x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

  • #1537
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13



    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    Olá GENÉTICO,
    Também aprendi com o post do DJFreire, ótima aula ! Nunca tinha verificado isso.
    Pois é Cesar. Precisamos trocar mais informações a respeito de como funciona e como atua o sistema de engate/desengate do 4 x 4 da Sorento. A parte elétrica, a parte mecânica e parte do sistema de vácuo.
    Quem puder ajudar estamos todos querendo aprender e repassar esse aprendizado para os demais forsitas e todos os interessados.

  • #1538
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por DJFreire Ver Post
    Estou a disposição aprendi muito com os post daqui principalmente do ffsias. Agora quero retribuir quando for possível.
    É isso aí DJ.
    Lancei aqui a proposta de trocarmos mais informações sobre o sistema de atuação do 4 x 4 da Sorento para aprendermos mais um pouco sobre nossas viaturas.

  • #1539
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    Bom dia a todos,

    Resolvi postar fotos da colisão sofrida na semana passada na Linha Amarela aqui no Rio, quando, na pista de 100Km/k tivemos que frear de emergência para não colidir com um caminhão só que o veículo que vinha atrás, um Cobalt, não conseguiu e colidiu fortemente na traseira da Sorento.

    Felizmente nada sofremos além do susto e o motorista do Cobalt teve apenas leves escoriações pois seus air bags atuaram precisamente.

    Após conversar e acertar os reparos pela seguradora do Cobalt ( Porto seguro), segui viagem normalmente.

    O Cobalt ficou na pista pois toda a parte mecânica foi destruída, e houve empeno sério da estrutura do veículo, tanto que teve perda total.

    Observando abaixo do para choque traseiro da Sorente, apenas a barra de reforço anti colisão ficou avariada e apoiou-se no estepe. A porta do porta malas funcionou corretamente e sem qualquer problema (ainda que deva ser trocada pois afetou o vinco) e não houve quebra de vidros ou lanternas.

    Realmente o Sorento nos dá uma ótima proteção com sua estrutura bastante robusta, montada sobre chassis.

    Abraços,
    Cezar
    É, rapaz. Tamanho e qualidade construtiva fazem muita diferença. Senão, vejamos:
    Sorento = 2 toneladas e carroceria sobre chassi... Cobalt = sei lá quanto pesa e carroceria monobloco.
    Sorento = 5 estrela no crash test ... Cobalt = alguém sabe dar essa informação?
    Sorento = 6 air bags... Cobalt apenas 2
    E por aí vai...

  • #1540
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    995
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por GENETICO10 Ver Post
    Ffsias, você pode me explicar como é que que esse sistema de vácuo funciona e qual a finalidade dele? Isso tem a ver com roda livre ou algo assim? Eu preciso entender esses pormenores para ver como vou resolver esse problema.
    Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.

    Abraço,

  • #1541
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.

    Abraço,
    Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.

  • #1542
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    995
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por GENETICO10 Ver Post
    Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.
    Não cheguei a me aprofundar muito nesta parte, então pode ser que use alguns termos técnicos errados...


    O sistema de 4x4 tem dois acionamentos: na caixa de transferência e nas rodas dianteiras.

    Na Sportage a tração é acionada por alavanca, do modo tradicional. Ela aciona a caixa de transferência. No caso da minha Sportage, ela acionava a caixa e inclusive ligava a luz indicadora no painel, mas não acionava as rodas. Levantava no macaco com a tração engatada e as rodas estavam livres. O cardã dianteiro também travava, sinal de que a caixa de transferência estava ok.

    Fui verificar então o acionamento das rodas-livre. Alguns 4x4 tem este acionamento manual: tu tens que engatar a tração, descer do carro e travar cada roda dianteira na mão. Na Sportage elas são acionadas por vácuo, uma mangueira em cada roda. E estas mangueiras estavam ressecadas e rachadas, não davam vácuo. Foi só trocar e acabou o problema.

    Na Sorento, nunca precisei mexer nesta parte, mas é só uma mangueira, pelo que percebi, que entra no diferencial dianteiro.

    Abs.

  • #1543
    Usuário
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    74
    Posts
    148
    Agradecimentos: 2
    Olá pessoALL,
    Realmente ainda não mexi nem pesquisei nada nessa parte da Sorento.
    Não tinha visto nada de acionar tração direto no diferencial, apenas mangueira de respiro bem elevados para o caso de travessia de alagados.

    De qualquer modo acho interessante investigar isso.
    Abçs,
    Cezar

  • #1544
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    995
    Agradecimentos: 85
    Achei este vídeo....está em inglês, mas é do assunto.


  • #1545
    Pessoal estava pensando em criar um grupo no WhatsApp para facilitar a interação da galera o que vocês acham da ideia, quem tiver a fim deixe o numero que já vou adicionando.
    Alexandre Dias

  • #1546
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    995
    Agradecimentos: 85
    Fala Alexandre! Como estão teus testes com o chip?

    Achei mais uma página sobre o 4x4:

    http://www.underhoodservice.com/4wd-...orento-models/


    "Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."

  • #1547
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Fala Alexandre! Como estão teus testes com o chip?

    Achei mais uma página sobre o 4x4:

    http://www.underhoodservice.com/4wd-...orento-models/


    "Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."
    ffsias até agora fiz apenas uma media de consumo com apenas 350 km sendo uns 100km de estrada e o resto na cidade e esse 100km na estrada foi pé embaixo e fez praticamente a mesma media sem o modulo 8.35 km/l porem o desempenho do carro é espetacular o torque em baixas rotações e a retomada realmente melhoram de forma muito explicita estou muito contente com os resultados até agora.

    Alexandre Dias

  • #1548
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    50
    Posts
    995
    Agradecimentos: 85
    Valeu!
    Mesmo que não melhore o consumo, mas dando mais "disposição", já é muito bom. Afinal, não é barato o acessório. Ainda estou pensando....

    Abraço,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 17 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 17 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade