x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de NOTLE
    Entrada
    08/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

RBS, Apesar do acontecido parabéns pelo relato, colocando todos os problemas com a VTR. Como vc presa a segurança, certamente estará um pouco mais seguro agora pois a tração permanente faz a diferença. Nesse último período de chuvas, peguei cada tempestade nas estradas, e a Amarok se comportou muito bem, andando nos trilhos mesmo debaixo de muita chuva e água na pista. Muita gente parado por conta da chuva e a VTR lá na velocidade da pista com muita segurança. A única coisa que notei é que nestas condições o consumo médio aumenta em cerca de 1 km/l somente, não sei se é impressão minha, mas notei isso nas diversas viagens na chuva, pesada é claro. Boa sorte com a próxima VTR. Abs,
    PAJERO DAKAR HPE 2015
    EX RANGER LIMITED 3.2 2015, EX AMAROK HL AT 2013, EX AMAROK HL AT 2012, EX TRITON 3.5 V6 FLEX 2010/11

Usuário
    Entrada
    17/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Caros foristas,
    Desculpe-me a ignorância, mas tenho algumas dúvidas, vez que estou muito tendencioso a adquirir uma Amarok AT e gostaria da colaboração de sempre dos Colegas proprietários e conhecedores do assunto.
    Se na Amarok AT a reduzida compreende unicamente a 1ª marcha, no caso de um atoleiro, em que é necessário dar ré, o desempenho da viatura ficaria prejudicado?

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Itaiuba Ver Post
    Caros foristas,
    Desculpe-me a ignorância, mas tenho algumas dúvidas, vez que estou muito tendencioso a adquirir uma Amarok AT e gostaria da colaboração de sempre dos Colegas proprietários e conhecedores do assunto.
    Se na Amarok AT a reduzida compreende unicamente a 1ª marcha, no caso de um atoleiro, em que é necessário dar ré, o desempenho da viatura ficaria prejudicado?
    Esse assunto já gerou discussões fervorosas aqui...
    Sei que esse tópico está gigantes, mas vale a pena voltar e ler tudo que está postado aqui sobre esse assunto.
    Utilize a busca avançada do forum ou a do google (Pesquisa avançada do Google) que irá facilitar para encontrar os resultados.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Longe de querer desmerecer a rigidez da estrutura, mas você teve uma tremenda sorte de não encontrar nenhum obstaculo significativo enquanto girava.

Um coisa importante destacar é que o controle de estabilidade não faz milagre, da forma que descreveu a quantidade de água na pista a chance de virar passageiro com ou sem ESP, com ou sem 4X4 é grande.
    Abraço,
    Thiago

Usuário
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    São Jose dos Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Longe de querer desmerecer a rigidez da estrutura, mas você teve uma tremenda sorte de não encontrar nenhum obstaculo significativo enquanto girava.

Um coisa importante destacar é que o controle de estabilidade não faz milagre, da forma que descreveu a quantidade de água na pista a chance de virar passageiro com ou sem ESP, com ou sem 4X4 é grande.
    Thiago,

Permita-me divergir!!!!

Acredito que o ESP faz sim milagres!!

No caso acima relatado, o ESP faria a correção quando ela começou a sair de traseira, e certamente nosso colega acabaria não colocando o pé no freio.

Aqueles que ja viram o ESP em ação podem me corrigir.

Abs
    Amarok 2011 - Highline
    20.000km Bem rodados

Usuário
    Entrada
    30/05/2012
    Local
    São Carlos/SP
    Concordo com o Rodrigo. Tenho minha Highline 11/12 manual e já passei por várias situações parecidas. A última foi na BR101 vindo de Angra dos Reis, uma chuva que nunca vi e a vtr ficou firme nos trilhos. Mas às vezes percebia a luz do controle de estabilidade ascendendo.... Amigo, além da segurança da caminhonete, com certeza você deve muitas graças a Deus!

Citação Postado originalmente por Rodrigo_SJP Ver Post
    Thiago,

Permita-me divergir!!!!

No caso acima relatado, o ESP faria a correção quando ela começou a sair de traseira, e certamente nosso colega acabaria não colocando o pé no freio.

Abs

Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Thiago,

Permita-me divergir!!!!

Abs
    Citação Postado originalmente por Thiago Lourenço Ver Post
    Concordo com o Rodrigo. Tenho minha Highline 11/12 manual e já passei por várias situações parecidas. A última foi na BR101 vindo de Angra dos Reis, uma chuva que nunca vi e a vtr ficou firme nos trilhos. Mas às vezes percebia a luz do controle de estabilidade ascendendo.... Amigo, além da segurança da caminhonete, com certeza você deve muitas graças a Deus!
    Acredite em milagres e poderá sem o próximo a descer o barranco...
    No caso relatado o máximo que podemos fazer é supor, e foi o que fiz, supus que pela quantidade de água que ele disse que tinha o ESP poderia não ajudar, da mesma forma que supuseram que o ESP seria a salvação.

É indiscutível as vantagens e segurança que o ESP proporciona, mas em determinadas situações ele não pode ser suficiente.

Costumo pegar bastante o trecho paulista de serra da Fernão Dias (BR381), em chuvas fortes é muito comum ter um volume enorme de água cruzando a pista devido a péssima drenagem, algumas vezes junto com barro, numa situação dessa você terá com certeza mais de uma roda sobre essa água e caso sua velocidade seja alta o suficiente para aquaplanar não há controle eletrônico que manterá a trajetória.

O que se tem que ter ciência é que o ESP não deve ser motivo para dirigir mais rápido, mais agressivamente ou com menos cuidado, e sim para evitar acidentes em imprevistos, como em um desvio rápido, um calculo errado de velocidade ao atacar uma curva ou até uma aquaplanagem.

Já dirigi bastante em neve com carro equipado com ESP e posso afirmar com certeza que ele não é a salvação em uma situação critica, principalmente em black ice que se aproxima muito de uma aquaplanagem grave.
    Abraço,
    Thiago

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Acredite em milagres e poderá sem o próximo a descer o barranco...
    No caso relatado o máximo que podemos fazer é supor, e foi o que fiz, supus que pela quantidade de água que ele disse que tinha o ESP poderia não ajudar, da mesma forma que supuseram que o ESP seria a salvação.

É indiscutível as vantagens e segurança que o ESP proporciona, mas em determinadas situações ele não pode ser suficiente.
    Perfeitas as citações Thiago...

ESP e tração 4x4 ajudam? Sim
    Dão mais segurança na condução? Sim

Mais não espere que a eletrônica ou tração salve sua vida ou dos demais próximos a você, eles são auxílios para minimizar os riscos e até mesmo evitar a perda de controle do veículo em algumas situações, porém em certos casos ter ou não será indiferente. Até porque o máximo que eles conseguem atuar e na rotação do pneu, se o pneu não tem atrito suficiente com o solo...não tem eletrônica ou tração que salve.
    O item de maior segurança que se pode usar é a prudência, atenção e velocidade compatível. Não quero que pareça lição de moral, pois em muitos momentos mesmo sabendo dos riscos assumimos eles mesmo assim...e acidentes acontecem, muitas vezes mesmo sem termos culpa.

[]s
    4X4 Brasil
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    22/04/2013
    Local
    Londrina/PR
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Perfeitas as citações Thiago...

ESP e tração 4x4 ajudam? Sim
    Dão mais segurança na condução? Sim

Mais não espere que a eletrônica ou tração salve sua vida ou dos demais próximos a você, eles são auxílios para minimizar os riscos e até mesmo evitar a perda de controle do veículo em algumas situações, porém em certos casos ter ou não será indiferente. Até porque o máximo que eles conseguem atuar e na rotação do pneu, se o pneu não tem atrito suficiente com o solo...não tem eletrônica ou tração que salve.
    O item de maior segurança que se pode usar é a prudência, atenção e velocidade compatível. Não quero que pareça lição de moral, pois em muitos momentos mesmo sabendo dos riscos assumimos eles mesmo assim...e acidentes acontecem, muitas vezes mesmo sem termos culpa.

[]s
    Boa noite Senhores.
    Concordo com todas as situações expostas, o ESP não é garantia total de segurança, mas no meu caso, que eram várias faixas de água cortando a pista eu poderia ter saído da estrada, mas com menos violência, e concordo com a PT sorte que tive de só ter dois palanques de cerca na frente e não uma árvore ou pedra.

Usuário
    Entrada
    22/04/2013
    Local
    Londrina/PR
    Há, Amarok Trend Automática nova na mão, retirada hoje as 15 hrs, retomar o ritmo.
    Valores:
    - R$113K - amarok
    - R$4,5k - seguro
    - R$200 - insulfilm regulamentado
    - R$1,1k - protetor caçamba original
    - R$400 - capota marítima
    - R$450 - emplacamento despachante
    - R$100 - escolha de placa doação
    - R$2,1k - IPVA proporcional 2013

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14
    e tbem não adianta ter veículo com habitáculo seguro, pois numa capotagem ou saída de pista vc pode levar mais alguém que esteja na estrada junto com vc. Então não adianta muito se sentir seguro, tem é que conduzir com segurança.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Banido
    Entrada
    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../

Thumbs up

Thiago,

Permita-me divergir!!!!

Abs
    Eu sou um deles! Apesar de criticar a vtr em alguns pontos e as css mais ainda, se bem que não se vive só de elogios, na época em que quase, digo quase, sofri um acidente (probabilidade de capotamento), se não fosse o ESP e as dimensões da vtr, teria capotado. Inclusive, já postei essa situação aqui. Não estou dizendo que o ESP é a salvação, mas que em alguns casos, pode fazer a diferença. No meu caso, fez uma diferença enorme, mas aprendi a lição, que foi a de diminuir mais a velocidade e prestar mais atenção, no local onde quase me acidentei.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 26 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 26 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem