Powered by vBulletin

Projeto Patagonia - Ushuaia 2011-2012

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 86 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 36767778798081828384858687888990919293949596 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/10/2012, 21:23
    sandro_ventania
    Eu detesto dirigir a noite!!!
    Muitos também não aguentam meu ritmo...só ando no máximo a 100km e dirijo em torno de 500km por dia, o restante é parando para apreciar a paisagem, almoçando e descansando o almoço, parando pra mijar, tomar café, etc.
    Eu gosto de aproveitar o caminho, fazer da viagem um passeio...se for para simplesmente chegar, melhor ir de avião.
  • 06/10/2012, 17:51
    joseleiteneto
    Citação:

Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu detesto dirigir a noite!!!
    Muitos também não aguentam meu ritmo...só ando no máximo a 100km e dirijo em torno de 500km por dia, o restante é parando para apreciar a paisagem, almoçando e descansando o almoço, parando pra mijar, tomar café, etc.
    Eu gosto de aproveitar o caminho, fazer da viagem um passeio...se for para simplesmente chegar, melhor ir de avião.

São casos e casos.

Geralmente tenho muito pouco tempo nessas viagens, terei 30, 35 dias (no máximo) para fazer Rio Branco/Ushuaia... Ao meu ver é tempo de sobra. Em janeiro fiz Peru e Equador em 20 dias (parando muito, descansando bastante).

Você tem um rítimo de viagem mais tranquilo, viaja com várias paradas, tomando cafezinha, é completamente diferente. O fato de ter que "descansar o almoço" é um dos motivos de eu evitar um almoço propriamente dito... Meu Deus, dirigir de barriga cheia após o almoço é terrível rsrs.

O fato de você viajar de utilitário também limita muito o seu rítimo, você faz certo em viajar mais devagar, em utilitários (principalmente em hilux molengona) não passo de 120 KM/H de jeito nenhum. O rítimo é, na maior parte do tempo, 100, 110 km/h. Já de fiestinha 1.6 ou de tiida sedan, com o centro de gravidade lá embaixo, se a estrada permitir, coloco 130, 140 e sigo neste rítimo (não passando de 140).

O engraçado é que aqui no norte, nos raros trechos onde a estrada me permite andar nesta velocidade que citei acima sou ultrapassado por utilitários (sw4, hilux, amarok, etc...) como se estivesse parado, os loucos colocam 180 km/h nestes trambolhos.

Viajo em um rítimo rápido, mas não é simplesmente para chegar... Uma coisa é você ir de avião, outra coisa é você pegar seu carro e viajar, é uma paisagem mais bonita que a outra após cada curva, são varios relevos, vários ambientes, em geral tudo muito diferente, tudo muito lindo! Lhe garanto que de avião não se aproveita nada disso.

Além disso dirigir é prazeroso, se aventurar por territórios desconhecidos com bons amigos dentro de um carro, ao meu ver, é o melhor que posso levar da vida neste momento, não viajo para passear, viajo para me aventurar. É certo que após o ano inteiro trabalhando igual uma mula para poder bancar essas aventuras eu inicio a viagem MUITO CANSADO e volto MAIS CANSADO AINDA... Mas logo penso: "Porra, foi legal demais, eu vou denovo".

Em resumo, independentemente do rítimo de cada um, o que vale é pegar o carro, viajar e se aventurar. Só não vale comprar pacote de viagens pela CVC....
  • 06/10/2012, 20:10
    fpandur
    Citação:

Postado originalmente por joseleiteneto
    ...eu inicio a viagem MUITO CANSADO e volto MAIS CANSADO

Comigo idem, mesmo em viagens mais curtas pelo Brasil. Os dias que antecedem é uma correria danada e sempre sobra coisa para fazer no último dia antes da viagem. Mas é só cair na estrada e depois de 1 ou 2 horas tudo já ficou no esquecimento e chegando aos destinos é mais "correria" para visitar tudo que quero, sou muito inquieto em viagens e tenho um ritmo forte de passeios, eventualmente quem vai comigo (não no carro, outros companheiros) aguenta 1 ou 2 dias e depois pede arrego ... kkkkkkk mas também tenho colegas que vão no mesmo ritmo, enfim, cada um tem seu jeito e ritmo, por isso que é complicado viagens em grupo, tem que ser muito bem conversado antes como vai ser e tem que tomar muito cuidado para não haver melindres e estresse no meio da viagem, senão pode estragar o passeio de todos.
  • 11/10/2012, 04:06
    joseleiteneto
    Meu Deus, esse tópico já tem 86 páginas... Está tão grande que não consigo mais encontrar as informações que quero rsrs.

Gente, os colegas de expedição (meio afrescalhados e "preocupados") me pediram um cronograma da expedição e eu estou elaborando o roteiro... Ocorre que no Chile só conheço até Santiago. E o google maps só deixa claro o trajeto até Pucon.

Meu roteiro parou no dia 08, após o passeio pelo Villa Rica, em Pucón... Tenho vontade de fazer a carreteira austral até onde for possível na ida e voltar pela Ruta 40... Agora aqui fica a dúvida:

Devo seguir até Puerto Montt, onde, até onde sei começa a carreteira Autral, ou é melhor atravessar para a argentina e aproveitar os arredores de Bariloche e seus lagos? E depois, para pegar a carretera Austral novamente qual caminho farei? É viável ir até que ponto? Dá para ir até Vila Ohigins? E, depois, para voltar para a Argentina, existe algum paso?

Resumindo, que caminho vocês indicam para que eu aproveite a carretera austral e suas belezas, até que ponto posso chegar? que opções tenho?

Lembrem-se que estou de carro de passeio (tiida sedan), mas, mesmo assim, NÃO TENHO MEDO DE RÍPIO, não vejo nenhum problema em dirigir por ele... O protetor de cárter ta ali para ficar raspando mesmo!!! O carro é novo, tem que aguentar abuso, caso contrário não me serve... O Quatipuru (fiesta) aguentou 190 mil KM de abusos, estradas de petra e tudo mais, não é possível que o tiida, zerado, vá me encher o saco.

O fator financeiro também influi no trajeto, estamos levando equipamento de camping, a ideia é acampar sempre que for possível.

Também quero ir em Punta Arenas, passo na Ida ou na volta? Vejam as opções:

- Passar por Torres del Painel e fazer os passeios e depois, ainda no Chile, seguir logo para Puerto Natales e Punta Arenas. Depois voltar, atravessar o estreito e ir até ushuaia...

- Fazer o contrário, atravessar logo o estreito de magalhães, depois voltar e ir para Punta arenas e, já na volta, passar por torres del paine.

Também teremos que passar pelo glaciar perito moreno, vou na ida ou na volta? O que é mais prático pelo roteiro? (que vocês mesmo vão sugerir).

Também temos que lembrar que teremos que ter passeios na volta, não rola visitar tudo na ida e, na volta, ser só deslocamento... Fora os dois medalhões (Glaciar Perito Moreno e Torres del Paine), que outras localidades e passeios recomendam? Agora é com vocês, pois eu estou mais perdido que cego em tiroteio rsrsrs.
  • 11/10/2012, 07:52
    fpandur
    joseleiteneto, nunca estive por lá, mas no momento estou planejando justamente esse pedaço no meu roteiro. Algumas coisas que já pesquisei, compartilho contigo e os demais:
    Para chegar até O´Higgins tem que pegar uma balsa (gratuita, 45 minutos de travessia), que liga P. Yungay e Rio Bravo. Essa balsa tem lotação de 12 automóveis + 2 onibus/caminhões e no verão tem apenas 3 saídas ao dia: P. Yungay a Rio Bravo: 10, 12 e 18 Hrs, no sentido contrário: 11, 13 e 19 Hrs. De O´Higgins para Argentina há o Paso Mayer, mas é uma travessia mais "selvagem", tem que atravessar um rio. Agora em setembro um colega do forum esteve lá de Xterra e relatou que o rio estava bem caudaloso e o snorkel foi fundamental. Também teve que pedir autorização dos Carabineiros para fazer a travessia. Ou seja, como você estará de carro de passeio, em princípio tem que voltar até Cochrane mesmo (pegar a balsa novamente) e cruzar a Argentina pelo Paso Robalos. Eu vou fazer o sentido contrario ao que pretende: virei de Ushuaia a P. Natales, ficarei uns dias em Paine, sigo para Calafate e ficarei uns dias fazendo os passeios, sigo para El Chaten, depois passo ao Chile e vou a Cochrane. Daí estou ainda decidindo se irei até O Higgins ou não, depois continuo subindo a Carretera e volto para Argentina em Futaleufu e faço um pouco da região de Bariloche/S. Martin de Los Andes. Ainda estou pesquisando, mas nesse caminho da Carretera há diversos Parques com área de camping, pretendo também acampar nesses locais. Na região de Bariloche irei acampar em V. Angostura. Com relação aos passeios no glaciar Perito em Calafate, não sei se você pretende fazer o passeio de barco, trekking na geleira ou ver das passarelas do Parque. Para o trekking estou vendo a possibilidade de fazer em Chaten ao invés de Calafate, me parece que é mais barato e tão bonito quanto em Calafate. Não sei se ajudei ou se confundi mais você ... rs, rs, rs
  • 11/10/2012, 10:03
    fpandur
    Com relação a ordem, acho que talvez seja mais proveitoso fazer seu planejamento inicial: descer primeiro toda a parte do Chile, desde P. Muont até Cochrane (ou O´Higgins se quiser chegar ao final da Carretera, mas depois terá que voltar a Cochrane), cruza para a Argentina e desce pela R40, voltando por ela e aí sim passa em Bariloche e arredores, retornando daí para o Brasil. Acho que ficará mais otimizado dessa forma. Talvez seja o caso de deixar a visitação no glaciar Perito para a volta, dessa forma na subida da R40 terá de atrações o glaciar e depois a região de Bariloche. Paine poderia ficar na ida, assim na volta de Ushuaia você iria até Rio Gallegos e subiria para R40 pela R5. Dessa forma na volta não precisará entrar mais no Chile novamente, depois que cruzar o Estreito. Enfim, são opções, como disse antes, nunca estive por lá e as minhas sugestões são em função das pesquisas que tenho feito para minha viagem no final do ano. Com certeza quem já esteve por lá poderá dar mais detalhes e opiniões mais proveitosas que as minhas .. rs, rs, rs, Isso também me interessa, até para refinar melhor meu roteiro.
  • 11/10/2012, 10:25
    Newton Guerra
    José Leite, fiz boa parte da Carretera com uma Grand Caravan, bem baixinha e lotada. Vai tranquilo. Quando fui (jan/2010), fui somente até Puerto Rio Tranquillo, no lago General Carrera. Não tive tempo para descer e a estrada estava em piores condições por lá.

Fui até Hornopirén, um pouco depois de Puerto Mont, e peguei uma balsa para Chaitén, a cidade destruída pelo vulcão. Foram 7 horas de viagem. Acho que talvez seja mais legal atravessar para a Argentina en Villa la Angostura, descer para Bariloche, Esquel e Futaleufú, onde há o paso para o Chile. Vai chegar um pouco abaixo de Chaitén, mas pode subir e visitá-la se quiser, é pertinho. Daí é só seguir a carretera para o sul, até onde quiser (ou der). Vá pelo menos até Puerto Rio Tranquilo no lago Gal Carrera ver as capillas de marmol. Depois dá para cruzar a fronteira em Chile Chico/Los Antiguos e seguir pela 40 para o sul.

Abraços
  • 11/10/2012, 14:22
    Fernando Lages
    Eu andei pesquisando sobre o Paso Mayer, estrada no lado chileno tem, do lado argentino porém a estrada acaba alguns km antes da fronteira e você tem que atravessar 2 rios, o Mayer e o Carrera (este o pior). O problema é na época do degelo, se esse colega foi em setembro e o rio estava caudaloso, imagina no auge do verão. Li em um relato que em março do ano passado o Carrera estava com 1,5 m de profundidade, e caudaloso, impossível de atravessar. Inclusive relataram que teve gente que perdeu o jipe em uma travessia, se salvando por pouco. Os chilenos de Villa O'Higgins aguardam a construção das pontes, porém não existe nenhuma previsão por parte da Argentina (e talvez não haja interesse também).
  • 11/10/2012, 22:03
    sandro_ventania
    Comentaram por aqui em fazer o caminho em que se pegue sempre o vento pelas costas...eu acho muita sensatez, principalmente por lá, onde os ventos são bem fortes!
    Claro, se não houver nehum motivo mais forte.
  • 12/10/2012, 22:03
    Sotopietra
    Então

Saio amanhã para Torres de Painel passando em Pucon no Chile, Bariloche, El Clafate e Torres del Paine.

plano de viagem? partir! montei um cronograma (somente de ida), mas vai saber???.... um dia anda mais ou menos e por ai vai.

Preparativos:

Intalei uma CampingsWorld no teto do troller pra pode dormir tranquilo. Intalei um guincho, por viajar em um unico veiculo pode ajudar.

*Carta Verde
    *Kit primeiros socorros
    *Triangulo adicional
    *Falta comprar o cambão vou ver se acho em algum posto na argentina.

Em 2005 fomos a Bariloche de Toyota bandeirante, os policiais curtiam o jeep e em nenhum momento nos pediram nenhum dos itens acima. Não sei se foi sorte ou gostaram muito da gente, mas todos foram muito gente fina e seguimos nossa viagem.

Furou um pneu e quebrou a descarga na saida do motor (barulho do cão)
    na ruta 40 Bariloche - Mendonza (barulho do cão).

A legislação Argentina não permite que nada fique além do parachoque meu guincho é um 16000lbs (presente ignorante de uma amigo) não tinha onde escondelo vamos contar com a sorte, se não gostarem tiro o bicho e coloco na bagagem.

Li alguns relatos aqui que ajudaram, no que puder contribuir mandarei algumas informações.

abraços
  • 13/10/2012, 03:58
    joseleiteneto
    Pessoal, outra dúvida, Rio Gallegos vale a pena? O que tem para conhecer lá? É meio contra-mão para a minha pessoa vez que, na volta, subirei a ruta 40 até onde for possível e entrarei no Chile novamente para voltar ao Brasil (Moro no Acre, logo é mais perto).
  • 13/10/2012, 05:07
    joseleiteneto
    Hoje tirei a noite e madrugada para montar uma prévia do Roteiro... É MUITO CORRIDO e bem pesado, como sempre foram minhas expedições. Aos amigos peço que analisem e façam comentários, indicando outros trajetos, caminhos e paradas, principalmente abaixo de Santiago, pois até este ponto já conheço.

As distâncias a serem percorridas não são absolutas, sou do tipo que dirijo, se cansar paro e não forço a barra, evitando ao máximo dirigir à noite. A questão é que eu não me canso rsrsrs... Dando paradinhas rápidas e conversando com amigos dirijo o dia inteiro sem pestanejar

* Cada dia tem a distância percorrida e o tempo aproximado, com rápidas paradas.

- Dia 1: Saída de Rio Branco cedo, 5 da matina, chegada em Macusani. DISTÂNCIA: 870 KM, 12h.

- Dia 2: Saida de Macusani, chegando em Puno até o Almoço. DISTÂNCIA: 246 KM, 3h30m. Na parte da tarde faremos o passeio pelo lago TITICACA.

- DIA 3: Sairemos de Puno ao amanhecer, chegando no Almoço em Arica, Chile. Distância: 379 KM. 5h45m. Tomaremos um banho no pacífico na parte da tarde. Acamparemos em Arica... * Temos a opção de passar direto para Iquique e economizar um dia, aproveitando mais a cidade de Iquique... Porém lá a água é mais fria.

- DIA 4: Sairemos de Arica cedo, chegando em Iquique. Distância Percorrida: 311 KM, 4 h. Chegaremos cedo em Iquique, dando tempo para fazer um tour pela cidade e andaremos pela zofra. Acamparemos.

- DIA 5: Saída na madrugada de Iquique, chegando em La Serena. Distância Percorrida: 1326 KM, 16h. Acamparemos em La Serena, perto da praia. * É uma distância pouco provável de ser percorrida, logo, creio que dormiremos em copiapó (980 km).

- DIA 6: Sairemos de madrugada, chegando em Val paraíso no início da tarde. Distância Percorrida: 420 KM, 5h30m. Faremos tour por Val Paraíso e acamparemos. * Analisaremos se passaremos mais um dia ou não.

- DIA 7: Sairemos de ValParaíso cedo com Destino a Pucon, chegaremos antes de anoitecer. Distância Percorrida: 776 KM, 11h. Acamparemos em Pucon.

- DIA 8: PASSEIO: Subiremos o vulcão vila rica, que é eternamente NEVADO, cospe larva e é MUITO LEGAL... É um passeio meio pesado, uma subida e tanto onde sedentários sofrem... Tenho que começar a caminhar para ter alguma chance de chegar lá em cima. http://www.projetolatinoamerica.com....m-pucon-chile/

- DIA 9: Saída de Pucon bem cedo com Destino a Caleta Arena para pegar a balsa (caleta arena-caleta puelche), chegando às 12 horas para pegar a balsa das 12:30, almoçaremos do outro lado da Balsa, em Hornopirén, onde ACAMPAREMOS. Distância Percorrida: 366 KM, 6 horas de viagem, dandos rápidas paradas para admirar a paisagem.
    * Saídas da Balsa: 07:15 – 08:00 - 08:45 – 9:30 - 10:15 – 11:00 - 11:45 – 12:30 - 13:15 – 14:00 - 14:45 – 15:30 - 16:15 – 17:00 - 17:45 – 18:30 - 19:15 – 20:00 - 20:45 - 21:30 - 22:15 - 23:00 - 23:45 horas
    * Valor da balsa: Aproximadamente R$ 40,00 , Duração do percurso de balsa: 30 Minutos
    * Não é necessário reserva.

- DIA 10: Acordaremos bem cedo para pegar a Balsa de Hornopirén para Caleta Gonzalo:
    * Saída da Balsa: 09:30, 5 horas de viagem até Caleta Gonzalo...
    * O ticket da balsa deve ser comprado com uma semana de antecedência pela internet.
    * Preço da Balsa: Aproximadamente R$ 120,00 pelo carro e motorista + R$ 20,00 por cada passageiro.

- DIA 10: CONTINUAÇÃO: Após chegar em Caleta Gonzalo Dirigiremos mais 56 km até chegar em Chaitén. Após a erupção do vulcão Chaitén há 2 anos atrás, a cidade é DESERTA, de 5 mil habitantes, restaram apenas 500. Teremos umas 3 horas para fazer um rápido TOUR pela cidade. Depois dirigiremos mais 120 KM em estrada de rípio solto para dormir em uma pequena Vila, chegaremos entre as 21 e 22 horas. Distância Percorrida no dia: 176 KM.
    * Por estarmso muito ao sul, o sol só some completamente às 21:30 ou 22 horas.
    * Se a balsa sofrer atrasos poderemos dormir em Chaitén.

- DIA 11: Sairemos cedo com para chegar até Puerto Rio Tranquilo. Distância percorrida: 505 KM, 9 ou 10 horas.
    * Como nesta região temos 16 ou 17 horas de sol poderemos viajar em um RÍTIMO mais tranquilo, admirando a paisagem da carretera austral, parando em algum lugar legal para fazermos uma comidinha rápida.

- DIA 12: Em Puerto Rio Tranquilo faremos o passeio pelas "catedrais de mármore', formações rochosas (grutas) no lago General Carrera. São 15 minutos de navegação até chegar ao destino. Depois do passeio dirigiremos 242 KM até Caleta Tortel, onde conheceremos a cidade e dormiremos. Distância Percorrida: 242 KM, 4 horas.

- DIA 13: Sairemos de Caleta Tortel com destino a Vila Ohigins (140km), ponto final da Carretera Austral. Pegaremos a balsa sobre o Rio Bravo (Puerto Yungay-caminho Villa O’higgins) às 10 horas.
    * Horários da balsa: Saída de Yungay 10hs, 12hs e 18hs. Retorno 11hs, 13hs e 19hs. Duração da Viagem: 45 Minutos, PREÇO: GRATUÍTO
    - DIA 13: Continuação: Depois de atravessar a balsa seguiremos por mais aproximadamente 130 KM até Vila Ohigins, chegando em ohigins lá pelas 13:30 da tarde. Faremos um rápido tour pela cidade e voltaremos a tempo de pegar a última balsa, que sai às 19horas. Não entraremos novamente em tortel e seguiremos direto até Cochrane. Distância Percorrida do dia: 357 KM.

- DIA 14: Sairemos cedo de Cochrane com destino à argentina, andaremos 89 Km até a fronteira com a argentina. Já na argentina pegaremos a RP 43 e a RN 3 e chegaremos até Puerto San Julian. Distância Percorrida: 835 KM, 11 HORAS.

- DIA 15: Sairemos bem cedo e dirigiremos 475 km para chegar, atravessaremos a fronteira Argentina-Chile e, já em território chileno, atravessaremos o estreito de Magalhães, dirigiremos mais 238 KM, atravessando a fronteira chile-argentina, e chegaremos em Rio Grande. Distância Percorrida: 713 KM. 10 horas

- DIA 16: Sairemos cedo e chegaremos ao fim do mundo (Ushuaia). Distância percorrida: 212 KM. 3 horas

**** DISTÂNCIA TOTAL PERCORRIDA ATÉ AGORA: 7734 KM

Na volta ainda temos El calafate, Torres del Paine, Bariloche e Arredores, Deserto do Atacama
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 86 de 109 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 36767778798081828384858687888990919293949596 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:23.