Olá GENÉTICO,
Também aprendi com o post do DJFreire, ótima aula ! Nunca tinha verificado isso.
Pois é Cesar. Precisamos trocar mais informações a respeito de como funciona e como atua o sistema de engate/desengate do 4 x 4 da Sorento. A parte elétrica, a parte mecânica e parte do sistema de vácuo.
Quem puder ajudar estamos todos querendo aprender e repassar esse aprendizado para os demais forsitas e todos os interessados.
Estou a disposição aprendi muito com os post daqui principalmente do ffsias. Agora quero retribuir quando for possível.
É isso aí DJ.
Lancei aqui a proposta de trocarmos mais informações sobre o sistema de atuação do 4 x 4 da Sorento para aprendermos mais um pouco sobre nossas viaturas.
Resolvi postar fotos da colisão sofrida na semana passada na Linha Amarela aqui no Rio, quando, na pista de 100Km/k tivemos que frear de emergência para não colidir com um caminhão só que o veículo que vinha atrás, um Cobalt, não conseguiu e colidiu fortemente na traseira da Sorento.
Felizmente nada sofremos além do susto e o motorista do Cobalt teve apenas leves escoriações pois seus air bags atuaram precisamente.
Após conversar e acertar os reparos pela seguradora do Cobalt ( Porto seguro), segui viagem normalmente.
O Cobalt ficou na pista pois toda a parte mecânica foi destruída, e houve empeno sério da estrutura do veículo, tanto que teve perda total.
Observando abaixo do para choque traseiro da Sorente, apenas a barra de reforço anti colisão ficou avariada e apoiou-se no estepe. A porta do porta malas funcionou corretamente e sem qualquer problema (ainda que deva ser trocada pois afetou o vinco) e não houve quebra de vidros ou lanternas.
Realmente o Sorento nos dá uma ótima proteção com sua estrutura bastante robusta, montada sobre chassis.
Abraços,
Cezar
É, rapaz. Tamanho e qualidade construtiva fazem muita diferença. Senão, vejamos:
Sorento = 2 toneladas e carroceria sobre chassi... Cobalt = sei lá quanto pesa e carroceria monobloco.
Sorento = 5 estrela no crash test ... Cobalt = alguém sabe dar essa informação?
Sorento = 6 air bags... Cobalt apenas 2
E por aí vai...
Ffsias, você pode me explicar como é que que esse sistema de vácuo funciona e qual a finalidade dele? Isso tem a ver com roda livre ou algo assim? Eu preciso entender esses pormenores para ver como vou resolver esse problema.
Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.
Sim, sai uma mangueira e entra no diferencial dianteiro. Mas é diferente da roda livre da Sportage. Nela entrava uma mangueira em cada roda. Uma vez estava com problema de engate na tração e era uma destas mangueiras que estava rompida.
Abraço,
Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.
Ok. Você pode explicar melhor esse seu problema de engate da tração e como resolveu? Grato, novamente.
Não cheguei a me aprofundar muito nesta parte, então pode ser que use alguns termos técnicos errados...
O sistema de 4x4 tem dois acionamentos: na caixa de transferência e nas rodas dianteiras.
Na Sportage a tração é acionada por alavanca, do modo tradicional. Ela aciona a caixa de transferência. No caso da minha Sportage, ela acionava a caixa e inclusive ligava a luz indicadora no painel, mas não acionava as rodas. Levantava no macaco com a tração engatada e as rodas estavam livres. O cardã dianteiro também travava, sinal de que a caixa de transferência estava ok.
Fui verificar então o acionamento das rodas-livre. Alguns 4x4 tem este acionamento manual: tu tens que engatar a tração, descer do carro e travar cada roda dianteira na mão. Na Sportage elas são acionadas por vácuo, uma mangueira em cada roda. E estas mangueiras estavam ressecadas e rachadas, não davam vácuo. Foi só trocar e acabou o problema.
Na Sorento, nunca precisei mexer nesta parte, mas é só uma mangueira, pelo que percebi, que entra no diferencial dianteiro.
Olá pessoALL,
Realmente ainda não mexi nem pesquisei nada nessa parte da Sorento.
Não tinha visto nada de acionar tração direto no diferencial, apenas mangueira de respiro bem elevados para o caso de travessia de alagados.
De qualquer modo acho interessante investigar isso.
Abçs,
Cezar
Pessoal estava pensando em criar um grupo no WhatsApp para facilitar a interação da galera o que vocês acham da ideia, quem tiver a fim deixe o numero que já vou adicionando.
Alexandre Dias
"Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."
"Quando o interruptor 4WD é selecionada, uma bomba de ar elétrica é comandado para pressurizar o engate, acoplando o pinhão diferencial dianteiro para o eixo motor, enquanto o motor montado na caixa de transferência move os garfos de mudança. Em seguida, finalmente, a embraiagem magnética fecha, proporcionando binário ao eixo motor frontal. Isso tudo é controlado e monitorado com o módulo de transferência caso controle (TCCM). Com qualquer sistema, o veículo tem de ser parado para se envolver faixa de baixa 4WD."
ffsias até agora fiz apenas uma media de consumo com apenas 350 km sendo uns 100km de estrada e o resto na cidade e esse 100km na estrada foi pé embaixo e fez praticamente a mesma media sem o modulo 8.35 km/l porem o desempenho do carro é espetacular o torque em baixas rotações e a retomada realmente melhoram de forma muito explicita estou muito contente com os resultados até agora.