Postado originalmente por
Chuva
Ola Juliano!!!
Concordo com tudo que disse e realmente o aumento não foi o prometido de 15 a 20%, foram em torno de 5%.
O preço é esse mesmo, infelizmente, mas paguei pra ver, já que eu não tinha outros parâmetros como esse seu.
Não vou dizer que realmente vale a pena pelo custo x benefício, mas sinceramente fiquei satisfeito. De qquer forma agradeço muito o seu feedback e experiência, já que é mais um tópico do carro que estou aprendendo.
Aprendi que esse básico de uso de outra tabela de parâmetros via chip paralelo ajuda o carro a deslanchar melhor. Claro que o filtro de ar eu vou por tb (vi um a óleo de R$ 325 lavável que deixa mais ar passar... acho q vai ser esse, + uns 2 cvs), mas o escape eu não vou mexer. Tá tudo original embaixo do carro e esses carros japa o escape duram muito.
O interessante desse chip, pelo menos esse em específico, é a abertura do motor da Tracker antes dos 3k giros. Depois disso o carro continua igual. Na estrada, acima de 80 percebo que se acelerar em 4a. o motor responde um pouco melhor. Acredito que se estivesse com os pneus de tamanho originais e se grudar tanto no asfalto (to com os mud) o carro poderia deslanchar melhor, mas só testando na prática mesmo.
Andei com o carro uns dias e depois de um tempo vc não sente mais o efeito benéfico do brinquedo. Demora mais de um dia andando com o carro para o chip "aprender" como os parâmetros melhor funcionariam com o tipo de carro e pé do motorista -não é imediato, no primeiro dia não percebi nada. Um dia atrás ao sair de casa de manhã é que senti o bichinho mais esperto. É aquela velha história: só percebemos o que ganhamos quando perdemos. Tudo que é benéfico é absorvido sem percepção.
Dai ontem no final da tarde eu retirei o chip e senti o carro na sua originalidade novamente: que deprimente.
Enfim, a melhora não é grande mas o carro fica sim mais esperto. Talvez se esse carro tivesse originalmente 130cs ao invés de 128 já mudaria muito. Minha intenção é não ver mais a xoxidão desse carro nas subidas acelerando e morrendo na praia ao se tentar passar um obstáculo (o motor cheio se esvazia muito rápido na subida). Não dá para chavear entre carro normal x carro chipado pq a central do carro demora uns 5 min pra acordar pra vida depois que o chip é retirado.
Essa na verdade era minha grande dúvida: se algum chip iria "conversar" com a central original, já que esse carro é chato pra falar via obdII.
Seguem algumas fotos de mais esse capítulo: