Trata-se de um carro 0km e não deveria apresentar ruídos. E além do mais, bem lembrado por você, o Jimny foi projetado para isto. E se em carros “normais” não apresenta estes tipos de problemas, não é no Jimny que deveria aparecer. Muitos pensam como você, inclusive eu. Afinal, comprei o carro pensando na durabilidade e confiabilidade da Suzuki e para ter tranquilidade nas minhas idas e vindas às cachoeiras e demais lugares com difícil acesso. Quero um carro que dure e que não me impeça de ir em determinados lugares quando o tempo estiver chovendo. Daí a minha opção pelo Jimny. E tenho certeza que estou fazendo a melhor opção.
Bom, vamos lá; entrei em contato com um representante da Suzuki. Abaixo minha indagação:
Xxxxxxxx,
Estou lendo bastante sobre o Jimny, inclusive sobre a sua produção aqui no Brasil. Li uma reportagem no qual estava escrito que a produção do Jimny está sendo feita em Catalão, na planta da Mitsubishi e finalizando na planta Suzuki em Itumbiara. Digo, o carro era ou é montado em Catalão e finalizado o acabamento (revestimento, painel, bancos, acabamento no geral) em Itumbiara na planta Suzuki. A reportagem foi veiculada pela Folha de São Paulo no mês de fevereiro desse ano.
Estava conversando com algumas pessoas e alguns acreditam que a produção já está sendo 100% na planta Suzuki em Itumbiara. Enquanto que eu acredito que ainda continua, digamos 50% em Catalão na planta Mitsubishi e 50% (acabamento) em Itumbiara na planta Suzuki.
Você sabe se o carro já tem produção 100% em Itumbiara na planta da Suzuki? E se sim, a partir de que mês teve início de produção 100% lá.
É uma curiosidade minha, mas, gosto de ter conhecimento sobre tudo, no que diz respeito, daquilo que estou adquirindo.
Mais uma vez, agradeço toda a atenção dada e aguardo uma resposta.
Em seguida, posto a resposta que obtive do Representante Suzuki
Bom dia Rogerio!
O negocio é o seguinte, na realidade 65% das peças é Brasil, para fidelizar o produto como nacional, o resto como motor, chassi, caixa diferencial e caixa de transmissão vem do Japão.
A fabrica da SUZUKI em Itumbiara já esta pronta e funcionando normalmente, o que está acontecendo é que só o inicio da montagem do Jimny é em Catalão e o restante é em Itumbiara.
O que até o final do ano vai estar tudo centralizado em Itumbiara.
Só pra você entender, a SUZUKI e a MITSUBISHI, pertencem ao mesmo grupo que é o SOUZA RAMOS. Para efeito de ganho de tempo, rapidez e custo, está sendo feito assim.
Abraços,
Xxxxxxxx
O que eu entendo disso,
Entendo que o início da montagem falado no e-mail, é o chassi, suspensão, barras estabilizadoras e facões. Motor e caixas de transmissão e transferência, sistema de freio. Tudo isso é montado em Catalão, na Planta Mitsubishi. Já Carroceria, bancos, forros em gerais, painel, portas e acabamentos, sistema de som, chicote, rodas e demais partes periféricas do motor, como radiador, alternador e afins, são montados em Itumbiara. Acredito ainda que, somente quando for planejado a montagem dos airbags duplos e sistema ABS é que toda a montagem será em Itumbiara. Porque penso assim? Porque ganha-se em logística por enquanto, já que vários componentes dos Mitsubishi são também importados. E pode ser que, uma das linhas predisposta para montagem do Chassi deve ter sido modificada para montagem dos Suzukis Jimnys. Tudo isso deve ser inspecionado por pessoas ligadas diretamente à Suzuki, como suporte técnico e de engenharia. Penso dessa forma, e vou agradecer muito se alguém dispor de informações mais atualizadas e ou mesmo souber de algum detalhe que eu não sei e claro, puder compartilhar aqui conosco.
Abraços a todos!