimny, peca no asfalto (apesar de ser suportável), MAS TEM TUDO O QUE UM VERDADEIRO OFF ROAD PRECISA.

    Portanto, a pergunta se o Jimny vale a pena ou não terá sempre a resposta atrelada ao perfil da pessoa:
    1) Você busca apenas apelo cross, mas o seu terreno é de fato o asfalto? NÃO escolha o Jimny! Você terá que abrir mão de muitas coisas e pagar um preço relativamente alto apenas para fazer pose de aventureiro;
    2) Você realmente curte o contato direto com a natureza, seja onde ele for, pratica esportes como mountain bike, surfe, escalada esportiva ou simplesmente gosta de trilhas? O seu conceito de carro não é "chegar primeiro", mas "chegar em qualquer lugar"? Você está disposto a abrir mão de algumas coisas que um carro de R$ 60 k te proporcionaria no asfalto para ter um jipe de R$ 60 k que fará a sua alegria incondicional aos finais de semana quando botar ele na terra? Neste caso, meu amigo, não há carro melhor nessa faixa de preço, nem em nenhuma próxima, do que o JIMNY!

    Se o seu perfil for o nº 2, compre o Jimny e seja feliz! Não tem erro!!
    Exatamente, Leo.

    Esses dias um rapaz na rua veio me perguntar do carro, e falou de uma conhecida dele que estava arrependida de tê-lo comprado. O que achei curioso foi que, pelo que ele disse, o arrependimento dela não era por causa de nenhum "defeito" não observável (problemas em peças, desgaste prematuro...), mas só de "defeitos" observáveis (espaço interno, estabilidade, potência...).
    Na minha opinião, se você racionalizar, ponderar os contras e considerar o seu perfil de uso, não tem como se arrepender da compra do Jimny (mesmo com as CCS se esforçando em prestar um pós-venda lixo, :P ). É o "Jipe de Verdade" mais barato que você vai encontrar.
    4X4 Brasil
    pedropedreiro
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  • #8
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    Léo,
    quando digo que o pneu 215 MUD não altera tanto no desempenho, quero dizer que existe sim uma diferença, mas não é tão significativa como alguns dizem... até porque a diferença dos tamanhos é pequena (205 para 215)... as vezes quando se fala no pneu do 4sport parece que existe uma grande diferença, e não é isso, ela existe, porém é pequena.

    eu até acho o desempenho do Jimny não é grandes coisas... mas acho que está longe de ser sofrível... realmente as vezes perde para um 1.0... mas sabendo manter um giro razoável dá para viajar tranquilamente a 100km/h.... o que frente a grande parte das nossas estradas, está de bom tamanho!

    já tive Vitaras (1.6) e o Jimny anda praticamente a mesma coisa... lembrando que os Vitaras já tinham mais de 15 anos de uso e com pneus maiores... tive também uma Pajerinho V6 3.0 que apesar do baita motor, devido aos pneus 33 e a preparação para trilha não permitia o abuso da velocidade nas estradas...
    um Troller mesmo que tem um baita motor e potência de sobra, alcança os 160km/h ou mais... mas perguntem aos donos quem tem coragem de rodar muito tempo nessa velocidade??

    assim acho que o Jimny anda dentro da velocidade de acordo com sua proposta.... mas no começo confesso que estranhei bastante é meio que como reaprender a andar.... isso acontece com todo jipe.... cada um tem sua tocada, suas limitações e capacidades...
    e realmente concordo que é um veículo caro e com um seguro meio fora da realidade... mas são coisas do nosso país....

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #9
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    Jorge, Leo e Pedro;

    Que aula!!! Muito obrigado mesmo!! Eu não sabia bem o que ponderar, mas vocês me deram excelentes contrapontos e argumentos. Não tenho dúvidas que me encaixo no perfil 2 do Leo. Até por isso, o 4Sport é minha escolha natural.

    Na verdade, sou biológo e já enfrentei estradas bem cascudas a trabalho, mas as empresas sempre fornecem Hilux ou Amarok e eu não tenho que pensar muito no consumo. Muitas vezes não sei se continuo na profissão pq gosto dela ou do 4x4 associado!!!

    Agora é mesmo achar um bom negócio na Saveiro e me aguentar até montar num jipinho!

    Pedro, quando vc critica o pós-venda das CCS, algo específico a mencionar? Pq a VW tbm é uma BOSTA!!

    ps.: o seguro da Saveiro é ridículo tbm (R$3k).

    valeu mesmo, turma! Abs

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Bob_Solar Ver Post
    Jorge, Leo e Pedro;

    Que aula!!! Muito obrigado mesmo!! Eu não sabia bem o que ponderar, mas vocês me deram excelentes contrapontos e argumentos. Não tenho dúvidas que me encaixo no perfil 2 do Leo. Até por isso, o 4Sport é minha escolha natural.

    Na verdade, sou biológo e já enfrentei estradas bem cascudas a trabalho, mas as empresas sempre fornecem Hilux ou Amarok e eu não tenho que pensar muito no consumo. Muitas vezes não sei se continuo na profissão pq gosto dela ou do 4x4 associado!!!

    Agora é mesmo achar um bom negócio na Saveiro e me aguentar até montar num jipinho!

    Pedro, quando vc critica o pós-venda das CCS, algo específico a mencionar? Pq a VW tbm é uma BOSTA!!

    ps.: o seguro da Saveiro é ridículo tbm (R$3k).

    valeu mesmo, turma! Abs
    Bob, dá uma lida aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-do-jimny.html (Revisão do Jimny.)

    e aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ticas-185.html
    pedropedreiro
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Bob_Solar Ver Post
    Jorge, Leo e Pedro;

    Que aula!!! Muito obrigado mesmo!! Eu não sabia bem o que ponderar, mas vocês me deram excelentes contrapontos e argumentos. Não tenho dúvidas que me encaixo no perfil 2 do Leo. Até por isso, o 4Sport é minha escolha natural.

    Na verdade, sou biológo e já enfrentei estradas bem cascudas a trabalho, mas as empresas sempre fornecem Hilux ou Amarok e eu não tenho que pensar muito no consumo. Muitas vezes não sei se continuo na profissão pq gosto dela ou do 4x4 associado!!!

    Agora é mesmo achar um bom negócio na Saveiro e me aguentar até montar num jipinho!

    Pedro, quando vc critica o pós-venda das CCS, algo específico a mencionar? Pq a VW tbm é uma BOSTA!!

    ps.: o seguro da Saveiro é ridículo tbm (R$3k).

    valeu mesmo, turma! Abs
    Bob... tem alguns bons 4Sport a venda em BH... tem um que não está nem com 2mil km rodados..
    http://seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/1121159

    agora, o 4sport tem um apelo offroad maior, além apenas do visual, tem calço de 1" na suspensão, parachoques especiais (mas, não são de ferro) e os paralamas que já recebem pneu maior com facilidade.... além do snorkel. Porém um 4all faz praticamente a mesma coisa e vai no mesmos lugares... cabe pneu 215 sem nenhuma alteração... ou seja... se você não pretende preparar o jipe para trilhas (o 4sport atende melhor a esse quesito) e achar a diferença de valores expressivas... pode ir no 4all sem problemas... como disse... as diferenças estruturais que interferem na capacidade offroad não são tantas... porém existem!

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #12
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Bob... tem alguns bons 4Sport a venda em BH... tem um que não está nem com 2mil km rodados..
    http://seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/1121159

    agora, o 4sport tem um apelo offroad maior, além apenas do visual, tem calço de 1" na suspensão, parachoques especiais (mas, não são de ferro) e os paralamas que já recebem pneu maior com facilidade.... além do snorkel. Porém um 4all faz praticamente a mesma coisa e vai no mesmos lugares... cabe pneu 215 sem nenhuma alteração... ou seja... se você não pretende preparar o jipe para trilhas (o 4sport atende melhor a esse quesito) e achar a diferença de valores expressivas... pode ir no 4all sem problemas... como disse... as diferenças estruturais que interferem na capacidade offroad não são tantas... porém existem!

    abs!
    Opa!! Muito obrigado!

    Vou dar um pulo em BH em poucos dias, a dica veio muito a calhar! Obrigado pelo toque sobre o 4all, realmente a economia vale a reflexão.

    Pedro, vou estudar o tópico, obrigado!

    abs

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