Sobre os outros itens já tinha conhecimento, mas não sabia com exatidão essa diferença de função a EGR, obrigado.Citação:
Pela característica de ciclo dos motores. O motor à diesel é mais eficiente que o a gasolina do ponto de vista termodinâmico. Essa eficiência ocorre porque o motor a diesel trabalha com mistura mais pobre que o a gasolina e taxas de compressão mais elevadas.
A razão estequiométrica (mistura ar/combustível) é bem mais pobre no ciclo diesel, porém mistura pobre eleva muito a temperatura na câmara de combustão. Temperaturas elevadas na câmara de combustão aumentam muito a emissão de NOX (oxido de nitrogênio) produto altamente cancerígeno. Para atender as emissões os motores a diesel pegam parte dos gases de escape e passam por um pequeno radiador para diminuir a temperatura destes gases. Esses gases voltam para a câmara de combustão dentro dos cilindros e irão ocupar parte do espaço da mistura ar/diesel, diminuindo a temperatura da combustão bem como a eficiência do motor.
Ao não usar a válvula EGR o motor diesel sem ela terá rendimento térmico máximo, pois quanto maior a temperatura de combustão melhor o rendimento. Por isso esse motor V6 se vier sem a EGR terá rendimento bem melhor que o atual 2.0. Andará mais e será mais econômico.
No motor à gasolina a EGR tem outra finalidade. É mais usada em cargas parciais durante a fase de aquecimento do motor e nunca quando se está em WOT a aceleração plena. Motores a gasolina ou flex quando requisitados a plena carga trabalham sempre com mistura rica, injetando mais combustível para exatamente abaixar a temperatura da câmara de combustão e também pelo avanço da ignição, tendo em vista que o momento da combustão pode ser controlado diferente do motor à diesel. Isso salva o motor de uma quebra e diminui a emissão de NOX, mas aumenta a emissão de outros gases como o CO2.
Motores a gasolina ou flex também sofrem de carbonização de válvulas com carvão quando usam o tipo de injeção direta como nos motores à diesel. Motores modernos turbo a gasolina tem tido problemas com isso especialmente os VW TSI 2.0. A razão para isso é que na injeção indireta o combustível é injetado no coletor de admissão junto com o ar aspirado. Essa mistura ao passar pelas válvulas terá o efeito limpante nas mesmas. Mas isso somente acontece com combustível de boa procedência e aditivado. Por isso motores a gasolina estradeiros tem bem menos carbonização enquanto aqueles que rodam basicamente na cidade sofrem bem mais.
Km não diz muito sobre a saúde dos motores, mas sim o tipo de uso. Uso em estrada a velocidade cruzeiros dentro dos limites das vias é muto melhor que km baixa de uso basicamente na cidade ou trechos curtos.