Obtive muitas informações sobre o Forester aqui neste forum antes de decidir comprar o meu. Agora gostaria de relatar minha experiência com o carro. Talvez o mais interessante a relatar seja o preço pago por algumas peças e o consumo.
Optei por um 2008/2009 com 66.000 km. O veículo não estava no melhor estado de conservação, mas pelo preço bem abaixo e relativamente pouca quilometragem achei razoável.
Gastos:
-- veículo: R$44.000 (com IPVA 2014 pago)
-- pneus: R$2.200 (4 pneus Bridgestone nas medidas originais)
-- pastilhas E discos dianteiros: R$269,00 (promoção da Caçula de Pneus - sempre sai no Groupon e Peixe urbano)
-- pastilhas E discos traseiros: R$400,00 (Nettparts em SP, tel (11) 2384-6000) - os discos são Fremax nacionais
-- revisão na Subaru de Campinas (Nova Atual Car): R$3.000,00 - fiz os serviços das revisões de 60 e 70.000km e mais umas coisas que o carro precisava na suspensão e acabamento - sim, fui explorado em algumas peças, mas como estava pegando o carro achei que seria válido além de que o carro não via uma concessionária desde os 10.000km - querendo ou não, os carimbos aumentam a liquidez na hora da venda. O atendimento foi 100%, super atenciosos especialmente o chefe da oficina, o Leandro.
-- alinhamentoS: R$60 (Caçula de Pneus, não serviu para nada, não tinha, idéia do que estavam fazendo + R$160 (Subaru - esse ficou 95%) + R$140 (Miagui em Paulínia - resolveu o problema. Andou comigo no carro e fez com capricho).
-- Óleo: sintético 5w30 (A Subaru me deu uma cortesia, mas não queria rodar com 10w40 semi e terminei trocando). Sai uns R$150 com filtro. Sugiro a promoção da Caçula - R$69,00 por Elf sintético mais filtro - uso no meu Fit e vou fazer com o Forester.
Total da brincadeira: ~ R$51.000 (somando limpeza e licenciamento).
Seguro: Tokio Marine (para minha esposa saiu ~ 1.800).
A loja "Show Car Parts" de Curitiba tem peças originais muito mais baratas que a concessionária. Comprei uns filtros para testar e a entrega foi perfeita. Exemplo: filtro de ar R$80, na concessionária R$210.
Consumo:
Faço o trajeto Paulínia - SP com frequência. Viagem com 2 adultos e 2 crianças e porta-malas. Velocidade entre 110 e 130km/h (GPS). Média nos dois sentidos e apenas na Rod. dos Bandeirantes: 10,5 km/l (computador de bordo). Gasolina aditivada - com a Podium deu na mesma (R$3,10 vs R$3,65 em Paulínia).
Na cidade é difícil ter controle, mas noto que o consumo fica entre 7 e 8,5 km/l.
Conclusão: Me deu bastante mão-de-obra deixar o carro em perfeitas condições. Mas está com óleos, filtros, freios e pneus novos e comparado com minha outra opção (CRV) saiu um bom preço. O único ponto negativo, mas bem negativo, é o câmbio - 4 marchas é pouco, há uma lacuna na estrada quando se está a 100 km/h nas subidas. De resto é um ótimo carro para a família viajar com conforto, espaço e segurança.
Espero ter contribuido com meus 2 cents.
Sds,
Álvaro