"Leigamente" falando, acho que só vai deixar com uma octanagem intermediária. Se não tem problema com gasolina comum, acho que não tem problema essa mistura não.
Ainda sobre a gasolina, o pessoal da concessionária, inclusive um mecânico, falou que não tem problema utilizar gasolina comum. Só não pode ser utilizada a aditivada.
De repente o que falaram foi para deixar o tanque esvaziar para colocar outro tipo de gasolina para ver se algum problema era ocasionado pela gasolina que estava sendo utilizada.
Sim, cheguei a pensar que não seria problema de misturar as gasosas. Mas sei lá, parece que a de alta octanagem muda o tempo de explosão, que favorece o turbo, ou algo parecido. Daí, também leigamente, misturar com comum perde-se o benefício da de alta octanagem.
Estou certo que dá para usar a comum com tranquilidade. Nunca a aditivada. Mas encontrei um posto aqui em Moema que vende a Nitro por 3.15. Então acho que vou colocar com frequencia este combustível, pois é melhor para o motor turbinado e confesso, estou preocupado com a carbonização. Outro fato importante é que esta gasolina não vai ter aumento de % de alcool.
Sobre o módulo, também reluto em usar. Um lado positivo é justamente que vocë pode fechar o carro com teto e vidros semi-aberto. Uso carro com teto há muito tempo. As vezes criança vomita, ou derrama algo e você quer deixar o carro ventilando o que favorece a saída de odores. Mas tem que ser em ambiente fechado! Se vem o toró em ambiente aberto, o prejuízo é grande.
... não tem problema utilizar gasolina comum. Só não pode ser utilizada a aditivada ...
Postado originalmente por DanielAlmeida
... Estou certo que dá para usar a comum com tranquilidade. Nunca a aditivada ...
Uai, pessoal ... porque pode utilizar a comum e não pode utilizar a aditivada????!!!!! Afinal, a aditivada é mais cara ... em princípio, espera-se que seja um produto melhor ... é claro que nem sempre vale a regra de que um produto mais caro tem, necessariamente, uma qualidade melhor ... principalmente aqui no Brasil. Rsrsrsrs ... mas, no caso da preferência pela comum em detrimento da aditivada, eu confesso que não entendi!!!!! Até porque, aqui no Brasil, o índice de adulteração da comum é maior que na aditivada ...
Não sou mecânico. Vou tentar responder com base no que tenho lido neste fórum e em outros espaços.
É por causa da injeção direta. A gasolina aditivada tem elementos que visam limpar os bicos de injeção e não é interessante estes aditivos direto no cilindro. Acabei cometendo um engano e coloquei gasolina Shell Nitro achando que era a gasolina de alta octanagem. O nome engana!
As gasolinas de alta octanagem estão indicadas para o motor da XT, pelo turbo e por não ter aditivos. Isso foi debatido neste fórum. A gasolina comum acaba sendo mais "pura" (apesar do álcool no BR) que a aditivada. Acho que é isso.
Pesquisei e as gasolinas de alta octanagem, quando não a podium da Petrobras, são as que levam o nome "premium" nos postos Shell e Ipiranga, apesar destas terem um valor menor (97) de octanas que a podium. A comum tem 89 e a podium 102. Vou ver a diferença de preços entre estas.
Sei que tem pessoas mais gabaritadas neste fórum que podem esclarecer melhor.
Abraços
Daniel
Postado originalmente por enasor
Uai, pessoal ... porque pode utilizar a comum e não pode utilizar a aditivada????!!!!! Afinal, a aditivada é mais cara ... em princípio, espera-se que seja um produto melhor ... é claro que nem sempre vale a regra de que um produto mais caro tem, necessariamente, uma qualidade melhor ... principalmente aqui no Brasil. Rsrsrsrs ... mas, no caso da preferência pela comum em detrimento da aditivada, eu confesso que não entendi!!!!! Até porque, aqui no Brasil, o índice de adulteração da comum é maior que na aditivada ...