Prezado José Luiz
Este talvez seja um daqueles bons assuntos (teóricos) para se discutir. De antemão, devo dizer que não sou engenheiro, físico ou coisa do gênero, de modo que vou tentar argumentar tentando usar o que me parece razoável, somente.
Peguemos dosi peneus. Seguindo seu exemplo, um de carro normal (digamos o de um Fusca) e outr de um trator de minas (daqueles que tem sua altura maior que dois metros), por exemplo. Vamos imaginar que estão suspensos no ar e neles coloquemos 30 libras de pressão. O medidor indicará isto em cada um.
Coloquemos agora os dois pneus apoiados no solo e façamos novas medidas com os mesmos instrumentos.
Aqui começa a minha "achologia". O pneu do Fusca deverá indicar uma pressão ligeiramente maior que as 30 originais. O do trator indicará uma pressão maior do que 30 e maior do que a última medida do Fusca. Porque acho isto ? Porque o peso de cada aro forçará a pressão a crescer.
Outro ponto : se pressão é igual a força dividido pela superfície, por esta razão matemática, quanto menor a pressão aplicada ao pneu no solo e montado em um veículo, maior será a superfície de contato (bom para se andar na areia). Assim sendo, dependendo das dimensões de cada pneu, cada um precisará de uma pressão diferente para trafegar em idênticas condições que outros.
Terceiro ponto : voltemos ao exemplo original. Se montarmos o pneu do Fusca naquele trator pesadíssimo, o que aconteceria ? Imagino que o pneu explodiria pois o peso do trator aplicado sobre a superfície de contato do pneu com o solo elevaria a pressão interna a tal ponto que este explodiria.
Se tias argumentos tem alguma validade, volto a dizer que a pressão que devemos aplicar aos pneus de nossas viaturas dependem, sim, das dimensões dos pneus e do peso/carga do veículo.
Gostaria de ouvir seus argumentos caso considere estes meus errados.
Abraços,
mg