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  • #1
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    Salve turma, tudo bem?

    Estou namorando um Jimny 4Sport para comprar e amanha irei fazer um test-drive e quem sabe fechar negócio.

    Olhando o tópico, já vi que o filtro do ar não tem, sendo assim, algum outro ponto que eu deva prestar atenção? Qual é o valor das revisões?

    Abraços,
    Rodrigo.

  • #2
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por RodrigoPaixao Ver Post
    Salve turma, tudo bem?

    Estou namorando um Jimny 4Sport para comprar e amanha irei fazer um test-drive e quem sabe fechar negócio.

    Olhando o tópico, já vi que o filtro do ar não tem, sendo assim, algum outro ponto que eu deva prestar atenção? Qual é o valor das revisões?

    Abraços,
    Rodrigo.
    Rodrigo, o Jimny não vem com filtro de ar condicionado.......

    no site da Suzuki tem uma tabela com o valor das revisões programadas....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #3
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    Olá pessoal.
    Finalmente, depois de esperar por quase 1 mês, retirei quinta-feira passada da css o meu Jimny 4Sport.
    Ao sair com ele a noite neste final de semana notei que a iluminação noturna das teclas do rádio (clarion) não está funcionando. Antes de eu ir à css resolver isto gostaria da ajuda de vcs no sentido de me informar se isto realmente é um defeito do rádio ou o mesmo não possui iluminação noturna.
    Abraço a todos.
    Nelson

  • #4
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por NEL5ON Ver Post
    Olá pessoal.
    Finalmente, depois de esperar por quase 1 mês, retirei quinta-feira passada da css o meu Jimny 4Sport.
    Ao sair com ele a noite neste final de semana notei que a iluminação noturna das teclas do rádio (clarion) não está funcionando. Antes de eu ir à css resolver isto gostaria da ajuda de vcs no sentido de me informar se isto realmente é um defeito do rádio ou o mesmo não possui iluminação noturna.
    Abraço a todos.
    Nelson
    Nelson, o rádio não acende nada?? porque ele tem iluminação sim... vermelha.....

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Nelson, o rádio não acende nada?? porque ele tem iluminação sim... vermelha.....

    abs!

    Olá Jorge.

    O visor digital acende (vide foto em anexo). O que ele não tem é a iluminação noturna das teclas quando ligamos a lanterna ou farol. E é isso que estou em dúvida: o rádio tem ou não iluminação noturna da teclas?


    Jimny 4Sport 2015-radio_jimny-1-.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por NEL5ON Ver Post
    Olá Jorge.

    O visor digital acende (vide foto em anexo). O que ele não tem é a iluminação noturna das teclas quando ligamos a lanterna ou farol. E é isso que estou em dúvida: o rádio tem ou não iluminação noturna da teclas?


    Jimny 4Sport 2015-radio_jimny-1-.jpg
    Nelson, tem sim, ali no botão de volume, por exemplo, tem uma luz vermelha, a mais visível até.... hoje quando tiver indo embora para casa tiro uma foto e coloca aqui para você comparar...

    abs!!!
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  • #7
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Nelson, tem sim, ali no botão de volume, por exemplo, tem uma luz vermelha, a mais visível até.... hoje quando tiver indo embora para casa tiro uma foto e coloca aqui para você comparar...

    abs!!!
    Nelson, segue a foto!

    Jimny 4Sport 2015-dsc03400.jpg



    abs!!!
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  • #8
    Usuário Avatar de J Carlos
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    Observei que o snorkel do 4Sport não tem dreno, é isso mesmo ?
    José Carlos
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por J Carlos Ver Post
    Observei que o snorkel do 4Sport não tem dreno, é isso mesmo ?
    Também tinha reparado isto no meu.
    Mas ao abrir a caixa do filtro de ar entendi pq não tem.

    Observe que o ar entra na caixa de ar, onde está o filtro, por baixo, vindo do snorkel ou não (4all), passa pelo filtro e é aspirado pelo motor por cima.

    No fundo da caixa de ar tem um pequeno furo que permite que a água que entre na caixa de ar saia gotejando por aí.

    Outra coisa, na teoria a entrada do snorkel, voltada para trás, faz DIMINUIR a massa de ar aspirada pelo motor com o aumento da velocidade. De certa forma é uma destomada de ar... Contrária, por exemplo, as da Fórmula 1. Tudo bem que o sensor MAP acusa isso e compensa a injeção de combustível.
    Então, teoricamente, o 4Sport é mais econômico e de menor desempenho do que outros sem snorkel.
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #10
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    Sassagudo,

    na instalação do meu snorkel (OGZ) nos tampamos esse furo com silicone, seguindo uma recomendação de alguns amigos daqui do fórum, pois poderia entrar água por ali.

    Poderia me explicar melhor a questão do consumo? No meu tenho a impressão que está consumindo mais... E as n discussões que já li aqui não chegaram a uma conclusão se consome mais ou menos....

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Também tinha reparado isto no meu.
    Mas ao abrir a caixa do filtro de ar entendi pq não tem.

    Observe que o ar entra na caixa de ar, onde está o filtro, por baixo, vindo do snorkel ou não (4all), passa pelo filtro e é aspirado pelo motor por cima.

    No fundo da caixa de ar tem um pequeno furo que permite que a água que entre na caixa de ar saia gotejando por aí.

    Outra coisa, na teoria a entrada do snorkel, voltada para trás, faz DIMINUIR a massa de ar aspirada pelo motor com o aumento da velocidade. De certa forma é uma destomada de ar... Contrária, por exemplo, as da Fórmula 1. Tudo bem que o sensor MAP acusa isso e compensa a injeção de combustível.
    Então, teoricamente, o 4Sport é mais econômico e de menor desempenho do que outros sem snorkel.

  • #11
    Usuário Avatar de J Carlos
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    Vou verificar esse furo na caixa. Em relação ao consumo ainda não sei estou no 1° tanque do 4Sport. O meu HR ficava entre Km/l 8,5 e 9,0 na cidade com ar, se conseguir essa mesma média com pneu MTR tá bom.
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

  • #12
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    Citação Postado originalmente por J Carlos Ver Post
    Vou verificar esse furo na caixa. Em relação ao consumo ainda não sei estou no 1° tanque do 4Sport. O meu HR ficava entre Km/l 8,5 e 9,0 na cidade com ar, se conseguir essa mesma média com pneu MTR tá bom.
    Citação Postado originalmente por jimyjimy Ver Post
    Sassagudo,

    na instalação do meu snorkel (OGZ) nos tampamos esse furo com silicone, seguindo uma recomendação de alguns amigos daqui do fórum, pois poderia entrar água por ali.

    Poderia me explicar melhor a questão do consumo? No meu tenho a impressão que está consumindo mais... E as n discussões que já li aqui não chegaram a uma conclusão se consome mais ou menos....
    Olá.

    Quanto a questão de consumo é só em teoria... A diferença para menos será tão pequena que as variações de marca de gasolina, vento, diferenças de modo de dirigir, etc., mascaram tudo...

    Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.

    Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.

    Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...

    Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...

    Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...

    Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...

    Boa semana a todos!!
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