Postado originalmente por
fpandur
Estou começando uma pesquisa de informações para uma viagem a Patagonia no final do ano, a data ainda não sei ao certo pois dependo de algumas coisas. Acabei encontrando esse tópico, gostaria de perguntar para os mais experientes e que efetivamente já foram para lá: para passar no Uruguai, Chile e Argentina, apenas RG com data emissão recente e CNH são válidos ? Há muita informação desencontrada na NET, alguns falam que tudo isso é aceito, mas se tiver passaporte e CNH internacional é melhor. Vejam essa parte tirada do consulado do Brasil no Chile: "ficou estabelecido não ser mais necesário passaporte para fazer turismo entre os dois países, bastando carteira de indentidade, atualizada, emitida por órgão brasileiro de segurança pública. ..... Dessa forma, recomenda-se vivamente a utilização de passaporte, recomenda-se vivamente a utilização de passaporte. Ademais, para fazer jus à isenção de IVA (imposto de 19%) junto a hoteis, exige-se a apresentação de passaporte." contraditório não ? Embora tenha trechos repetidos, será que foi um erro de edição do texto no site ?
Vejam essa outra parte, da CNH: "Embora, em tese, entendimentos entre os dois países permitam que as carteiras de motorista brasileiras sejam oficialmente reconhecidas no Chile, e vice-versa, verifica-se, na prática, a necessidade de que o turista, para evitar problemas com as autoridades de trânsito locais, ainda porte Carteira de Habilitação Internacional."
Afinal, pode ou não pode ??? que raio de critério é esse, oficialmente pode usar, mas é bom não usar ?? kkkk Aqui em casa somos em 5, para tirar todos passaportes fica em cerca de R$ 800 só nisso. Sei que tem validade de 5 anos, mas não sei se terei utilidade para eles nos próximos anos ... rs, rs, embora eu planeje ir para o NOA + Atacama no ano que vem (estava tudo certo para ir em Julho/11, mas devido as fortes nevascas daquele ano, abortei a missão 1 semana antes da data de saída) .
Aqui o site de onde tirei os textos acima:
Orientações para turistas brasileiros — Portal Consular