Cara por mim td bem.
E Xexelo, como disse o Gmilani, naõ somos nós que decidimos nada. Fé em Deus que as coisas vão se encaminhar.
Abrc a todos
Versão Imprimível
Caras,
as vezes eu tenho a impressão que não é pra eu ir pra lá...
Tudo dando do contra. Em 2010-2011 eu não tinha viatura viavel. Ano passado meu pai, e em dezembro / janeiro a doença de minha avó. Agora esse problema com minha mãe...
Obrigado a todos pelas palavras.
Abçs.
É assim mesmo, sempre temos imprevistos e nossos planos, como tudo nesse mundo, podem sofrer mudanças repentinas em virtude de fatos fora do nosso controle.
Quem topa ir no inverno? É muito frio essa época por lá? Creio que no inverno será uma aventura bem mais extrema do que no verão...
Até uns 10 negativos eu aguento :)
*** PS: Uma notícia triste: Deixei minha honorável capinha de pelo lã de alpaca no aeroporto de Curitiba... A minha ÚNICA capinha tinha uma história MUITO longa junto comigo e o Quatipuru!!!
Estou começando uma pesquisa de informações para uma viagem a Patagonia no final do ano, a data ainda não sei ao certo pois dependo de algumas coisas. Acabei encontrando esse tópico, gostaria de perguntar para os mais experientes e que efetivamente já foram para lá: para passar no Uruguai, Chile e Argentina, apenas RG com data emissão recente e CNH são válidos ? Há muita informação desencontrada na NET, alguns falam que tudo isso é aceito, mas se tiver passaporte e CNH internacional é melhor. Vejam essa parte tirada do consulado do Brasil no Chile: "ficou estabelecido não ser mais necesário passaporte para fazer turismo entre os dois países, bastando carteira de indentidade, atualizada, emitida por órgão brasileiro de segurança pública. ..... Dessa forma, recomenda-se vivamente a utilização de passaporte, recomenda-se vivamente a utilização de passaporte. Ademais, para fazer jus à isenção de IVA (imposto de 19%) junto a hoteis, exige-se a apresentação de passaporte." contraditório não ? Embora tenha trechos repetidos, será que foi um erro de edição do texto no site ?
Vejam essa outra parte, da CNH: "Embora, em tese, entendimentos entre os dois países permitam que as carteiras de motorista brasileiras sejam oficialmente reconhecidas no Chile, e vice-versa, verifica-se, na prática, a necessidade de que o turista, para evitar problemas com as autoridades de trânsito locais, ainda porte Carteira de Habilitação Internacional."
Afinal, pode ou não pode ??? que raio de critério é esse, oficialmente pode usar, mas é bom não usar ?? kkkk Aqui em casa somos em 5, para tirar todos passaportes fica em cerca de R$ 800 só nisso. Sei que tem validade de 5 anos, mas não sei se terei utilidade para eles nos próximos anos ... rs, rs, embora eu planeje ir para o NOA + Atacama no ano que vem (estava tudo certo para ir em Julho/11, mas devido as fortes nevascas daquele ano, abortei a missão 1 semana antes da data de saída) .
Aqui o site de onde tirei os textos acima: Orientações para turistas brasileiros — Portal Consular
Fpandur,
Acho sempre melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Acho que vale a pena ter o passaporte e no caso do Chile a carteira internacional. Isso pode evitar que algum puliça mal intencionado queira te tirar uns trocados. Apesar de que tenho lido que os guardas do Chile são excelentes e com eles nunca li nada dessa natureza. Já no Chile e na Argentina...........
Eu nunca viajei a estes países, mas tem outros colegas aqui que são mais viajados e poderão te ajudar.
Um abraço.
Passaporte vai facilitar sem dúvida nos trâmites de fronteira. Mas pode sim ir somente com identidade (feita recentemente, em boas condições). Fui para Ushuaia em abril somente com a identidade e não tive problema nenhum. Sempre fui muito bem tratado em todos os postos de fronteira e em todos os postos policiais pelo caminho.
A carteira de habilitação internacional foi e voltou sem ser utilizada, ninguém pediu. Mas é como o xexelo comentou, é melhor pecar pelo excesso. Na Argentina não precisa com certeza, e no Chile acho difícil algum guarda extorquir dinheiro, mas nunca se sabe.
A isenção do IVA consegue só com identidade também.
Boa viagem!
xexelo, uma viagem desse porte realmente temos de nos precaver, mas o que eu gostaria é entender o que realmente vale nesses países e até onde é o "risco" de ir somente com RG e CNH nossa.
fraenkel, grato pelo seu relato. Realmente li em varios locais na NET que o uso do passaporte facilitaria os trâmites. Você que passou por isso, poderia detalhar exatamente em que ele facilita ? Por exemplo, apenas com a identidade tem que preencher 1 ou mais formulários e com o passaporte seria só carimbar e pronto ? Enfim, gostaria de, se possível, saber exatamente o que o passaporte facilita. Todos em casa estão com as identidades novas e emitidas em 2011, em função que eu iria para o Atacama em Julho/11, mas conforme relatei, tive que abortar em função do clima "nervoso" que se abateu nos Pasos da Cordilheira no ano passado ...
Exatamente. A facilidade do passaporte é não ter que preencher manualmente algumas fichas, tendo somente o carimbo no passaporte.
Vai ser uma questão de alguns minutos e trabalho a mais nos postos de fronteiras.
Mas o resto é igual.
Na minha opinião, se não vai usar o passaporte para mais nada, somente para ir até Ushuaia e sul do Chile eu não faria.
Usa o dinheiro dos passaportes por lá!
Abraço!
fraenkel, você chegou ao ponto: se pode se virar somente com a RG, a idéia é justamente economizar esses R$ 800 para a viagem em si ... rs, rs. Para o ano que vem quero fazer Atacama, mas também dá pra fazer somente com o RG por lá. Vou avaliar certinho, mas em principio vou somente com os RG mesmo, obrigado pelos esclarecimentos !
Já atravessei duas vezes o Chile (E numa outra vez somente até Arica)... Lhe digo que basta o RG em bom estado (já me mandaram voltar pelo plástico está saindo), e pode ir com a CNH mesmo, não terá problemas. A política do Chile não é problemática, porém é meio rigorosa com a documentação, principalmente com o estado do RG (fiquei com trauma disso).
O resto é o de praxe, carro no seu nome, placa legível, evite películas muito escuras (No PERU nem se atreva, terá problemas), No Chile é mais tranquilo, mas não abuse com película 100%.
Cuidado com o excesso de velocidade nas estradas Chilenas, se por ventura for multado estará ferrado, a multa é salgada e não dá para escapar dela... Não é como no Peru que você olha para a cara do polícial, faz cara de bocó e até, se quiser, sugere um "agrado"... Se por algum motivo SUGERIR isso no Chile ou mesmo o policial entender que você está oferecendo propina e "agrados", você terá problemas e provavelmente é # CANA!!! A polícia Chilena tem fama de muito honesta, e realmente são.
Nas viagens que fui NÃO FIZ A CARTA VERDE e, no CHILE, não tive problemas... Porém recomendo que faça, pelas informações que tive custa algo em torno de R$ 150,00, pode ser feito aqui no Brasil Mesmo, ou mesmo com a sua seguradora.
O texto foi digitado às pressas, perdoe qualquer trecho "desconexo".
* PS: DEPOIS DE PREENCHER MUITAS TARJETAS ANDINAS DE IMIGRACION resolvi parar de perder tempo e tirei meu passaporte...
Um resumo sobre a polícia nos lugares que já conheci:
Peru: No sul é tranquilo (exceto em Puno que tem uma quadrilha),já no Norte do PERU, é propina, te param o tempo inteiro...
Bolívia: Nem preciso falar né? Só conheço os lugares perto da fronteira com o Brasil, mas, É AVACALHADO, Polícia chata e corrupta.
Equador: Policias honestos, tranquilo.
Chile: Honestos e atenciosos, porém rigorosos no cumprimento da Lei.
Argentina: Deus me Livre, no norte da Argentina (Me extorquiram em Posadas), é raiva, PROPINEIROS!!! Já ao Sul (conheço bem até Mendonza), é mais tranquilo... Pelas informações que tive na Patagônia também é super tranquilo.
Brasil: Não viajo de carro pelo Brasil, logo não posso falar nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
joseleiteneto, excelente relato, confirma algumas coisas que eu já havia lido na NET. Carta-verde vou fazer, me parece que na Argentina (quase) sempre pedem. O resto está mais tranquilo: carro no meu nome, não está alienado, c/ pelicula mas não 100% e nenhuma no parabrisa, placas legíveis, já tenho cambão. Para a Argentina pelo que li, falta o kit 1º socorros e aquele adesivo de 110 Km/h, os 2 penso em comprar no 1º posto que encontrar por lá (não sei se esses 2 itens precisa mesmo ou é mais uma lenda). Quanto aos "puliça", parece que já é famosa a honestidade dos chilenos e a malandragem dos Argentinos no norte. Para tentar evitar esses penso em descer para o RS, entrar no Uruguai por Rivera e sair para Argentina em Paysandu. De lá para Rosário ou então em direção a B.Aires, para então continuar descendo. O que acha ?
Uma coisa que me ocorreu agora: esses formulários de aduana tem de preencher para todos os passageiros do veiculo, incluindo os filhos menores ?