Postado originalmente por
brunolthiago
Bom dia, Sou novo no forum
Mas vim relatar os problemas e manutenções que tive na minha amarok S 2011.
Peguei a amarok em uma troca em um terreno, então não tive como escolher por uma em melhor estado.
Estava com 170.000 KM, pneus ruins, e com alguns riscos.
1º Ela veio com o famoso defeito da molinha no painel (Coil Light), ascende as vezes e quando ascende o carro fica sem força, difícil passar dos 60 km, o problema esta na bomba de água elétrica que ela possui no compartimento do motor.
2º sensores do abs trazeiros ambos deram defeito derrepente, mas o problema afeta todo o carro, não funciona velocímetro, controle de tração, luzes no painel ascendem, e o ar condicionado desliga.
3º O defeito mais grave que acontece e que não encontrei solução em nenhum lugar na internet, A correia do alternador estoura diversas vezes.
estava andando com ela derrepente a correia do alternador estourou, a mesma também aciona a bomba de direção, o que torna quase impossivel andar com o carro.
Substitui a correia e apos 2 semanas estourou novamente, enviei na concessionaria onde substituiriam a correia do alternador e os 2 tensores, notei que havia uma vibração no tensor, o mesmo ficava pulando em marcha lenta, mas segunda a concessionaria era normal.
Apos 3 meses, quebrou o parafuso que prende o tensor, achei estranho mas coloquei outro parafuso, no dia seguinte estourou a correia novamente, onde coloquei outra que durou uma semana.
Desconfiei que a vibração que havia notado, não era normal e aquilo poderia estragar os tensores e por consequência as correias.
Em uma busca pela vibração que havia, foram substituídos o conjunto de volante do motor ( R$ 5.000,00) aproveitei a mão de obra e substituir a embreagem( R$ 1.000,00) e o atuador(R$ 450,00) também, com a troca do volante muitas vibrações pararam como no pedal da embreagem e no chassis, e um barulho que vinha de dentro do bloco, aparentava até folga nas bronzinas, mas tudo era o volante do motor que faz o carro todo vibrar. Porem a vibração do tensor não mudou em nada.
Finalmente apos 3 tensores trocados e umas 10 correias, um mecânico me informou que a polia do alternador da amarok, possui um rolamento onde a polia traciona apenas para um lado e para o outro roda livre, substituindo a polia, toda vibração do tensor e da correia parou. Onde comprei a peça o vendedor já sabia desse defeito, mas não encontrei em nenhum lugar na internet, por isso vim até aqui compartilhar um problema, que provavelmente em alguma km todas Amarok apresentarão o defeito.
A MALDITA POLIA DO ALTERNADOR, CAUSA A VIBRAÇÃO, ONDE ESTRAGA OS TENSORES E AS CORREIAS :freaking:.
Creio que para amaroks que foram bem cuidadas, são carros extremamente confortáveis, o problema é o desconhecimento das concessionarias e o preço das peças.