Sinto falta desse transito que eu "não" pegava qnd morava no lago sul e ia pra asa norte... agora em São Paulo nesse anda e para.. impossível fazer metade disso...
Versão Imprimível
Prezados,
Obtive muitas informações sobre o Forester aqui neste forum antes de decidir comprar o meu. Agora gostaria de relatar minha experiência com o carro. Talvez o mais interessante a relatar seja o preço pago por algumas peças e o consumo.
Optei por um 2008/2009 com 66.000 km. O veículo não estava no melhor estado de conservação, mas pelo preço bem abaixo e relativamente pouca quilometragem achei razoável.
Gastos:
-- veículo: R$44.000 (com IPVA 2014 pago)
-- pneus: R$2.200 (4 pneus Bridgestone nas medidas originais)
-- pastilhas E discos dianteiros: R$269,00 (promoção da Caçula de Pneus - sempre sai no Groupon e Peixe urbano)
-- pastilhas E discos traseiros: R$400,00 (Nettparts em SP, tel (11) 2384-6000) - os discos são Fremax nacionais
-- revisão na Subaru de Campinas (Nova Atual Car): R$3.000,00 - fiz os serviços das revisões de 60 e 70.000km e mais umas coisas que o carro precisava na suspensão e acabamento - sim, fui explorado em algumas peças, mas como estava pegando o carro achei que seria válido além de que o carro não via uma concessionária desde os 10.000km - querendo ou não, os carimbos aumentam a liquidez na hora da venda. O atendimento foi 100%, super atenciosos especialmente o chefe da oficina, o Leandro.
-- alinhamentoS: R$60 (Caçula de Pneus, não serviu para nada, não tinha, idéia do que estavam fazendo + R$160 (Subaru - esse ficou 95%) + R$140 (Miagui em Paulínia - resolveu o problema. Andou comigo no carro e fez com capricho).
-- Óleo: sintético 5w30 (A Subaru me deu uma cortesia, mas não queria rodar com 10w40 semi e terminei trocando). Sai uns R$150 com filtro. Sugiro a promoção da Caçula - R$69,00 por Elf sintético mais filtro - uso no meu Fit e vou fazer com o Forester.
Total da brincadeira: ~ R$51.000 (somando limpeza e licenciamento).
Seguro: Tokio Marine (para minha esposa saiu ~ 1.800).
A loja "Show Car Parts" de Curitiba tem peças originais muito mais baratas que a concessionária. Comprei uns filtros para testar e a entrega foi perfeita. Exemplo: filtro de ar R$80, na concessionária R$210.
Consumo:
Faço o trajeto Paulínia - SP com frequência. Viagem com 2 adultos e 2 crianças e porta-malas. Velocidade entre 110 e 130km/h (GPS). Média nos dois sentidos e apenas na Rod. dos Bandeirantes: 10,5 km/l (computador de bordo). Gasolina aditivada - com a Podium deu na mesma (R$3,10 vs R$3,65 em Paulínia).
Na cidade é difícil ter controle, mas noto que o consumo fica entre 7 e 8,5 km/l.
Conclusão: Me deu bastante mão-de-obra deixar o carro em perfeitas condições. Mas está com óleos, filtros, freios e pneus novos e comparado com minha outra opção (CRV) saiu um bom preço. O único ponto negativo, mas bem negativo, é o câmbio - 4 marchas é pouco, há uma lacuna na estrada quando se está a 100 km/h nas subidas. De resto é um ótimo carro para a família viajar com conforto, espaço e segurança.
Espero ter contribuido com meus 2 cents.
Sds,
Álvaro
OLa azrael_rj
, fazendo uma pesquisa estou numa encruzilhada que vc ja teve procuro segurança e espaço em estrada e nada de off road, estou entre um sentra sl 12/12 e uma Ft 09/10 completa ou 08/09 basica vc que ja teve o sentra
Obrigado.
Fala Michel!
Ahhhh o Sentra SL... o único carro que eu escutava música... o som original dele é fantástico, mas vamos lá:
- o Sentra é mais baixo que os sedans e carregado raspa nos quebra molas. Se vc mora e costuma circular em região de bom asfalto e não costuma carregar ninguém atrás isso não é problema. Como sempre ando com carro carregado, cada raspada uma chorada huahauha
- esse Sentra seu é mais novo, será mais econômico e mais espaçoso que a FT. O câmbio é muitissimo melhor, mais silencioso e melhor desempenho. Mas a suspensão é bem firme.
Agora, não descarte uma volta na FT. A emoção pode jogar tudo isso no chão...
Álvaro,
Esses 2 cents foram em que moeda? hehehe to querendo fazer uma "revisão" de 45kkm na minha e me deu ótimas dicas de preços. Ah, e posso te falar uma coisa? Esses preços que vc falou desmistifica muuuuita coisa... Teria como detalhar os serviços e peças executados na Subaru?
Opa, Azrael_rj obrigado pela resposta, seguinte.... utilização viagens a trabalho que aproveito para ir com família, geralmente para Santa Catarina segurança para eles sobre tudo o q vc me falou sobre ser baixo me preocupou pois por exemplo agora vão 4 pessoas e meio com minha filha de 3 anos e vou voltar com mais mercadorias ou seja e complicado ne?
Michel, aqui nas estradas da Serra Gaúcha (como a Rota do Sol - RSC453) vejo o pessoal cometendo verdadeiras loucuras com seus SUV (andam em altas velocidades, forçam ultrapassagens em locais proibidos como pontes, ultrapassam 5 ou mais carros por vez sem respeitar a ordem de quem está mais a frente, metem luz alta na traseira dos carros mesmo de dia. Me causa revolta presenciar e vivenciar a forma como muitos transferem agressivida para o volante sem medir as consequências.
Por mais itens de segurança que um veículo possa ter, ainda o mais importante e que faz toda a diferença é o modo de condução de quem está ao volante. Adotando um modo de direção defensiva e responsável (lembrando que dentro dos veículos mais humildes também há pessoas) ainda é a melhor forma de evitar acidentes.
O Forester é um dos veículos de uso misto mais estáveis e completos em itens de conforto e segurança (ar digital, piloto automático, 8 airbags, abs, controle de tração...).
Michel, criança com 3 anos ainda utiliza cadeira e dependendo do modelo ocupa muito espaço e a forester é estreita. Na CRV que tive iam 2 adultos mais cadeirinha com conforto. Hoje na Forester quando vão 2 atras vao esprimidos alem do túnel central que é ausente na CRV. Apesar de ser apaixonado pela FT, não fecho os olhos para suas limitações. Não sou fanático ou torcedor.
Para o uso indicado tudo leva a crer que vc terá sim "problemas" com altura no Sentra e deve ser verificado a questão do espaço traseiro na Forester.
Boas depois de ficar afastada de carros grandes por um Mara baixa depois de mazda b2200 e 2500, pathfinder, Terracan, rs hoje vou de logan completo abs air bag e estou vendo com calma está vendo uma kyron mais apesar de sempre ir para foz e fazer tudo por,lá vi alguns relatos de air bags q não abrem e vi muitas envolvidas em acidentes o. Fertag q sempre está no fórum tem uma e pode até falar melhor estava com uma2.7 fechada e desisti na última hora aí voltei as atenções para a FT e o Sentra ou uma opção que é atraente e um Full 3.2 2005 2005 ou uma terracan 2.9 o ruim q são umas jacas, rssss enormes porém naves e seguro nem pensar, aí sim vão gato, cachorro, peixinho, rsssss além de serem hiper seguros principalmente a full HPE mas como Vc falou tem q dirigir por nós e pelos outros qdo vejo alguém fazendo loucura na 116 ou na 101 abro as vezes encosto e boa viagem já se vão 26 anos de carta e graças a deus nada acidente indo do Uruguai ao Recife e Mato Grosso entre chaves Jr, fosca gol cht 4 marchar rssss obrigado pela ajuda
Michel, Realmente tenho um Kyron 2,0 2010 com perto de 80k km, gosto do carro e ele é um bom carro efetivamente, com boa autonomia para viagens e muito boa estabilidade, apesar de ser um pouco duro de suspensão ao andar em pisos irregulares, mas a despeito disso tudo, a marca SSY, distribuída aqui no Brasil pela Districar está não fazendo por merecer ter mais clientes, pois inúmeras ccs estão a fechar por falta de peças e até de veículos novos(2014) para vender, além de não prestarem garantia a contento para os utilizadores da marca. Algumas poucas ccss fizeram acordo(até o fim deste ano) com a importadora para trazer, já encomendados(por elas), vários veículos da fábrica na Coréia, com previsão de chegada da primeira remessa nos portos brasileiros agora em junho. Vamos ver para crer! Se tens interesse num Kyron ou outro SSY, sugiro aguardares o desenrolar dos acontecimentos por aqui evitando, com isso, ser mais um a entrar na fila, ansioso, a saber se existirá futuro para a marca daqui para a frente. A propósito do Sentra, um conhecido cuja família tem uma chácara no interior da cidade(daqui) trocou seu Sentra por um Duster 4x2 e está maravilhado com o espaço interno e a facilidade com que enfrenta as estradinhas de terra até chegar à chácara (antes ele seguido raspava toda a parte inferior do carro nas estradas de chão mal conservadas do percurso) estando ainda, agora, com vontade de se aventurar a enfrentar novos caminhos mais adiante o que ele antes não fazia devido ao sofrimento pela "raspação" causada ao Sentra ! Abçs.
++++++++++
O Forester tem 6 air bags como a maioria dos SUV que alardam ter 8. Cada air bag vem com uma indicação, sejam aquelas do tipo estampada em relevo nos acabamentos de plástico, sejam as etiquetas de nylon que vão nas costuras dos encostos dos bancos. Contando as etiquetas e impressões você terá o resultado de quantas bolsas há no veículo.
A confusão normalmente recai sobre os air bags dos encostos dos bancos dianteiros. Não há bolsas ao longo de cada uma das arestas internas dos encostos de cada um dos bancos dianteiros, na região próxima ao console central.
T+
azrael_rj olas, isso eu andei medindo porem, esporadicamente o carro vai cheio geralmente vou só eu ou com a esposa e a bb em termos de espaço traseiro ambos são equivalentes e como temos duas cadeirinhas devo ir com a mais estreita e no meio assim ganhamos espaço ja que o meio e sempre pior para quem vai, com relação ao porta malas achei que FT leva vantagem por poder carregar tralha até o teto rs o embate agora é entre uma FT lx 10/10 30mil km com teto, xenon e couro contra um Sentra Sl 37 mil km 12/12
Blz Fertag, o Problema de peças etc não esquentaria a cabeça pois tem css no paraguay e peças la a rodo e tenho um mecânico de confiança. o problema e assim hoje em dia a cara que quer vender carro desse tipo por tabela e doido, vai perder sempre 20 a 30% isso ja é o esperado para quem gosta desse tipo de carro (SUV) a diesel fora das marcas consagradas, vou dar exemplo, qdo fui comprar em 08 uma terracan 04 fui ver ela e um SW 98 na epoca paguei 65mil a sw custava 40 mil qdo fui vender a terracan com muita reza carro bem cuidado sou chato, vendi por 40 na mesma época q vendi, uma SW98 custava entre 40 a 45 mil...se olhar hoje na webmotors tem SW4 00 ou pajero 04, na casa dos 60 mil com mais de 200mil km sinceramente acho que do jeito que vai daqui uns meses vai ter ssangyong por 30 40 mil de 2010 para cima ai quem gosta pega com um preço excelente com um casamento com lua de mel no paraguay. No caso da Subaru q o maior defeito é a Caoa parece que acordou o site esta melhor as revisões agora são tabeladas mais ainda sim rezo para vir a subaru mesmo como fez a hiunday que só não tirou a caoa pela multa do contrato. abraços