Vi ontem na TV, gostei
Versão Imprimível
Vi ontem na TV, gostei
Verdade Rosinha,
Trata-se de um carro 0km e não deveria apresentar ruídos. E além do mais, bem lembrado por você, o Jimny foi projetado para isto. E se em carros “normais” não apresenta estes tipos de problemas, não é no Jimny que deveria aparecer. Muitos pensam como você, inclusive eu. Afinal, comprei o carro pensando na durabilidade e confiabilidade da Suzuki e para ter tranquilidade nas minhas idas e vindas às cachoeiras e demais lugares com difícil acesso. Quero um carro que dure e que não me impeça de ir em determinados lugares quando o tempo estiver chovendo. Daí a minha opção pelo Jimny. E tenho certeza que estou fazendo a melhor opção.
Bom, vamos lá; entrei em contato com um representante da Suzuki. Abaixo minha indagação:
Xxxxxxxx,
Estou lendo bastante sobre o Jimny, inclusive sobre a sua produção aqui no Brasil. Li uma reportagem no qual estava escrito que a produção do Jimny está sendo feita em Catalão, na planta da Mitsubishi e finalizando na planta Suzuki em Itumbiara. Digo, o carro era ou é montado em Catalão e finalizado o acabamento (revestimento, painel, bancos, acabamento no geral) em Itumbiara na planta Suzuki. A reportagem foi veiculada pela Folha de São Paulo no mês de fevereiro desse ano.
Estava conversando com algumas pessoas e alguns acreditam que a produção já está sendo 100% na planta Suzuki em Itumbiara. Enquanto que eu acredito que ainda continua, digamos 50% em Catalão na planta Mitsubishi e 50% (acabamento) em Itumbiara na planta Suzuki.
Você sabe se o carro já tem produção 100% em Itumbiara na planta da Suzuki? E se sim, a partir de que mês teve início de produção 100% lá.
É uma curiosidade minha, mas, gosto de ter conhecimento sobre tudo, no que diz respeito, daquilo que estou adquirindo.
Mais uma vez, agradeço toda a atenção dada e aguardo uma resposta.
Em seguida, posto a resposta que obtive do Representante Suzuki
Bom dia Rogerio!
O negocio é o seguinte, na realidade 65% das peças é Brasil, para fidelizar o produto como nacional, o resto como motor, chassi, caixa diferencial e caixa de transmissão vem do Japão.
A fabrica da SUZUKI em Itumbiara já esta pronta e funcionando normalmente, o que está acontecendo é que só o inicio da montagem do Jimny é em Catalão e o restante é em Itumbiara.
O que até o final do ano vai estar tudo centralizado em Itumbiara.
Só pra você entender, a SUZUKI e a MITSUBISHI, pertencem ao mesmo grupo que é o SOUZA RAMOS. Para efeito de ganho de tempo, rapidez e custo, está sendo feito assim.
Abraços,
Xxxxxxxx
O que eu entendo disso,
Entendo que o início da montagem falado no e-mail, é o chassi, suspensão, barras estabilizadoras e facões. Motor e caixas de transmissão e transferência, sistema de freio. Tudo isso é montado em Catalão, na Planta Mitsubishi. Já Carroceria, bancos, forros em gerais, painel, portas e acabamentos, sistema de som, chicote, rodas e demais partes periféricas do motor, como radiador, alternador e afins, são montados em Itumbiara. Acredito ainda que, somente quando for planejado a montagem dos airbags duplos e sistema ABS é que toda a montagem será em Itumbiara. Porque penso assim? Porque ganha-se em logística por enquanto, já que vários componentes dos Mitsubishi são também importados. E pode ser que, uma das linhas predisposta para montagem do Chassi deve ter sido modificada para montagem dos Suzukis Jimnys. Tudo isso deve ser inspecionado por pessoas ligadas diretamente à Suzuki, como suporte técnico e de engenharia. Penso dessa forma, e vou agradecer muito se alguém dispor de informações mais atualizadas e ou mesmo souber de algum detalhe que eu não sei e claro, puder compartilhar aqui conosco.
Abraços a todos!
Boa tarde meninos,
Como disse anteriormente vou relatar o quê ocorreu hoje na loja da Suzuki, apesar de não ter nada de novidade para contar. O mecânico me pediu para poder ficar com o carro o dia inteiro para poder levá-lo para rodar nos tipos de estradas que relatei, já que ali por perto só há ruas asfaltadas, assim marquei para retornar na segunda logo pela manhã e pegá-lo no final do dia. Mas consegui mostrar a ele qual era o ruído balançando um pouco o carro. Pelo barulho ele também acho ser uma falta de lubrificação, contudo, primeiramente ele tentou me explicar que o nosso tipo de estrada é muito irregular, eu concordei com ele mas observei que o carro tem 3000km rodados agora, que já tive outros carros que andavam nas mesmas estradas e nunca apresentaram esse tipo de problema.
Ele disse que esse tipo de carro nao tem "leque na suspensão", me perdoe não saber os termos técnicos apesar dele ter dito, eu guardei o leque porque me lembrei da peça que já vi em carros normais. Mas mesmo assim retruquei que isso nao seria motivo para o ruído e ele concordou.
Em síntese, vou votar na segunda e deixar o carro passar o dia lá.
David, liguei o Sac da Suzuki e relatei o quê está ocorrendo, a moça queria saber se o carro podia andar e eu disse que sim, que o único problema era o ruído e era aquilo que eu queria relatar.
Coca, nao consegui achar a sequencia que vc falou para saber onde foi montado, mas me lembro que na época o vendedor mencionou somente a fábrica em Catalão- GO.
Ontem foi dia para levar o valente, que tem estado de pantufas, para a sua 2ª revisão. Lá somente foram trocados os itens obrigatórios. queriam me cobrar até a lavagem. Resultado:
KM - Pouco mais de 13 mil;
Tempo de uso: 1 ano
valor da revisão: R$ 435,00 - somente itens obrigatórios ( com os outros itens que eles estavam "recomendando" passaria dos R$600,00 e me cobrariam até a lavagem - na ccs daqui de BSB, é dito que o serviço de lavagem está terceirizado e por isso eles não podem "assumir" tal gasto).
Veredicto final: Viatura em perfeitas condições (não pelas revisões deles, é claro, mas talvez por estar com pantufas nestes últimos meses e somente andar por vias asfaltadas.. mas quero ver se neste final de semana mudo um pouco isso.... estou pensando em visitar algumas cachoeiras em Alto Paraíso....eehehe)
Legal Rosinha!
Desejo que de tudo certo na análise da sua viatura!
Depois poste aqui o que ficou resolvido.
Abraços e boa sorte!
Boa noite e bom final de semana!
Pessoal, alguém sabe se está a venda em alguma concessionária o Snorkel original que vem nos 4Sport? Acho eles mais bonitos que os da OGZ, mas aqui em Recife eles não vendem separado!
Bom dia David,
Levei o carro sim, levei ontem, na terça. Estava esperando uma resposta consistente para poder postar aqui mas ainda não tenho. Não levei o carro na segunda, resolvi adiantar o trabalho e levar na terça, na esperança de pegá-lo ontem mesmo, acontece que deixei na parte da manhã e lá pelas 15hs o mecânico me ligou dizendo que efetuou a lubrificação mas o ruído continua, então vou pegar o carro hj na esperança de ter resolvido, mas estou na dúvida, acredito que ele vai me pedir mais tempo com o carro e realmente não poderei deixá-lo. Pode deixar que posto o resultado.
Abraços!
engraçado, não ouvi mais o meu após uma leve chuva q deu na segunda.. não deixe por menos, vc tem direito a um carro reserva, ligue pro 0800 e diga q quer seu carro direitinho até a hora prometida pela css se não q eles arrumem um carro pra vc ficar enqnto resolvem o problema.. eu só não vou agora lá pq to precisando mt do carro e meu tempo tá corrido não dar pra mim esperar a boa vontade deles me emprestar um carro pra ficar por enqnto, mas assim q tiver um tempinho eu vou levar..
Bom, o meu segue sem barulho, eu atolei ele no feriado em 4x2, sai com 4x4L, depois peguei chuva e 600km de asfalto, não lavei, mas ele tava só um pouco sujo, então deixei quieto.
Vou Lavar essa semana e pegar mais um pouco de sujeira no SZK Adventure.
ainda devo fotos, estou até com vergonha... desse final de semana não passa, pq se eu não tirar foto no Rally da Suzuki vou tirar quando?
Oi meninos,
Parece que precisava de um "reaperto na suspensão", pelo menos foi isso que ele disse ao telefone. Informou ainda que já fez o teste e o carro nao tem mais ruídos. Vou pegá-lo amanhã cedo e verificar se está tudo realmente ok. Se Deus quiser vai estar.
Ei Cocatriz, tbm vou estar lá no Rally. Mas vou na categoria Fun.
Bem, mais notícias eu posto aqui meninos.
Obrigada a todos pelas dicas, é muito bom trocar idéias e realmente sou muito leiga no assunto, ter outras opiniões sempre ajuda. Abraços a todos.