Desculpa, mas única montadora que está assumindo a obrigatoriedade do S-50 é a VW e isso deveria ser aplaudido porque papo de vendedor e SAC não refletem a orientação da marca. Eles falam o que querem pra agradar o consumidor e o que falam, não se escreve.
A Mit e a Toyota dizem explicitamente no manual "pode abastecer com qualquer diesel, do S50000 até o S50 que não tem problema" ?
Vai ser uma surpresa se isso estiver escrito lá porque é essa posição "em cima do muro" que dá margem pra meterem a faca no cliente quando este chegar com o carro bichado na concessionária. O infeliz ainda vai dizer: - Mas o SAC/vendedor de vocês falou que era qualquer diesel - e vai ouvir de volta: - É isso que está escrito no manual do carro ?
Pra mim, não importa muito se o carro tem a peça XPTO ou XYZ, o sistema novo (2012 >) é mais complexo e isso é caminho oposto de robustez. Se foi projetado pra emitir menos poluentes através do uso do S-50, não usar esse diesel é contrariar o projeto.
Concordo com o Daniel.Shimomoto. Tanta eletrônica está começando a encher o saco.
Abraços,

Neilson