Sem problema, pode divulgar.
Versão Imprimível
Conforme havia prometido... para dificultar o roubo do estepe fiz essa traquitana tupiniquim, não sei se vai funcionar mas acredito que dificulte e muito, na minha casa apesar de eu ter seguro residencial fiz umas traquitanas na porta de entrada para reforço da fechadura/porta/batente que aprendi com meu pai, minha vizinha que viu a tentativa de furto e ligou 190 disse que era um com um pé de cabra e mais 03 indivíduos chutando a porta e não conseguiram entrar, tudo bem que acabaram com a porta e o batente e tive que trocar, mas de qualquer forma o prejuízo eu já tinha mesmo, pelo meno eles não ficaram com o lucro.
O ideal seria que a parte traseira do suporte fosse fechado, poderia soldar essa chapa redonda ou ainda rebitar (não com rebite POP, com rebite de ferro de serralheria) mas fiquei com dó de estragar a pintura novinha.
A coisa é bem simples, é somente uma chapa grossa para não ser possível o cabra dobrar, ela deve ter de 28 a 30cm e com a furação igual à roda, a minha tem 28cm porque comprei no ferro velho Mexicano na av Eliseu de Almeida - SP - SP e já estava nesse tamanho e evitei a fadiga.
Ela fica posicionada entre o estepe e o suporte, fica solta mesmo sem fixação, a função é apenas dificultar o acesso aos parafusos que fixam o suporte à porta traseira, os parafusos são muito expostos e acredito que com um pouco mais de tempo e uma chave catraca e a junta universal eles podem roubar todo o conjunto pneu+suporte.
O que impede de que essa chapa seja removida é a utilização de uma porca com segredo e de um ou dois pinos com cadeado virado para a parte de dentro.
Primeiro coloco a chapa redonda, depois coloco os pinos com a cabeça lisa do lado de fora e os cadeados para dentro e por dentro do suporte tem uma chapa retangular fazendo um sanduiche, pois o cadeado vai ficar solto sem ter um anteparo de fixação (por esse motivo que se a parte traseira do suporte fosse fechada seria melhor e não seria necessária essa segunda chapa). Depois do cadeado colocado aperto as duas porcas originais e a porca com segredo (se as porcas forem apertadas antes da colocação do cadeado a mão não cabe lá trás), com isso não existe espaço para o infeliz michar o cadeado ou bater com algum martelo.
Qualquer dúvida podem perguntar.
Caso queiram podem divulgar no Facebook também.
Abs.
Maurício.
Maurício,
valeu por compartilhar sua idéia. Solução simples e funcional. Gostei muito!!
Marcus
Pessoal, estou querendo comprar um jeep 4x4. Por enquanto na dúvida entre um Vitara 1995-2000 Metal Top, Grand Vitara 1995-2000 3P 2.0 e Jimnys.
Por favor, alguem poderia me dizer a possível configuração do Jimny abaixo? O pneu é 235 ou 245? Essa parte debaixo (cor única), tem modelo vendendo aqui no Brasil, qual seria?
Anexo 488958
abs
Olá pessoal, gostaria de saber se alguém tem uma solução de como proteger o radiador do Jimny?
O protetor dianteiro da Newtrack é lixo, dobrei dois como papelão em uma laminha de nada.
Olhando por baixo do Jimny, dá pra ver como é exposto,e frágil aquele plástico inferior do radiador.Quebrei o meu em um morrinho e tive que trocar o radiador.Não encontrei protetor dianteiro na Jimnybits, ondo já comprei outras peça.
Desde já obrigado.
PS:razz:rocuro protetor compatível com 4sport 2015
Olá pessoal! Sou novo no Fórum, mas já li quase todos os tópicos sobre o Jimny. Confesso que estou impressionado com o envolvimento e grau de satisfação dos proprietários do "pequeno notável". Há pouco tempo iniciei algumas pesquisas, inicialmente motivado pelo apelo comercial mesmo, contudo, através de vocês, descobri que ele é muito mais do que as próprias CSS conseguem divulgar a respeito. Nunca fui proprietário de um 4X4 e, desde o ano passado estou sem veículo, pois, infelizmente fui roubado e fiquei literalmente "a pé". Outro dia fui à CSS fazer um test drive, de tanto ler vocês, sabia mais sobre o carro do que o próprio vendedor. O Jimny despertou o meu interesse e não tenho dúvida alguma, eu quero um! Porém, na prática, o mundo off road, para mim, é totalmente desconhecido e, o corre corre do dia a dia nunca me deixou enxergar a real alegria de um 4x4. Depois de ler quase todos os posts de vocês, encontrei, em cada palavra escrita, a satisfação, e me senti uma criança também. Em breve, se Deus permitir, serei mais um feliz proprietário do Jimny. Parabéns a todos vocês, pela união, pela alegria e pelo sucesso da escolha do carro certo! Fico muito feliz de ter encontrado o local certo para tirar todas as minhas dúvidas e dividir as experiencias. Espero que seja logo... Abçs e sucesso nas aventuras!
Rafuandrade,
Faço minha as tuas palavras! Muita informação útil por aqui, obrigado a todos!
Aproveito meu primeiro post para pedir uma opinião:
Estou de olho em um Jimny 4Sport usado (2014 / 5k rodados) que custa R$58k (ainda vai rolar o choro, claro).
Mas também me despertou o interesse por esse Samurai aqui http://goo.gl/Zao7Ot
A pergunta é: tiro a mão do bolso e invisto numa viatura nova que me dê menos trabalho para manter ou economizo uns trocados e encaro o Samuka?
Desde já, muito obrigado!
Caro eduardomarquess, obrigado!
Show esse Samurai que você está olhando. Está, aparentemente, em excelentes condições. Se tiver um mecânico de confiança, vale a pena dar uma olhada, pode ser uma ótima aquisição. Sem falar na economia...
Contudo, acho que nada se compara ao prazer de personalizar o jipe ao seu estilo...
Difícil escolha. Boa sorte!
Abraço!
Bom dia a todos!
Recentemente eu fiz o que posso chamar de primeira trilha de verdade com o meu Jimny 4sport 15, e posso dizer que realmente eu me surpreendi com o jipinho!
Até então, eu só tinha enfrentado estradas de terra comuns e atoleiros pequenos.
Passei o carnaval na Serra da Canastra, e a estrada dentro do parque nacional está muuuito precária, com pedras, valas e atoleiros enormes e intermináveis.
Fiquei impressionado com o desempenho do jipe nas pedras. O entre eixos curto e as dimensões reduzidas do Jimny realmente fazem muita diferença. Ele passa em lugares "encardidos", sem NENHUMA dificuldade. Nem precisei usar a reduzida!
Só em trechos muito úmidos, com terra dura e batida, onde se forma aquele espelho fino de lama e água, é que eu passei um pouquinho de aperto com o carro sambando em poucos momentos, porque eu estava com calibragem errada. Na próxima situação dessas vou colocar 20 psi para o pneu mud scorpion MTR grudar mais no chão.
De resto, só alegria!
Fora esse feedback, queria a opinião de vocês sobre dois pontos: alinhamento/balanceamento e troca de óleo:
1) A garantia da SUZUKI apenas RECOMENDA a troca de óleo a cada 5.000 km. Na revisão dos 10.000 a troca de óleo é feita, e é essa a essencial para a garantia.
Visando seguir a RECOMENDAÇÃO (não exigência!) do fabricante, eu fui trocar o óleo aos 5.000, pelo semi-sintético da Mobil (o mesmo utilizado na concessionária).
Troquei na ZIP Lube, que é uma franquia de muita qualidade no setor.
Ocorre que os técnicos me disseram que esse óleo é feito para rodar 10.000 km, e que a recomendação de 5.000 é extremamente preventiva, indicada somente para uso muito severo.
Qual a opinião de vocês a respeito? Vocês trocam a cada 5.000?
O Jimny é o meu daily car, e eu rodo 80% em asfalto e 20% off road.
2) Sobre o alinhamento/balanceamento e rodízio, por precaução, eu fiz aos 5.000 km também, em um local com experiência off road aqui em Ribeirão Preto/SP. Mas mais uma vez o técnico me disse que 10.000 km seria suficiente para manter os pneus.
Qual a opinião de vocês a respeito? Alinhamento/balanceamento e rodízio aos 5 ou aos 10k?
Eu prefiro ser conservador nesse quesito, porque pretendo fazer esses pneus mud scorpion MTR que eu uso durarem bastante, entre 50 a 60 k, se tudo der certo! E eu realmente espero que dê, porque quando eu for trocar eu gostaria de manter os pneus MUD, e não ter que trocar para um ATR por conta de desgaste prematuro dos MTR devido ao meu uso predominantemente urbano.
Valeu quem puder ajudar!
Abraço
Léo
Léo.... bom que está curtindo bem o jipinho!
sobre a troca de óleo, eu troco do meu a cada 5mil.... conversando com meu mecânico, ele disse que como não faz mal trocar antes da hora.... não custa trocar... que um dia o motor pode agradecer esse cuidado a mais!
o alinhamento depende né.... as vezes ao rodar muito em estradas de terra e trilhas é melhor fazer com mais frequência, creio que com 5mil é uma boa Km.... e o alinhamento e balanceamento dá para você sentir pelo comportamento do carro né.... creio que não é exagero fazer esses serviços com 5 mil km
abs!