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  • #1
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Olá a todos, sou cadastrado faz bastante tempo nesse fórum, e sempre tive CJ5, mas estou com 50 anos e a nossa carcaça vai ficando dura e resolvi comprar um Jimny, pois vai ser para uso diário, com um Jimny continuo com um jipe só que bem mais confortável que o CJ. O meu Jimny tem apenas 600km e estou impressionado com o carrinho, econômico e esperto no trânsito urbano. O motor achei um pouco fraco mas pelos depoimentos aqui estou com esperança de o carro se soltar mais. Outra coisa que achei sub dimensionado foi o freio, minha mulher tem um Idea e o motor e freio respondem melhor, mas não trocaria.
    Esse fim de semana fui até um sitio e choveu muito, não deu tempo de formar lamaçal, mas já batizou o carro com a laminha. Vou tentar anexar fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jimny 4Sport 2015-img_819e4631dce70edcdba28a5826dfff4c.jpg   Jimny 4Sport 2015-img_a7fb6993c173c3da5c89d311deca3aa1.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Tenho 1,80m de altura, sei que não sou um gigante mas minhas pernas ficam um pouco encolhidas, para resolver e não alterar a estrutura dos bancos e não perder a garantia acabei fazendo dois suportes aonde existem as furacões iguais as originais e os suportes são fixadas ao assoalho e novos furos foram feitos exatamente com a mesma disposição só que 6cm para trás, dessa forma consegui afastar o banco dos pedais e a diferença de conforto é muito grande, na posição original minhas pernas acabam doendo em pouco tempo dentro do carro. Usei ferro chato 1/4 x 1 1/4 assim foi possivel usar um macho de 3/8'' para fazer a rosca da nova fixação dos bancos, o parafuso original tem a rosca M10 passo 1,25 (usei 3/8 porque é o que eu já tinha de ferramenta)
    Aonde aparece a cabeça sextavada prata é o parafuso original fixando o suporte ao assoalho, a rosca nova aonde usa-se o parafuso 3/8'' para fixar o banco ao suporte está escondido pelos acabamentos originais de plástico. Segue foto.
    No caso de necessidade de reverter para o original é possível em dois ou três minutos sem deixar marcas.
    Espero ter sido útil a informação.

    Fiz também uma chapa redonda com a furação igual a da roda que vou instalar no suporte do estepe para esconder os parafusos que fixam o suporte à porta, os parafusos ficam muito à mostra e por mais que se ponha cadeado ou porcas com segredo no estepe é só o malaco usar uma chave catraca e rouba estepe e suporte tudo junto, a tinta está secando, logo posto foto. Sei que não é infalível mas dificulta a vida do cabra, sei que depois de tudo isso é só encostar o revolver e levar o carro todo.

    Um abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jimny 4Sport 2015-img_92d71197b85f2043a602bdab73518e64.jpg   Jimny 4Sport 2015-img_677b805c6d7e424e33b2effbcfc18340.jpg  

  • #3
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    Grande ideia, Maurício! As duas. Vou tentar por em prática a primeira e aguardo fotos da segunda.
    Obrigado e grande abraço!
    A.

  • #4
    Usuário Avatar de Paulo Renato Macedo
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    Citação Postado originalmente por Maurício D'Arezzo Ver Post
    Tenho 1,80m de altura, sei que não sou um gigante mas minhas pernas ficam um pouco encolhidas, para resolver e não alterar a estrutura dos bancos e não perder a garantia acabei fazendo dois suportes aonde existem as furacões iguais as originais e os suportes são fixadas ao assoalho e novos furos foram feitos exatamente com a mesma disposição só que 6cm para trás, dessa forma consegui afastar o banco dos pedais e a diferença de conforto é muito grande, na posição original minhas pernas acabam doendo em pouco tempo dentro do carro. Usei ferro chato 1/4 x 1 1/4 assim foi possivel usar um macho de 3/8'' para fazer a rosca da nova fixação dos bancos, o parafuso original tem a rosca M10 passo 1,25 (usei 3/8 porque é o que eu já tinha de ferramenta)
    Aonde aparece a cabeça sextavada prata é o parafuso original fixando o suporte ao assoalho, a rosca nova aonde usa-se o parafuso 3/8'' para fixar o banco ao suporte está escondido pelos acabamentos originais de plástico. Segue foto.
    No caso de necessidade de reverter para o original é possível em dois ou três minutos sem deixar marcas.
    Espero ter sido útil a informação.

    Fiz também uma chapa redonda com a furação igual a da roda que vou instalar no suporte do estepe para esconder os parafusos que fixam o suporte à porta, os parafusos ficam muito à mostra e por mais que se ponha cadeado ou porcas com segredo no estepe é só o malaco usar uma chave catraca e rouba estepe e suporte tudo junto, a tinta está secando, logo posto foto. Sei que não é infalível mas dificulta a vida do cabra, sei que depois de tudo isso é só encostar o revolver e levar o carro todo.

    Um abraço a todos.
    Bela solução, parabéns! Maurício vc me autoriza a postar no grupo no facebook?
    Tr4 ER 2011 | Ex - Jimny 2015 - Campeão Picerá 2017 | EX - Jimny 2010 | Ex - TR4 2010
    Grupo Jimny Brasil https://www.facebook.com/groups/jimnybrasil/

  • #5
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Citação Postado originalmente por Paulo Renato Macedo Ver Post
    Bela solução, parabéns! Maurício vc me autoriza a postar no grupo no facebook?
    Sem problema, pode divulgar.

  • #6

    Adaptação dos bancos do Jimny

    Citação Postado originalmente por Maurício D'Arezzo Ver Post
    Tenho 1,80m de altura, sei que não sou um gigante mas minhas pernas ficam um pouco encolhidas, para resolver e não alterar a estrutura dos bancos e não perder a garantia acabei fazendo dois suportes aonde existem as furacões iguais as originais e os suportes são fixadas ao assoalho e novos furos foram feitos exatamente com a mesma disposição só que 6cm para trás, dessa forma consegui afastar o banco dos pedais e a diferença de conforto é muito grande, na posição original minhas pernas acabam doendo em pouco tempo dentro do carro. Usei ferro chato 1/4 x 1 1/4 assim foi possivel usar um macho de 3/8'' para fazer a rosca da nova fixação dos bancos, o parafuso original tem a rosca M10 passo 1,25 (usei 3/8 porque é o que eu já tinha de ferramenta)
    Aonde aparece a cabeça sextavada prata é o parafuso original fixando o suporte ao assoalho, a rosca nova aonde usa-se o parafuso 3/8'' para fixar o banco ao suporte está escondido pelos acabamentos originais de plástico. Segue foto.
    No caso de necessidade de reverter para o original é possível em dois ou três minutos sem deixar marcas.
    Espero ter sido útil a informação.

    Fiz também uma chapa redonda com a furação igual a da roda que vou instalar no suporte do estepe para esconder os parafusos que fixam o suporte à porta, os parafusos ficam muito à mostra e por mais que se ponha cadeado ou porcas com segredo no estepe é só o malaco usar uma chave catraca e rouba estepe e suporte tudo junto, a tinta está secando, logo posto foto. Sei que não é infalível mas dificulta a vida do cabra, sei que depois de tudo isso é só encostar o revolver e levar o carro todo.

    Um abraço a todos.
    Parabéns Maurício!
    Gostei muito dessa adaptação. Sou um novo pretendente de um Jimny e tenho feito test drive no jipinho para me adaptar a ideia da compra. Estou mesmo propenso à compra. Tenho 1,85m e as vezes sinto-me ok, mas as vezes acho apertado e essa sua solução ficaria perfeita para mim. Abs. Samuel

  • #7
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    Mauricio boa noite, foi você que fez o extensor do trilho? Gostaria de comprar um ou ter informações onde você fez.
    José Henrique.

  • #8
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Citação Postado originalmente por jhpoubel Ver Post
    Mauricio boa noite, foi você que fez o extensor do trilho? Gostaria de comprar um ou ter informações onde você fez.
    José Henrique.
    Olá José Henrique, essas peças foram feitas aqui em casa mesmo, comprei retalhos de barra chata de ferro e eu mesmo fiz, certa vez enviei o modelo para uma fabrica de acessórios (Newtrack)e ele respondeu do interesse em fabricar e colocar à venda, não pedi nada em troca mas acredito que ele deva ter ficado receio de produzir e eu abrir algum processo já que eu nunca vi essas peças à venda no site deles.

    Mas não é complicado,com o desenho que eu postei, até fazendo um modelo em papelão e qualquer serralheiro é capaz de fabricar.

    Abs:
    Maurício.

  • #9
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Thumbs up

    Ainda tenho meu CJ5 estou vendendo com dó mas não terei aonde guardar, logo mudo para um apto.
    Anunciei aqui mas ainda não publicaram o anúncio.
    Abs.

    Álbum de Maurício D'Arezzo: Jeep willys 1961
    4X4 Brasil

  • #10
    Sou muito fã dessas mentes que desenvolvem soluções banais e obvias mas que ninguem havia pensado.

    Parabens!

    Simples, funcional e de extrema utilidade!

  • #11
    Usuário Avatar de Maurício D'Arezzo
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    Suporte

    Olá Novamente, não sou engeheiro, sou filho de serralheiro e meu pai (falecido) tinha soluções engenhosas e simples, de olhar ele trabalhar aprendi a ver as coisas de maneira mais simples e funcionais, não estou me gabando, mas essa idéia saiu assim, como posso dizer...do meu útero... hehehe!
    Sabe a história da fábrica que na linha de produção vez por outra uma embalagem saia sem o produto e eles ficavam com cara de besta na frente dos clientes, contrataram especialistas e gastaram milhões e nada era 100% e de repente um senhor, chão de fábrica, deu a idéia de colocar um ventilador ao lado da esteira, e a embalagem vazia era eliminada?

    Segue um esboço do que eu fiz, mais uma vez, não sou engenheiro, mas essa foi a solução que usei e quem quizer fazer, pode fazer que para mim ficou ótimo.

    OBS:
    1. Com o banco chegando mais para trás fica quase impossível de alguém sentar no banco traseiro, a não ser que a pessoa não tenha pernas, mas existe a possibilidade que quando for 04 pessoas, puxar o banco para frente.

    2. Tenho uma sobrinha, médica (não é criança), que tem 1,50m e ela pediu para dirigir o Jimny e puxando o banco no máximo da regulagem para frente ela quase não conseguia alcançar os pedais, então quem tiver uma esposa ou filha desprovida de altura e compartilhar o carro, essa alteração pode ser problema.

    3. Quem remover o banco vai ver que existe um pino apontado para baixo do trilho e esse entra no assoalho, acredito que deva ser para reforço na fixação pois em caso de acidente possa haver cisalhamento dos parafusos, ou pode ser apenas um pino guia para facilitar a montagem do banco na linha de produção, esse pino deve ser feito também no suporte novo e também deve prever um furo no suporte para acomodar o pino original. Por um motivo ou outro fiz tudo igual ao original.

    Abs.
    Maurício.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jimny 4Sport 2015-trilho.jpg  

  • #12
    Usuário
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    22/05/2015
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    5
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Maurício,
    Muito obrigada pelo post. Estou no mesmo dilema "pernas encolhidas x trilhos originais", no meu caso são os dois bancos.
    Tenho uma dúvida, mas pelo que percebi o teu carro é bem novo. Talvez não tenhas passado por uma revisão ainda. Me pergunto se não haveria algum problema na revisão com a concessionária... mesmo retornando ao "default" poderiam restar marcas da alteração.
    Daí levanto a pegurta se alguém já passou pela revisão preservando a garantia e se há alguma indicação para realizar o serviço no Rio de Janeiro.
    Obrigada.

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