Desculpem-nos o tempo fora, mas estamos em meio a turbulências com saúde na família e isso tem consumido o tempo(e o ânimo) enormemente...Neste ano sequer conseguimos ir à praia ! Esperamos que a normalidade retorne, e para compensar as “teias de aranha” no Kyron, no fim de semana passado conseguimos um mini relax por alguns caminhos de asfalto no sábado (existe um pequeno e bonito trecho entre São Gotardo e Otávio Rocha, passando pela Linha 60) , por onde levamos a “recuperanda”, e depois, no domingo, com a cara metade, refizemos o trecho, mas adicionando “chão”, indo ao famoso Santuário de Caravaggio(uma rezadinha sempre ajuda) através de Travessão Carvalho e São Thiago. O caminho, normalmente, via asfalto+trecho de chão por onde passam os romeiros todo dia 26 de maio, é de ~38 km. Pelo “atalho” anti-teias de aranha, a distância foi de ~ 80 km. Ida e volta. É o melhor “remédio” para ‘relaxar’ : uma boa estrada ! E isso independente da velocidade, pois os trechos por onde passamos, alguns íngremes(com peraus) e em meio a quase mato fechado, não permitem que se ande depressa. Em vários outros trechos havia cascalho em boa quantidade. Porém, o fator “segurança”, que distingue um carro 4x4 de um outro, 4x2, foi utilizado a partir do momento em que saímos do asfalto, acionando o 4x4 H. Andando em velocidades baixas(dificilmente acima de 60 km/h) em meio ao cascalho solto , em nenhum momento ocorreram ‘dançadas’ ou saídas involuntárias de traseira.
Por outro lado, ficamos com um pouco de saudades da ex-GSportageTD2001 e sua boa suspensão, que filtrava, em um bom grau de amortecimento, as irregularidades do caminho de chão com pedras e buracos, coisa não obtida pelo Kyron (este vem a ser o preço a se pagar pela sua ótima estabilidade no asfalto) que por sua vez, retrucava com uma boa desenvoltura para subidas e curvas (é mais potente e mais largo) .
A respeito da suspensão do Kyron, a ‘recuperanda’ implorou-nos não passar por ruas com calçamento de paralelepípedos irregulares, obrigando-nos a, com ela a bordo, somente utilizar ‘asfalto’ ! Mas com a Hilux CD da cunhada, ela também reclamou ( e com toda a razão do mundo), que andando no banco traseiro, se sacode, se balança, se torce e se pula sem parar !!! Aliás, entre outras razões, é por isso que preferimos SUV, e por não precisarmos de uma caçamba ...
Mas que o Kyron poderia ser algo mais macio( em estradas ruins ), isso adoraríamos !!
Até um conhecido de Pôrto Alegre, que tem um Discovery ’98 (talvez), o último que é mecânico(sem depender de eletrônica embarcada), disse-nos que ao passar pela estrada do inferno(antes do asfaltamento) seu carro mais parecia um ‘jumbo’ devido à maciez proporcionada aos ocupantes durante a viagem . Deve ter mais de 300k km ....!!!
A propósito da Hilux, enfrentou uma viagem mista transbordador(de Quélon,Chiloé) + carretera austral, até Coyhaique (Chile) e seus ocupantes reclamaram bastante da péssima conservação da estrada (parte de chão), desistindo de ir até Villa O’Higgins (fim da carretera austral), em parte devido ao tempo ruim-chuvas.
Temos tido conhecimento de um ou outro caso de Korando (4x4 permanente) em que o consumo de diesel está mais elevado do que era em outros casos comparando Kyron e Action , ambos com 4x4 não permanente . Será que isso está se concretizando ?
Nada do diesel S-50 ainda por aqui, onde costumamos abastecer(postos BR) . Não saberíamos dizer se de outras bandeiras existiria também esse tipo de diesel .
Continuamos com o aditivado metropolitano (amarelo), ou o S-500.
Ficamos surpresos com a venda dos mais de 500 Kyron e mais de 700 Korando no mês de dezembro/2011, conforme a revista 4x4 e cia de janeiro/2012. Esperamos que todos os seus proprietários venham se juntar conosco trocando suas experiências/informações aqui no fórum .
Sobre as trocas de óleo, vimos recentemente, no tópico da picape AS-SSY, post de um forista que obteve da Daisul-Pelotas, informação de que a Districar teria abolido as trocas a cada 5k km, fazendo-as junto com as revisões, a cada 10 k km !!!!!! Seria isso verdade ? Alguém sabe alguma coisa a respeito, que confirme essa nova postura ?
E em sendo verdade, seria aplicado esse procedimento aos demais veículos da linha SSY ?
Gratos pelo apoio(cadê o fertag?!!!) .
Abraços e Muita Saúde para vocês todos .