Hugo, eu também não tenho informações de Forester com alta quilometragem, mas gostaria de fazer umas considerações:
- As Hilux são montadas sobre chassi, enquanto as Forester são monobloco. Independentemente de marcas, espera-se que os veículos do primeiro tipo sejam mais resistentes e duráveis, especialmente aqueles de alta quilometragem;
- Imagino que a sua Hilux seja diesel. Caso seja, qualquer motor diesel tem seu regime de trabalho até umas 2000, 2600rpm com torque generoso, enquanto os motores movidos à gasolina chegam normalmente até 6500rpm. Isso reflete diretamente na vida útil dos componentes do motor, porque vão sofrer pelo menos metade do desgaste por quilômetro rodado;
- Recentemente, um usuário do Clube Subaru avaliou um motor 2.5 de uma Forester XT que apresentou problema e acredita ter detectado problemas de lubrificação por conta da alta temperatura que o lubrificante atinge, tendo reduzida as propriedades de lubrificação do óleo. Ele relacionou este aumento de temperatura à eliminação de um trocador de calor do sistema nas versões turbo da 3ª geração (exceto S-Edition). Este tópico pode ser visto por usuários daquele fórum em clubesubaru.com.br através do seguinte link: http://www.clubesubaru.com.br/forum/...ar#entry656751
Considerando estes dois veículos, a Forester vai oferecer maior esportividade e controle seja no asfalto, no gelo/neve e em boas estradas de terra, respeitado o vão livre do carro. Mas a utilização extensiva em estradas de cascalho pode afetar mais a Fortester, pois ela não conta com protetor de carter/motor e deve-se pensar em um tipo de parabarro para evitar que as pedras sejam arremessadas pelos pneus nas partes baixas e causem quebras.
Já a Hilux, penso que esta pode ir à estradas bem piores com bem menos restrições - e até mesmo passar por lugares que a Forester não passa, por causa do perfil maior do pneu e do maior vão livre.
T+