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  • #397
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    14/08/2010
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    Saudações! Pois é Matos, estou bem satisfeito com o rendimento da viatura .... acabamos (eu e patroa) de rodar 6.300 km (Chui-RS X Santarém-PA) ... só alegria!!! Combustível, calibragem dos pneus e água no reservatório de água .... únicas preocupações !!!!

    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    é Fabio , seus valores batem com minhas medições. dizem que na europa com a gasolina de lá ele chega a fazer 15kl por litro.
    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

  • #398
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    14/08/2010
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    Saudações!! Sei que no Uruguai a viatura teve rendimentos um pouco melhores abastecendo com a SUPER, ...., único porém, paguei pelo litro algo como R$ 5,20.... ....
    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

  • #399
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    18/09/2011
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    Osman,
    chego a mesma conclusão! Acho que a Suzuki devia fazer um recall de placa de calibragem dos HR, e acho que não deve ter feito pq deve ter tido gente capotando por ai. Os meus Scorpions estão com 50mil, ligeiramente mis gastos no meio, escamados, mas já passei uns aperreios escrotos. passei a usar 26 e o carro melhorou sensivelmente. Agora estou "testando" 24, mas gostaria que a Suzuki tivesse a dignidade de se posicionar sobre isso.

  • #400
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    30/05/2015
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    Bom dia à todos,

    Andei vendo este tópico e como já coloquei uma tabela de consumo da viagem que fiz de Recife até SJC, segue o link para o pessoal avaliar os dados.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-jimny-10.html (Infeliz dono de um Jimny)
    Como disse, ele estava pra lá de carregado, e a pressão nos pneus estava conforme a etiqueta na porta: 23 na frente e 29 na traseira.
    Ar ligado 90% do percurso e uma velocidade média de 80 a 100Km/h; muita chuva em vários trechos e a estrada bastante tumultuada em outros.
    Abraços

  • #401
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    Pessoal, segue uma reportagem muito interessante sobre características que impactam o consumo de 4x4s.

    http://www.4wdaction.com.au/articles...r-fuel-economy

    O que mais achei interessante foi a redução do consumo com a instalação do snorkel. De fato, os fóruns gringos discutem muito se o snorkel reduzem ou não o consumo, enquanto o que encontramos na língua portuguesa é se o snorkel aumenta ou não o consumo.

    Também considerei interessante o aumento do consumo simplesmente por fazer um lift de 2". Pensei que o impacto disso seria o mínimo.


    O que acham?
    abracos

  • #402
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    Citação Postado originalmente por jimyjimy Ver Post

    ...

    O que mais achei interessante foi a redução do consumo com a instalação do snorkel. De fato, os fóruns gringos discutem muito se o snorkel reduzem ou não o consumo, enquanto o que encontramos na língua portuguesa é se o snorkel aumenta ou não o consumo.

    Também considerei interessante o aumento do consumo simplesmente por fazer um lift de 2". Pensei que o impacto disso seria o mínimo.


    O que acham?
    abracos
    Olá.

    Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, como nossos Jimny, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.

    Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.

    Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...

    Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...

    Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...

    Gostaria até de trocar idéias com colegas sobre o preparo do motor. Alguém conhece algo? No eBay só achei para o Jimny 1.5 diesel (motor Peugeot se não me engano...)

    Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...

    Bom fim de semana a todos!!
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão como uma caixa, amarelo correios e chega em qualquer lugar...)

  • #403
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    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Olá.

    .

    Gostaria até de trocar idéias com colegas sobre o preparo do motor. Alguém conhece algo? No eBay só achei para o Jimny 1.5 diesel (motor Peugeot se não me engano...)


    Opa...

    aqui tem uma discussão a respeito: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-do-jimny.html (Preparação em motor do JIMNY)


    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #404
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    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Jimny modelo LEGO vulgo SEDEX (quadradão, parecendo uma caixa, amarelo correios e dizem que chega em qualquer lugar...)
    O apelido do seu Jimny é perfeito!
    Jimny 4Sport 2015 c/pneus BF Mud Terrain 215/75 R15

  • #405
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    Citação Postado originalmente por Barros Ver Post
    O apelido do seu Jimny é perfeito!
    Só corrigiria o "dizem que chega..."...... ele realmente chega em qualquer lugar... heheheheheh

    abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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  • #406
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    Olá Sassagudo! Aguardo ansiosamente sua pesquisa do snorkel! Acho que será a conclusão definitiva desse problema.

    Você já teve a oportunidade de ver a entrada de ar dos Jimnys sem snorkel? O tubo fica debaixo do capô (obviamente) mas com a boca virada pra baixo. Depois de sugar o ar, ele passa por uma peça embaixo do paralamas meio bizarra, com um tipo de um rabo, até chegar à caixa de ar. Você não acha que essa configuração também tem esse efeito relatado por você no snorkel? Além disso, o fato de sugar um ar mais quente do que o snorkel, também não seria um ponto negativo?

    O meu snorkel não veio de fábrica e na instalação tive que tirar a peça anterior de tomada de ar. Como é o seu? Poderia postar uma foto? Eu só conseguiria fazer isso que você vai fazer no seu tirando o snorkel e reinstalando essa peça.

    Citação Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Olá.

    Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, como nossos Jimny, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.

    Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.

    Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...

    Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...

    Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...

    Gostaria até de trocar idéias com colegas sobre o preparo do motor. Alguém conhece algo? No eBay só achei para o Jimny 1.5 diesel (motor Peugeot se não me engano...)

    Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...

    Bom fim de semana a todos!!

  • #407
    Usuário Avatar de NelsonB
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    Pòs venda Suzuki tem a mesma qualidade do Jimny

    Prezados, atualizo minha mensagem anterior.
    recebi um adesivo atualizado de calibragem da Suzuki além de uma atenção especial relativo a alguns problemas relatados em outros tópicos.
    Meu HR vai longe!

    Nelson Brügger



    Citação Postado originalmente por NelsonB Ver Post
    Osman,
    chego a mesma conclusão! Acho que a Suzuki devia fazer um recall de placa de calibragem dos HR, e acho que não deve ter feito pq deve ter tido gente capotando por ai. Os meus Scorpions estão com 50mil, ligeiramente mis gastos no meio, escamados, mas já passei uns aperreios escrotos. passei a usar 26 e o carro melhorou sensivelmente. Agora estou "testando" 24, mas gostaria que a Suzuki tivesse a dignidade de se posicionar sobre isso.
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

  • #408
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    QUanto ao Snorkel,

    alguém já instalou o snorkel Safari, que fica virado para frente (e para baixo) e que tem uns furos para escoamento de H2O da Chuva? Como ficou o consumo?
    braços



    Citação Postado originalmente por jimyjimy Ver Post
    Olá Sassagudo! Aguardo ansiosamente sua pesquisa do snorkel! Acho que será a conclusão definitiva desse problema.

    Você já teve a oportunidade de ver a entrada de ar dos Jimnys sem snorkel? O tubo fica debaixo do capô (obviamente) mas com a boca virada pra baixo. Depois de sugar o ar, ele passa por uma peça embaixo do paralamas meio bizarra, com um tipo de um rabo, até chegar à caixa de ar. Você não acha que essa configuração também tem esse efeito relatado por você no snorkel? Além disso, o fato de sugar um ar mais quente do que o snorkel, também não seria um ponto negativo?

    O meu snorkel não veio de fábrica e na instalação tive que tirar a peça anterior de tomada de ar. Como é o seu? Poderia postar uma foto? Eu só conseguiria fazer isso que você vai fazer no seu tirando o snorkel e reinstalando essa peça.
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

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