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  • #1
    Usuário Avatar de Jacksonjf
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    Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15. Sem comentários do que ele é capaz de fazer no barro, já tirei o celta do meu cunhado do atoleiro quando estávamos indo pra casa de um amigo no ultimo feriado, com reduzida o laranjinha nem precisou se esforçar. Bom mas nem tudo está tão bem entre nós dois, o carrinho ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? Em Maio vou levá-lo para revisão de 12 meses e quero ter argumentos para discutir com o pessoal da concessionária. Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como. Abs

  • #2
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por Jacksonjf Ver Post
    Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15. Sem comentários do que ele é capaz de fazer no barro, já tirei o celta do meu cunhado do atoleiro quando estávamos indo pra casa de um amigo no ultimo feriado, com reduzida o laranjinha nem precisou se esforçar. Bom mas nem tudo está tão bem entre nós dois, o carrinho ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? Em Maio vou levá-lo para revisão de 12 meses e quero ter argumentos para discutir com o pessoal da concessionária. Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como. Abs
    Aqui tem um tópico que discute bastante isso... http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...lagens-34.html (Consumo do Jimny e regulagens)

    o consumo é uma questão mais delicada... tem muita gente com médias bem diferentes, já que existem inúmeras variáveis que afetam o consumo. Mas as suas médias não estão muito fora da realidade não.. principalmente na cidade, eu mesmo dificilmente passo dos 9 na cidade... lembrando que agora nossa gasolina contém ainda mais álcool né... o que eleve um pouco o consumo dos carros somente a gasolina. Já na estrada dá para ter médias melhores (mas não muito) mas vai das condições da estrada, se é muito sinuosa, se reduz muito para manter as velocidades e tal.. lembrando que a 120km/h com os 215 o Jimny já tá com o giro na faixa dos 4mil RPM.... sua média foi só asfalto?? ou teve estrada de terra?

    abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #3
    Usuário Avatar de Jacksonjf
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Aqui tem um tópico que discute bastante isso... http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...lagens-34.html (Consumo do Jimny e regulagens)

    o consumo é uma questão mais delicada... tem muita gente com médias bem diferentes, já que existem inúmeras variáveis que afetam o consumo. Mas as suas médias não estão muito fora da realidade não.. principalmente na cidade, eu mesmo dificilmente passo dos 9 na cidade... lembrando que agora nossa gasolina contém ainda mais álcool né... o que eleve um pouco o consumo dos carros somente a gasolina. Já na estrada dá para ter médias melhores (mas não muito) mas vai das condições da estrada, se é muito sinuosa, se reduz muito para manter as velocidades e tal.. lembrando que a 120km/h com os 215 o Jimny já tá com o giro na faixa dos 4mil RPM.... sua média foi só asfalto?? ou teve estrada de terra?

    abs!!
    jorgeffn,

    essa média na estrada foi somente rodovia asfaltada, com ar ligado 100% do tempo. Nossa gasolina realmente não está ajudando em nada...

    abs,

  • #4
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    Com a gasolina disponível , rendimento x km acabou. Desempenho melhor com custo maior só ,Podium. Custo menor com desempenho pior , todas as aditivadas. É cruel mais é assim.
    Citação Postado originalmente por Jacksonjf Ver Post
    jorgeffn,

    essa média na estrada foi somente rodovia asfaltada, com ar ligado 100% do tempo. Nossa gasolina realmente não está ajudando em nada...

    abs,

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Jacksonjf Ver Post
    Tudo bem pessoal?! Não sei se cabe o assunto nesse tópico, mas estou um pouco preocupado com o consumo do meu jimny e gostaria de algumas opiniões/dicas. O carrinho é show, estou adorando, estou com ele dois meses peguei ele com 5.600 km e hoje ele está com 7400 km, é um 4 sport 14/15 c/ MUD 215/75/R15.
    Lembre também que com pneu 215 o hodômetro marca uma distância percorrida menor do que com pneus originais e isso faz com que o carro "pareça" estar bebendo mais.

    E o mais interessante é que, como todo carro de fábrica sempre tem o velocímetro propositalmente marcando mais do que a velocidade real, na realidade quem marca "certo" é o carro com pneus maiores.

    Resultado, todos os carros originais de fábrica induzem a uma medição de consumo subestimada, isto é, vão parecer gastar menos combustível do que na realidade.

    E quanto maior fôr o diâmetro do pneu, maior será a distância percorrida, mas como o velocímetro/hodômetro não são ajustados à nova realidade, vão marcar para menos e o consumo parecerá maior.

    Eu tive essa mesma impressão quando saí de um Picasso para o Jimny HR com AT 215

  • #6
    Usuário Avatar de PPaulo
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    Citação Postado originalmente por OsmanGioia Ver Post
    E o mais interessante é que, como todo carro de fábrica sempre tem o velocímetro propositalmente marcando mais do que a velocidade real, na realidade quem marca "certo" é o carro com pneus maiores.

    Resultado, todos os carros originais de fábrica induzem a uma medição de consumo subestimada, isto é, vão parecer gastar menos combustível do que na realidade.
    Realmente a maioria dos carros apresenta erro para menos na marcação do velocímetro mas não no hodômetro, ou seja a velocidade apontada é menor mas a quilometragem marcada é real.
    No caso do Jimny com pneus 215 a marcação de velocidade passa a ser real e a quilometragem menor em 5% e portanto para cálculo de consumo esse erro deve ser levado em conta.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por PPaulo Ver Post
    Realmente a maioria dos carros apresenta erro para menos na marcação do velocímetro mas não no hodômetro, ou seja a velocidade apontada é menor mas a quilometragem marcada é real.
    No caso do Jimny com pneus 215 a marcação de velocidade passa a ser real e a quilometragem menor em 5% e portanto para cálculo de consumo esse erro deve ser levado em conta.
    Obrigado por "consertar"o meu post. Peço desculpas, pois da forma como coloquei, a informação sobre o hodometro ficou errada.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Jacksonjf Ver Post
    ...o carrinho (um 4Sport 14/15 c/MUD 215/75/R15) ta bebendo bastante, na estrada não consegui nada melhor que 9km/l teve um abastecimento que ficou em 8,65 km/l andando 110/120 km/h. Na cidade ta complicado, médias entre 8,5 a 8,8 km/l com ar cond off 100% do tempo. Acham isso normal? ... Aproveitando, quando passo mais rápido em quebra molas ou algum desnível de asfalto tenho sentido uma pancada na direção, já li alguns comentários que é possível reduzir, gostaria de saber como.
    Acho que o consumo do seu Jimny na cidade está normal, mas na estrada, se for asfaltada, está meio baixo. Com duas pessoas a bordo, consigo fazer cerca de 11km/l com o meu, que é igual ao seu. Uso gasolina aditivada, 23 libras nos pneus e não passo de 120km/h, com ar condicionado ligado direto. Para calcular o consumo, multiplico a quilometragem indicada no hodômetro por 1,053 por causa do acréscimo de distância percorrida gerado pelos pneus MUD. Às vezes, também ouço esse estalo na direção, que é provocado pelo encaixe da mola, que distende e volta (veja explicação no vídeo abaixo entre 5:20 e 5:30):


    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Jacksonjf
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    Citação Postado originalmente por Barros Ver Post
    Acho que o consumo do seu Jimny na cidade está normal, mas na estrada, se for asfaltada, está meio baixo. Com duas pessoas a bordo, consigo fazer cerca de 11km/l com o meu, que é igual ao seu. Uso gasolina aditivada, 23 libras nos pneus e não passo de 120km/h, com ar condicionado ligado direto. Para calcular o consumo, multiplico a quilometragem indicada no hodômetro por 1,053 por causa do acréscimo de distância percorrida gerado pelos pneus MUD. Às vezes, também ouço esse estalo na direção, que é provocado pelo encaixe da mola, que distende e volta (veja explicação no vídeo abaixo entre 5:20 e 5:30):


    Barros se eu aplicar esse fator, o consumo vai pra 9,05 km/litro aí melhora pra consumo urbano, porém sem ar cond. 100% do tempo e trânsito leve. O consumo na rodovia continua baixo mesmo aplicando o fator, vai pra 9,47 km/litro, 100% asfalto e ar ligado. Quanto ao estalo, esse do vídeo eu nem ouço, o problema mesmo é uma pancada seca, até minha esposa no carona reclama. Sempre quando passo em quebra molas ou algo parecido no asfalto da esse "soco". To achando estranho, pois tem relatos de pessoas que até pulam quebra molas com jimny, se eu tentar fazer isso vai quebrar alguma coisa...rsrsr

  • #10
    Usuário Avatar de Jacksonjf
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    Pessoal,
    abusando da boa vontade de vcs, os vidros dianteiros (portas) do meu jimny estão vibrando muito, só não vidra totalmente fechado ou totalmente aberto, se eu abrir uns dois dedos já vibra muito e nem precisa estrada de terra. Isso tem solução?

    Abs,

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Jacksonjf Ver Post
    Pessoal,
    abusando da boa vontade de vcs, os vidros dianteiros (portas) do meu jimny estão vibrando muito, só não vidra totalmente fechado ou totalmente aberto, se eu abrir uns dois dedos já vibra muito e nem precisa estrada de terra. Isso tem solução?

    Abs,
    Parece que vibra mesmo, uns mais, outros menos.

  • #12
    Usuário Avatar de leo_queiroz
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    Pra mim essa questão do consumo do Jimny é delicada também... Eu considero o meu 4sport 2015 MUD 215/75 muito beberrão.

    Confesso que não sou o cara mais tranquilo do mundo na relação embreagem/acelerador, mas já tentei dirigi-lo de todas as formas possíveis, e nunca passei de 9 km/l na cidade (a média é uns 8,5) e 11 na estrada (a média é 10,5). Pra mim é inimaginável fazer médias de 13, 14 km/l na estrada, como alguns narram. Penso que com pneus MUD, maiores e mais aderentes, deve ser IMPOSSÍVEL chegar nessas médias. Já tentei de tudo: acelerar menos, reduzir antes da subida para não ter que esgoelar, prestar atenção na troca de marchas, não passar de 105 km/h etc.. E nada! Nunca, nunca passei de 11 na estrada.

    O frustrante é justamente a média na estrada ser tão próxima da média na cidade.. e quanto a essa gasolina sem vergonha desse gov fdp atual, realmente não ajuda...

    Muito frustrante também é quando eu vou para a cidade da minha mãe, eu de Jimny e meu cunhado de Fusion titanium turbo. Eu a 90/100 km/h, com consumo de 10,5 km/l, ele a 140 km/h na nave, com consumo de 9,5 km/l!! É f*&%$!!!

    Penso que a "culpa" é realmente dos pneus. Mas no fim das contas vale a pena, pq me sinto muito mais seguro com eles na terra, e a aparência do jipinho fica bem mais legal também! É o preço a se pagar, penso eu...

    Alguém consegue médias muito melhores que essas com pneus MUD 215??

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