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    Citação Postado originalmente por apenasjoao Ver Post
    Complementando o post anterior,

    É possível ver embaixo do carro essa mancha de óleo queimado:

    -74e9db1e-8881-4e25-a378-ef44acdf2f85.jpg

    A vareta do diferencial dianteira estava cheia de borra de óleo, eu acredito que seja do próprio diferencial que vazou e manchou ali, agora eu troquei o óleo e coloquei um anel de vedação novo na vareta.

    E o outro vazamento foi aqui:

    -2e2ea9e9-ffee-4660-87bf-cd8aa5007a55.jpg

    Isso parece vir da direção hidráulica, e espero que seja só anel de vedação gasto.

    De qualquer modo enviei para o mecânico averiguar.
    Boas...

    O que vc contou me lembra quando comprei a minha Forester em 2016. O cara dizendo que o carro foi todo revisado. Descobri na revisão de 30mil km que nada foi revisado e o carro tinha alguns problemas que um mecânico caolho veria fácil.

    Minha recomendação a vc é fazer um pente fino no carro, separe por sistema (arrefecimento, freio, transmissão, eletrico, motor). Tudo aquilo que vc não tem certeza que foi feito, troque. Principalmente oleos e fluidos (não esqueça diferencial).

    Boa sorte e continue nos contando sobre as manutenções que vc está fazendo. Se possivel, poste aqui as peças, códigos de valores. Serve como base de conhecimento aos novatos do forum.



    Abraço
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
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    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Boas...

    O que vc contou me lembra quando comprei a minha Forester em 2016. O cara dizendo que o carro foi todo revisado. Descobri na revisão de 30mil km que nada foi revisado e o carro tinha alguns problemas que um mecânico caolho veria fácil.

    Minha recomendação a vc é fazer um pente fino no carro, separe por sistema (arrefecimento, freio, transmissão, eletrico, motor). Tudo aquilo que vc não tem certeza que foi feito, troque. Principalmente oleos e fluidos (não esqueça diferencial).

    Boa sorte e continue nos contando sobre as manutenções que vc está fazendo. Se possivel, poste aqui as peças, códigos de valores. Serve como base de conhecimento aos novatos do forum.



    Abraço
    Os fluídos estavam deploráveis, eu deveria ter tirado foto deles.

    Eu vou criar uma planilha com todas as manutenções que eu fiz até agora, e as que eu vou fazer. Assim que eu pegar o carro novamente, vou adicionar a planilha e todos poderão ter acesso.

    O que foi feito até agora:

    - Troca das pastilhas traseiras de freio - marca a confirmar;
    - Troca do fluído de freio - Motul Dot4, mas me arrependi, deveria ter colocado Dot5.
    - Troca do fluído de motor + bujão - Motul 5w30 100% sintético;
    - Troca do fluído do câmbio - Motul Multi ATF;
    - Troca do fluído dos diferenciais dianteiros e traseiros - Motul Gear 300 75w90
    - Filtro de óleo - WEGA - NÃO É O RECOMENDÁVEL, coloquei o que tinha pois o óleo antigo era lubrax (provavelmente semi sintético) e havia baixado muito o óleo, além da coloração muito escura. Próximo mês já farei outra troca de óleo e colocarei o filtro original.
    - Filtro de ar - WEGA

    Hoje o carro está na mecânica:

    - Vazamento de óleo em cima da direção hidráulica - oring ressecado.
    - Vazamento de óleo que foi até o chassi - oring das varetas tanto de câmbio quanto do diferencial que estavam ressecadas
    - Troca de fluído do arrefecimento - Motul inugel

    Amanhã o carro irá para a especializada de amortecedor:

    - Troca das buchas da bandeja dianteira - Optei por Greenparts Bucha Inferior GP516196 / OEM 20204AG01B || Bucha Superior GP516151 / OEM 20204AG030
    - Troca das buchas da barra estabilizadora dianteira - OEM 20414AG070
    - Troca das buchas da barra estabilizadora traseira - OEM 20464SC010
    - Troca dos amortecedores traseiros - Kayaba Excel-G + Batentes e coifa Kayaba
    - Troca das molas originais - OEM 20380SC020 (são as molas originais do Forester S Edition)

    Minha ideia é encomendar na NVS todas as buchas para a Forester, e assim que as outras começarem a dar problema, eu troco todas de uma vez, por isso não me preocupei tanto em pegar todas OEM.

    Quinta ou sexta-feira pretendo ainda fazer uma revitalização e vitrificação dos faróis (principalmente dianteiro), além de uma higienização interna completa + limpeza do motor e de baixo do carro.

    Dia 21 de Dezembro eu levarei na Subaru em Campinas para que eles possam fazer um check-up, passar scanner e ver se algo ainda está faltando.

    Além disso, ainda tem 3 coisas que precisarão resolver:

    - Peça de acabamento das molduras do tweeter (importei 2 da china).
    - Retrovisor esquerdo não está funcionando o rebatimento (roda em falso), mas isso é algo simples de resolver.
    - Folga na caixa de direção, alguns me falaram que é normal, outros falaram que precisa trocar a caixa inteira, ano que vem vou resolver isso.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por apenasjoao Ver Post
    Os fluídos estavam deploráveis, eu deveria ter tirado foto deles.

    Eu vou criar uma planilha com todas as manutenções que eu fiz até agora, e as que eu vou fazer. Assim que eu pegar o carro novamente, vou adicionar a planilha e todos poderão ter acesso.

    O que foi feito até agora:

    - Troca das pastilhas traseiras de freio - marca a confirmar;
    - Troca do fluído de freio - Motul Dot4, mas me arrependi, deveria ter colocado Dot5.
    - Troca do fluído de motor + bujão - Motul 5w30 100% sintético;
    - Troca do fluído do câmbio - Motul Multi ATF;
    - Troca do fluído dos diferenciais dianteiros e traseiros - Motul Gear 300 75w90
    - Filtro de óleo - WEGA - NÃO É O RECOMENDÁVEL, coloquei o que tinha pois o óleo antigo era lubrax (provavelmente semi sintético) e havia baixado muito o óleo, além da coloração muito escura. Próximo mês já farei outra troca de óleo e colocarei o filtro original.
    - Filtro de ar - WEGA

    Hoje o carro está na mecânica:

    - Vazamento de óleo em cima da direção hidráulica - oring ressecado.
    - Vazamento de óleo que foi até o chassi - oring das varetas tanto de câmbio quanto do diferencial que estavam ressecadas
    - Troca de fluído do arrefecimento - Motul inugel

    Amanhã o carro irá para a especializada de amortecedor:

    - Troca das buchas da bandeja dianteira - Optei por Greenparts Bucha Inferior GP516196 / OEM 20204AG01B || Bucha Superior GP516151 / OEM 20204AG030
    - Troca das buchas da barra estabilizadora dianteira - OEM 20414AG070
    - Troca das buchas da barra estabilizadora traseira - OEM 20464SC010
    - Troca dos amortecedores traseiros - Kayaba Excel-G + Batentes e coifa Kayaba
    - Troca das molas originais - OEM 20380SC020 (são as molas originais do Forester S Edition)

    Minha ideia é encomendar na NVS todas as buchas para a Forester, e assim que as outras começarem a dar problema, eu troco todas de uma vez, por isso não me preocupei tanto em pegar todas OEM.

    Quinta ou sexta-feira pretendo ainda fazer uma revitalização e vitrificação dos faróis (principalmente dianteiro), além de uma higienização interna completa + limpeza do motor e de baixo do carro.

    Dia 21 de Dezembro eu levarei na Subaru em Campinas para que eles possam fazer um check-up, passar scanner e ver se algo ainda está faltando.

    Além disso, ainda tem 3 coisas que precisarão resolver:

    - Peça de acabamento das molduras do tweeter (importei 2 da china).
    - Retrovisor esquerdo não está funcionando o rebatimento (roda em falso), mas isso é algo simples de resolver.
    - Folga na caixa de direção, alguns me falaram que é normal, outros falaram que precisa trocar a caixa inteira, ano que vem vou resolver isso.
    Parabéns pelo zelo e detalhamento dos trabalhos feitos.
    Viatura ficará nova!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por apenasjoao Ver Post
    Os fluídos estavam deploráveis, eu deveria ter tirado foto deles.

    Eu vou criar uma planilha com todas as manutenções que eu fiz até agora, e as que eu vou fazer. Assim que eu pegar o carro novamente, vou adicionar a planilha e todos poderão ter acesso.

    O que foi feito até agora:

    - Troca das pastilhas traseiras de freio - marca a confirmar;
    - Troca do fluído de freio - Motul Dot4, mas me arrependi, deveria ter colocado Dot5.
    - Troca do fluído de motor + bujão - Motul 5w30 100% sintético;
    - Troca do fluído do câmbio - Motul Multi ATF;
    - Troca do fluído dos diferenciais dianteiros e traseiros - Motul Gear 300 75w90
    - Filtro de óleo - WEGA - NÃO É O RECOMENDÁVEL, coloquei o que tinha pois o óleo antigo era lubrax (provavelmente semi sintético) e havia baixado muito o óleo, além da coloração muito escura. Próximo mês já farei outra troca de óleo e colocarei o filtro original.
    - Filtro de ar - WEGA

    Hoje o carro está na mecânica:

    - Vazamento de óleo em cima da direção hidráulica - oring ressecado.
    - Vazamento de óleo que foi até o chassi - oring das varetas tanto de câmbio quanto do diferencial que estavam ressecadas
    - Troca de fluído do arrefecimento - Motul inugel

    Amanhã o carro irá para a especializada de amortecedor:

    - Troca das buchas da bandeja dianteira - Optei por Greenparts Bucha Inferior GP516196 / OEM 20204AG01B || Bucha Superior GP516151 / OEM 20204AG030
    - Troca das buchas da barra estabilizadora dianteira - OEM 20414AG070
    - Troca das buchas da barra estabilizadora traseira - OEM 20464SC010
    - Troca dos amortecedores traseiros - Kayaba Excel-G + Batentes e coifa Kayaba
    - Troca das molas originais - OEM 20380SC020 (são as molas originais do Forester S Edition)

    Minha ideia é encomendar na NVS todas as buchas para a Forester, e assim que as outras começarem a dar problema, eu troco todas de uma vez, por isso não me preocupei tanto em pegar todas OEM.

    Quinta ou sexta-feira pretendo ainda fazer uma revitalização e vitrificação dos faróis (principalmente dianteiro), além de uma higienização interna completa + limpeza do motor e de baixo do carro.

    Dia 21 de Dezembro eu levarei na Subaru em Campinas para que eles possam fazer um check-up, passar scanner e ver se algo ainda está faltando.

    Além disso, ainda tem 3 coisas que precisarão resolver:

    - Peça de acabamento das molduras do tweeter (importei 2 da china).
    - Retrovisor esquerdo não está funcionando o rebatimento (roda em falso), mas isso é algo simples de resolver.
    - Folga na caixa de direção, alguns me falaram que é normal, outros falaram que precisa trocar a caixa inteira, ano que vem vou resolver isso.

    Sensacional.
    Obrigado por todas as informações.
    Deixa eu pontuar algumas coisas.
    -Sobre o fluido de freio, use na especificação. Se o manual diz DOT4, use ele. DOT5 não é uma "evolução" do 4. Ele tem outra composição. (Abilio Responde: Pode trocar o tipo de fluido de freio? - Revista O Mecanico)
    -Estava com o mesmo problema no retrovisor direito do motorista. Um motoboy bateu e acabou desencaixando onde o motorzinho faz o rebatimento. Sem precisar desmontar a porta, consegui colocar no lugar fazendo algumas vezes o rebatimento manual até escutar um click.
    -Troquei as buchas da bandeja pelas originais compradas em CSS. O valor nos EUA estava muito parecido com o Brasil. Cerca de 150 reais cada na época.
    -Pastilha de freio dianteira eu só compro na Allparts da marca Ferodo. Estou usando a 10mil km e estou adorando. Silenciosa e não suja a roda (ceramica).
    -Filtro de óleo se possivel use original. Já ouvi relatos que os paralelos/oem vazam.
    -Filtro de cabine eu estou comprando Wega que é mais barato porém o número de dobras do papel é metade do original.
    -Filtro de motor eu prefiro comprar original. Caro pra caramba, mas prefiro fazer assim.
    -Oleo de motor estou usando o Falke 5W30 e tá tudo certo. com 5 mil tirei uma amostra pra inspecionar e não estava diferente do Shell Helix hx8 que sempre usei. Falke é bom e custa metade do preço do Shell.

    Abraço
    Rick
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Sensacional.
    Obrigado por todas as informações.
    Deixa eu pontuar algumas coisas.
    -Sobre o fluido de freio, use na especificação. Se o manual diz DOT4, use ele. DOT5 não é uma "evolução" do 4. Ele tem outra composição. (Abilio Responde: Pode trocar o tipo de fluido de freio? - Revista O Mecanico)
    -Estava com o mesmo problema no retrovisor direito do motorista. Um motoboy bateu e acabou desencaixando onde o motorzinho faz o rebatimento. Sem precisar desmontar a porta, consegui colocar no lugar fazendo algumas vezes o rebatimento manual até escutar um click.
    -Troquei as buchas da bandeja pelas originais compradas em CSS. O valor nos EUA estava muito parecido com o Brasil. Cerca de 150 reais cada na época.
    -Pastilha de freio dianteira eu só compro na Allparts da marca Ferodo. Estou usando a 10mil km e estou adorando. Silenciosa e não suja a roda (ceramica).
    -Filtro de óleo se possivel use original. Já ouvi relatos que os paralelos/oem vazam.
    -Filtro de cabine eu estou comprando Wega que é mais barato porém o número de dobras do papel é metade do original.
    -Filtro de motor eu prefiro comprar original. Caro pra caramba, mas prefiro fazer assim.
    -Oleo de motor estou usando o Falke 5W30 e tá tudo certo. com 5 mil tirei uma amostra pra inspecionar e não estava diferente do Shell Helix hx8 que sempre usei. Falke é bom e custa metade do preço do Shell.

    Abraço
    Rick
    Muito obrigado pelas observações, Rick!

    - O manual pede Dot4 ou superior, eu apenas pensei em Dot superior por serem mais resistente a calor(?).
    - Se não precisar desmontar a porta seria muito bom, eu odiei a moldura do tweeter, eu vi que era relativamente comum o pessoal quebrar o encaixe da moldura quando tenta desencaixar isso. Eu pedi algumas molduras no Ebay, quero arrumar o retrovisor antes dessas molduras chegarem.
    - Eu acabei não cotando as buchas na CSS, mas também eu não teria como ir buscar, infelizmente, mas pelo menos essas buchas possuem uma propriedade hidráulica dentro delas, como as originais.
    - Quanto aos filtros, próxima troca de óleo comprarei todos os filtros antecipados pra deixar no original.
    - E o fluído de motor, me falaram que as marcas brasileiras precisam obedecer uma regra/lei que são obrigados a colocarem alguns componentes que as marcas importadas não precisam. Se isso é papo de vendedor ou não, eu não sei, mas eu to dando preferência para fluídos importados como valvoline, motul ou champion, e que sejam 100% sintéticos.

    ATUALIZAÇÃO:

    - Vazamento na bomba da direção hidráulica foi resolvida. Pior, já haviam tentado resolver esse problema e não conseguiram, colocaram silicone que não era para alta temperatura, além do o-ring errado. Agora está arrumado. Carro sem nenhum vazamento de óleo.
    - Aproveitei e fiz toda a troca do óleo da direção com Valvoline Multi ATF 100% sintético
    - Eu não havia confirmado, mas o fluido de arrefecimento foi Motul Inugel Expert
    - Fiquei devendo a marca das pastilhas de freio traseira: foi SYL 2366, eu deveria ter prestado mais atenção nisso. Todo mundo reclama dessa pastilha, e na nota me cobraram o dobro que essa pastilha custa no ML. Agora que a b&ˆ% foi feita, eu vou deixar e na próxima troca de discos/pastilhas eu comprarei antecipado.

    OBS: Recomendo a oficina MONOBLOCO em Piracicaba. Pessoal trabalha super bem e são atenciosos, deram preferência aos produtos que eu queria, e souberam lidar com a minha ansiedade com o carro (não foi ai que eu troquei as pastilhas de freio, infelizmente).

  • #6
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    Boa tarde pessoal,
    Tenho uma x-trail 2009 e estou querendo comprar uma Forester XT entre 2015 e 2017.
    A x-trail é um carro muito confiável e gosto muito dele, estou pensando em mudar porque gostaria de pegar um carro com mais itens.
    Alguém saberia dizer se teria muita diferença? Como tem vários carros nesse segmento, acredito que o Forester possa me atender melhor.

  • #7
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    Caracas,
    Qual foi preço que pagou para compensar toda a manutenção, estou sendo irônico aqui.
    Quero dizer que o realmente queria ficar com o carro para compensar todo o esforço.
    Ainda estou pesquisando por uma, mas o pessoal não interagi muito aqui e também não adicionam nós no grupo.
    Obrigado pelas informações

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Alam Bispo Ver Post
    Caracas,
    Qual foi preço que pagou para compensar toda a manutenção, estou sendo irônico aqui.
    Quero dizer que o realmente queria ficar com o carro para compensar todo o esforço.
    Ainda estou pesquisando por uma, mas o pessoal não interagi muito aqui e também não adicionam nós no grupo.
    Obrigado pelas informações
    Boas Alam.

    A Forester tem mecânica muito robusta, se mantiver as trocas periódicas e checar sempre o desgaste natural, não terá dores de cabeça.
    A oferta de peças é boa. Vc tem a CSS que ao meu ver não pratica preços abusivos. Tem a Allparts que sempre tem peças e o que não tiver, eles podem cotar uma importação para vc.
    Isso tudo que está sendo relatado é uma fonte de informação importante para todos nós. Faço questão de postar tudo o que acontece com o carro exatamente para trazer uma luz a quem quer comprar e quem já tem.
    Se você quer um carro só pra trocar óleo e colocar gasolina, tem que pegar muito próximo de zero e ficar pouco tempo com o carro.
    A minha é 2014, comprei em 2016 e não penso em me desfazer dela pelos próximos 10 anos. Entáo toda manutenção é visando longevidade de todo conjunto.

    Eu só não participo de grupos pq odeio essa coisa. Acho que aqui tem as informações que preciso. E outra, postar aqui é muito melhor que nos grupos de whatszap que se perdem com o tempo. A informação fica aqui para sempre. Só pesquisar que vc acha ou melhor ainda, leia todas as páginas, como eu fiz. Aprendi demais.



    Abraço
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    Subaru Forester S 2014
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Alam Bispo Ver Post
    Caracas,
    Qual foi preço que pagou para compensar toda a manutenção, estou sendo irônico aqui.
    Quero dizer que o realmente queria ficar com o carro para compensar todo o esforço.
    Ainda estou pesquisando por uma, mas o pessoal não interagi muito aqui e também não adicionam nós no grupo.
    Obrigado pelas informações
    Paguei 54k.

    Isso cobriu boa parte do que eu estava planejando em gastar (com mecânica), mas eu queria algo específico:

    - Forester XT
    - 2011
    - Quilometragem razoavelmente baixa
    - Turbina com lacre
    - Sem blindagem

    Restaram poucas opções, e eu ainda tentei buscar uma Outback ou Tribeca, mas não achei nenhuma em bom estado nessa faixa de preço. Eu poderia ter investido um pouco mais e pego uma 2014, mas a quilometragem estava super alta e ainda poderiam ter outas despesas imprevistas.

    Eu peguei um carro pra ficar anos na família e utilizar em viagens pela América do Sul, então necessariamente esse carro eu preciso deixá-lo impecável mecanicamente, talvez outra pessoa não gastaria metade ou 1/3 do que eu estou gastando, vai de cada um.

    Até o final do ano que vem eu também estou planejando em mandar abrir o motor e trocar tudo que possa dar problema (essa versão Ej25 é conhecida por girar as bronzinas).

  • #10
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    Hey Rick,

    Aqui em Curitiba, não consigo achar Forester com baixa km, apenas com 150k. Algumas o pessoal dizem que é feita manutenção na concessionaria, mas dificil de acreditar.
    Voce que voce quis dizer aqui "Se você quer um carro só pra trocar óleo e colocar gasolina, tem que pegar muito próximo de zero e ficar pouco tempo com o carro" ?

    Obrigado pessoal pelas dicas!

  • #11
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    Boa,
    Eu peguei Subaru XT 2015, top demais, quando você dirigi não quer outro carro eu tinha uma x-trail 2009 e curtia muito, quando pensei em trocar de carro, fiquei preocupado.
    Esta com km 142k, mas tem as manutenções em dia.

  • #12
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    ATUALIZAÇÕES:

    - Pneu da frente furou, minha intenção na troca era colocar pneus Michelin LTX Force 225/65r17, mas não couberam na caixa de roda:





    (Ficou meia polegada de distancia entre o pneu e o para-barro, é muito pouco).

    - Acabei optando pelos Michelin Primacy 3 225/60r17 (lembrando que o original é 225/55 para a XT 2011):





    O QUE MELHOROU: Muito mais conforto na cidade, principalmente pela quantidade de remendos que as porcarias das ruas aqui possuem. O carro também ficou 1cm mais alto, aumentando o vão livre do solo.



    O QUE PIOROU: Acima de 180km/h o carro já não fica mais estável, mas pretendo me manter dentro das velocidades máximas das rodovias. O carro também ficou pouca coisa mais lento em retomadas de velocidade.

    - Eu também fiz uma limpeza detalhada no carro, e vitrifiquei os faróis dianteiros.

    PRÓXIMAS ATUALIZAÇÕES:

    - Mandarei fazer uma revisão na caixa de direção.
    - Eu iria colocar radiador de óleo e uma bomba de óleo do STi, mas o custo está tão elevado, que eu prefiro mandar abrir o motor e trocar as bronzinas e outras peças que possam dar problema, por peças mais resistentes. Isso vai me sair uns 12-13k, mas eu prefiro gastar isso e ter certeza que não terei problema, do que gastar 7-8k com uma medida paliativa que não garante que não terei problema.
    - Estou cotando para futuras expedições:

    -- Rack de teto com suporte para 2 galões de combustíveis de 20L e suporte para faróis de milha (pretendo colocar 4 Hellas em cima).



    -- Parachoques em aço (provavelmente tubulares).

    Traseira:



    Frente (essa da foto está um pouco esquisita, mas a ideia seria essa, o que eu vou fazer é que o parachoque acompanhe todo o desenho do farol, e que tenham chapas de proteção nas laterais, e os furos no meio teriam uma grelha por trás para evitar que pedras, galhos ou insetos acertem o radiador, mas seria nesse estilo tubular):



    (podem imaginar o desenho tubular, com as laterais e os recortes dos faróis iguais a esse:



    -- Proteção em chapa de aço para: carter, diferenciais e câmbio.



    -- Rodas aro 15 com pneus 225/75 ou 215/75 MUD:




    Todas essas modificações são pontuais para realizar garantir que o carro possa realizar expedições sem ter preocupações, mas eu não tenho mexer na suspensão. Inclusive eu irei verificar se as rodas menores com pneus mais grossos não irão aumentar a força de trabalho dos diferenciais e da suspensão, minha ideia é ir o mais original possível nesse ponto.

    Com certeza tudo original é mais bonitinho, mas essas modificações evitarão dores de cabeça em uma viagem...Esse final de semana eu fui para a serra da canastra e foi complicado em vários pontos.

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