Estive na CAOA esses dias, FOrester 2014 por lá. Linda, completona, acabamento muito bom, cheio de trecos, etc..... Aspiradinha por 110k e Turbo por 135K. Sem dúvidas a melhor opção da categoria. DISPARADO
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Olá Pessoal,
Encontrei o artigo abaixo muito interessante sobre a manutenção do Forester.
Abçs.
Revisão de 50.000km e substituição de componentes da suspensão da Forester
Revisão
de 50.000km e substituição de componentes da suspensão da Forester
Citação:
Mecânica robusta do modelo possui fácil reparação e agrada ao profissional
especializado. Ressalva fica a respeito da disponibilidade de peças em nosso
país
O Forester é um crossover fabricado pela Subaru (na verdade
produzido pela Fuji Heavy Industries e vendido sob a marca Subaru) desde o ano
de 1997 no Japão. No Brasil, contamos com o modelo desde 1998.
Compartilhando
sua plataforma com o premiado sedã Impreza, adotou a carroceria crossover,
porém, depois de dez anos de produção, ganhou corpo e identidade própria,
passando a ser um SUV de tamanho pequeno.
Devido ao baixo centro de
gravidade, herdado do seu irmão Impreza, o Forester atendia às legislações de
segurança de carros de passeio dos Estados Unidos, diferenciando-se dos seus
rivais diretos, como por exemplo, a Suzuki Vitara, quel possuía adesivo no
parabrisas indicando risco de capotamento.
Além de utilizar uma
plataforma conhecida, como já dissemos anteriormente, o Forester possuía o
conjunto motor/câmbio de outro modelo da marca, a Outback. O 2.0 boxer de quatro
cilindros de 165 cv ofertava 220 Nm de torque a 4.000 rpm.
Este veículo
possui a tração integral nas quatro rodas. A divisão de torque, normalmente fica
para 90% na dianteira e 10% na traseira. Porém, o sistema é controlado
eletronicamente e em casos em que a traseira necessita de mais tração (como por
exemplo, em subidas) ou a dianteira, o sistema se encarregará de fornecer a
melhor condição.
Já nos modelos de transmissão manual de cinco marchas,
essa divisão resume-se a 50% para cada uma.
A segunda geração do modelo
chegou ao mercado em 2002 já como modelo 2003, baseando-se na plataforma do novo
Impreza e recebeu melhorias em comparação a sua versão anterior.
CURIOSIDADES
A redução do peso através da implantação de alumínio nos componentes, oferece
sub-frame reforçado, além de contar com os novos motores 2.5 litros normalmente
aspirados ou turbinados.
Já a terceira geração, a contar de 2008 até os
dias de hoje, apresenta um design que segue as tendências básicas do Impreza
Wagon, com a traseira semelhante aquela utilizada no Impreza sedan.
O novo
Forester ganhou 8,9cm em distância entre eixos, 7,6cm de comprimento, 4,6cm de
largura e 11cm de altura. Notavelmente, o Forester largou a aparência wagon para
se tornar um SUV de respeito, ganhando assim também um maior espaço para
carga.
A suspensão traseira independente “Double wishbone” foi
redesenhada para ofertar mais conforto ao motorista. O câmbio automático de
quatro marchas agora conta com a função “Sporshift”. (Foto 1)
MANUTENÇÃO
Estivemos na Nihon, oficina especializada em reparo e preparação de motores
da marca japonesa, localizada na cidade de São Paulo-SP. Os reparadores Osmar
das Dores, Francis de Sá e Diego Henrique Martins fizeram o reparo. (Foto 2)
REVISÃO
O primeiro modelo avaliado era de ano/modelo 2010 e estava com 52.000km
rodados. Segundo o reparador e proprietário da oficina Osmar, nesta são
necessárias as trocas dos filtros de combustível, óleo, ar e de ar condicionado.
Além destes ainda acrescenta-se o óleo lubrificante do motor e o jogo de velas.
(Fotos 3, 3A e 3B)
“Nesta revisão é muito importante a substituição do
filtro de cabine do veiculo, pois se deixar de ser trocado, sua deterioração se
acentuará de tal maneira que o mesmo chegará a se dissolver”, comentou
Osmar.
Questionado sobre as manutenções mais corriqueiras no modelo, Osmar
foi enfático: “a linha Subaru possui mecânica muito resistente e confiável, não
é um carro que costuma apresentar defeitos, exceto pelo descuido do
proprietário. Claro que são necessárias revisões periódicas, como a troca de
buchas da suspensão por desgaste natural”.
Com relação a substituição das
velas, Osmar fez um comentário importante: “o veículo no geral é de fácil
manutenção, apenas as velas que ficam em uma posição de difícil troca, (pois
como o motor é boxer), ficam dispostas no sentido da longarina, portanto a chave
de velas a ser utilizada deverá ter boa angulação”. (Foto
4)
MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO
Já o segundo Forester que acompanhamos estava realizando a troca das buchas
das bandejas, da barra estabilizadora e ainda das bieletas. O veículo era de ano
de fabricação 2006 e estava com 92.000km rodados. (Foto 5)
“A
substituição dos componentes com 92.000km rodados só demonstra o quanto este
veículo possui uma engenharia robusta para enfrentar todo o terreno, mas
lembrando é claro que sem abuso”, comentou Francis.
Acompanharemos a seguir o
passo a passo de substituição destes componentes.
BUCHA DA BANDEJA
Para que as bandejas possam ser acessadas, primeiramente devemos remover o
agregado que torna a suspensão dianteira mais protegida e ainda evita que a
carroceria sofra grandes torções.
Para tal, siga:
1) Remova os parafusos que fixam o protetor de cárter;
(Foto 6)
2) Retire o protetor de cárter; (Foto 7)
3) Com o agregado livre,
remova os parafusos de suas extremidades, depois continue seguindo a remoção até
a parte frontal; (Fotos 8, 8A, 8B e 8C)
4) As buchas da bandeja estarão
livres, portanto, remova as chapas de proteção das buchas e retire o parafuso
frontal de fixação+; (Foto 9)
5) Remova os dois parafusos que fixam as buchas
ao quadro do veículo com uma parafusadeira pneumática; (Foto 10 e 10A)
6)
Remova as buchas. (Foto 11)
Neste caso, após toda a quilometragem percorrida
pelo veículo, a bucha direita estava estourada. (Foto 12)
Para substituí-la,
basta seguir o procedimento de 6) até 1), inclusive reinstalando o agregado.
Lembrando que o torque de aperto deste é de 7,5kgf.m. (Foto 13 e
13A)
BIELETAS
Ao contrário do que ocorre com a grande maioria dos veículos que estamos
acostumados a receber em nossas oficinas, as bieletas utilizadas no Forester são
extremamente curtas. Segundo o reparador Francis, estas apenas permitem uma
maior suavidade da suspensão e o restante do conjunto é que proporciona a
segurança devida.
Para removê-las, siga:
1) Remova a porca e o parafuso que fixam a bieleta
ao eixo de torção; (Fotos 14 e 14A)
2) Remova os mesmos na outra extremidade
fixada a bandeja.
Apenas com esse procedimento, retire a bieleta usada e
coloque-a de novo repetindo a fase anterior de 2) a 1). (Foto 15)
INFORMAÇÕES
E PEÇAS
“Posso dizer que hoje compramos 50% das peças em concessionárias da marca, e
os outros 50% chegam a nós através de importação. Isso devido ao preço abusivo
cobrado pelos itens no mercado nacional, tornando a importação destes itens de
melhor qualidade e com um preço mais baixo. Com relação a informações técnicas,
somente manuais importados também”, comentou Diego Henrique Martins.
A revista Autoesporte de fevereiro apresentou o novo Forester Turbo com motor 2,0 l reclamando de torque algo baixo ...
Achei engraçado a análise sobre a segurança da Forester se resumir a "possui o básico esperado da categoria"
E a meta de vendas é muito pequena mesmo (180 carros só?), isso explica porque a Subaru não se preocupa tanto com a gente e nos deixa à mercê da CAOlhA.
Bastante bacanas as demonstraçôes do X-MODE no Youtube! Mas vi que Subaru Forester é SUV, ou seja, asfalto 90% e maior capacidade que um carro comum na terra. Mas pagar mais de R$100 mil Dilmas pra usar um sistema sem uma caixa reduzida... sei la!
Como gosto de fazer viagens com desafios offroad moderados, onde outros nao chegam com esses 4x4 de shoppin, e tambem nao quero uma Troller ou TR4, otimos jipes nas suas categorias, prefiro ficar com o Suzuki GV III.
Melhor custo beneficio, mais peças e manutençäo facil em oficinas paralelas, e nao vai te deixar na mäo numa situaçäo mais dificil onde uma caixa reduzida mostra seu valor!
Na minha ultima viagem pelo interior da Bahia peguei estradas de terra em pessimas condicoes, e alguns aventureiros urbanos tentaram passar com CR-Vs, uma Duster, Ecosport 4x2 (varias) e uma amarelinha 4x4, pra nao falar em inumeros carros comuns que o pessoal insiste em desbravar estradas sem observar as limitacoes dos veiculos, resultado? Varias familias passando a noite atolados aguardando a ajuda chegar pela manhä...
Neste cenario, os que passaram tinham caixas reduzidas mas com alguma dificuldade por causa dos pneus inadequados.
A Forester vai onde CRV, Duster e Ecosport não vão. E GV e outros com reduzida vão onde a Forester não vai. A comparação para por aí. Se antes já eram veículos incompáraveis, com esta nova versão o abismo entre GV e Forester se ampliou.
Eu antes de decidir pela Forester fiz TD na GV. Acho que cada uma tem seu público... Forester é para alguém que quer ter um carro que consiga ir em vários lugares com conforto, segurança e goste de andar (principalmente a turbo).
De fato é um SUV que se destaca em relacao aos demais SUV, que sao apenas carros com tracionamento nas quatro rodas. A capacidade dessa revolucionaria tracao da Subaru pode fazer a diferenca entre a vida ou a morte numa estrada escorregadia, como demonstrado nos videos no youtube.
Como voce disse, a compra deve ser focada na aplicacao, e para estradas em pessimas condicoes como as brasileiras, realmente, esse Forester se destaca com muita tecnologia.
e como vc disse, se precisar de uma caixa reduzida, ha outras opcoes, talvez com menos tecnologia, como o troglodita Troller, outros com mais conforto que um jipe como o Suzuki GV III, e os mais caros Pajero Full, beirando as R$200 mil Dilmas...
Desculpe-me se pareceu que comparei Forester com CR-V, RAV ou Duster, muito menos com Ecosport, e volto a dizer, nada contra nenhum deles que cumprem seu papel com louvor e so pecam quando seus donos perdem o JUIZO rsrsrss!
O Forester esta acima dos SUV DE SHOPPING com recursos tecnologicos surpreendentes e eficazes para todas as aplicacoes que este segmento demanda dos veiculos, e sem duvidas (basta ver os videos da Subaru no youtube) ela vai muito mais longe.
Abçs
hehehe de boa Cid :-) a minha era uma 2011 e comprovei na prática a capacidade da forester. Andar a 120 no rípio e fazer curvas a 80 não é pra qualquer um não
Parabéns Azrael e Scala pelos comentários corretos.
É assim que nos construímos.
[ ]'s.Jofran.
Opa, será que finalmente poderemos nos livrar da CAOA?
CAOA: Empréstimo de R$ 181 milhões tem quitação considerada falsa | Notícias Automotivas - Carros
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Pena que por aqui não temos o mesmo equipamento no Forester que lá fora (USA)...
2014 Subaru Forester Review - Watch CNET's Video Review