Olha, até bem pouco tempo atraz achava esse negocio de cambio automatico coisa de frutinha... mas agente envelhece e hoje...
Cambio manual, infelizmente, é pra quem nao PODE ter um automatico... e é, como dito, por CASTIGO...
sds,
Versão Imprimível
Antes da nossa atual Ranger aparecer, procurávamos por uma Hilux SRV Automática...
A Ranger foi uma compra puramente "racional", oq pagamos nela acho que ainda faltaria uns 2 ou 3 mil latinhas pra pegar uma Hilux SRV AT 2006, então não pensamos nem duas vezes e ficamos com a Ranger 2010 e sua garantia...
No próxima troca, acho que já vou estar casado e na minha casa, mas uma picape automática será um dos meus objetivos...
Falando sério agora,
Eu ainda sou velha guarda (kkk) em relação a câmbio em picapes.
Pode ser porque nunca usei uma picape com cÂmbio AT no dia-a-dia, mas eu ainda acho que picape é MT.
Pra mim AT é para sedan, carro de cidade.
Opinião polêmica, eu sei, mas é a minha, pelo menos, por enquanto.
Câmbio AT é muito bom pra cidade e pra estrada (Hilux e Frontier SEL estão dando show), mas eu ainda acho que para um uso mais específico (subir dunas, por exemplo), um câmbio MT deve responder melhor.
De qualquer forma, como eu disse, é a opinião de quem não utilizou um câmbio AT mais intensamente. Essas observações são feitas com base nos meus achismos pessoais. Por enquanto.
O primeiro carro com câmbio automático que dirigi foi um Landau, lá pelos idos de 1975. Desde então, MT pra mim se tornou coisa pré-histórica. Fazer força, quando tem máquina pra fazer por mim? Tô fora.
Galera, só pra aumentar a polemica, vi que um companheiro falou para termos cuidado com cambio AT e que o carro dele tava perto dos 300 mil e tals. A pajerona AT diesel ta quase lá tb. Troco óleo da cx AT a cada 40mil km e ta zerada!!!! Nao consigo me ver trocando marcha, só faço isso no da patroa pra nao esquecer como era, kkkkkkkkk.
Como disseram, cambio MT, só se for castigo.
Uso este conjunto na minha Rural(motor e cx), as passagens em D são tão confortáveis quanto o Tucson da mãe ou a SEL do papa... :-D juro, são muito suaves.
Mas na Rural não busco conforto com o cambio hidramático, e sim precisão e constância. Tanto que futuramente farei um upgrade no cambio para melhorar para trilha. Alterar o conversor e corpo de válvulas. E não ficara nada confortável!
:concordo:
Imperador...
Posso te dizer que as vantagens do câmbio MT são mínimas em comparação ao AT. Não que o MT seja ruim, cada um tem suas peculiaridades....no final das contas, o AT supera principalmente pelo conforto, vc é novo ainda....vai chegar um momento que vc vai achar um saco e troca constante de marchas...
Sobre o uso específico que vc falou, concordo com vc....o AT no uso em areia fofa por exemplo não é tão bom, pois como sai de primeira tende a cavar....no MT dá pra sair de 2ª....3ª na manha....já houvi falar que no AT dá pra fazer isso tbm, mas nunca fiz...
Outra coisa, o público que usa picape nesse tipo de situação também é muito específico, quase ninguém....Picape hj é artigo de luxo, e casa muito bem com o AT...
Bem...
Vamos falar um pouco disse e aumentar a discussão.
Na verdade, no Brasil seguimos algumas coisas dos EUA e outras da Europa. Temos o cambio manual como principal como era antigamente na Europa (ainda é hj, mas tem muita opção, diferente daqui).
Abandonamos muitas coisas q tinhamos dos Americanos (grandes carros e motores grandes).
Nos EUA, todos os carros são manuais. Se não me engano, existe até uma habilitação especifica para qm dirige carro com cambio manual.
Já na Europa, carro manual é muito usado por jovens e existe um investimento absurdo na industria.
Um mesmo veiculo tem varias opções de motores e cambio. Uso sempre como exemplo o Astra. Lá tem versão tanto 1.4 como versão 2.0 turbo. Tem acabamento ao seu gosto e equipamentos como vc quiser...
Aqui no Brasil a coisa é mais padronizada, pq brasileiro compra carro pensando em vender e principalmente para mostrar ao vizinho.
Como um veiculo pequeno, voltado a cidade com motor 1.0 (valorizando a economia de combustivel) tem um cambio de 5 marchas super curto. Vc anda a 120km/h a mais de 4 mil rpm. Como pode?
O correto era ter um cambio auto (voltado ao conforto), de preferencia um CVT. Assim aproveitando toda a economia e desenvoltura desse motor. Curto para o dia-a-dia e longo para quando vc usa em avenidas mais rapidas.
O cambio correto no motor correto proporciona uma economia absurda. Porem existem exemplos de um certo e outro errado e dois dois errados.
Ex: Sentra 2.0 CVT: motor e cambio perfeito.
Motor de aluminio, coletor de admissão variavel (melhora o torque em baixa), comando de valvulas variavel e 16V. Isso deixa ele uma blz. Consegue passar dos 140cv e ainda rende bem.
Cambio CVT. Não existe relações de marcha. Somente duas polias q colocam o motor no melhor giro para a velocidade desejada.
Ex: Quando vc quer acelerar, ele joga o giro lá em cima e o carro fica o demonio. Quando vc estabiliza, ele busca o conforto e melhor consumo. Giro baixo e constancia.
Existem testes q falam de um Sentra CVT com ar ligado com media de 110km/h fazendo mais de 15 km/l. Fala se isso não é bom?
Corolla:
O Corolla com motor 2.0 e cambio auto de 4 marchas.
O motor é perfeito. Tudo de mais moderno. Diferente dos outros do mercado, o comando de valvulas é Dual. É variavel tb nas valvulas de escape e o coletor é preparado para todo tipo de giro... desenvolve uma super-potencia e torque maravilhosos. Chega quase nos 160cv.
O cambio é medio. Na atualização q ele teve, ele aproveitou para ganhar uma central eletronica. Pq antes era somente hidraulico, o q trouxe a fama de "sem quebras".
O problema é q as vezes o motor é apagado pelo cambio. O cambio não responde.
Se fosse um cambio de 6 marchas, seria perfeito.
O mesmo acontece com o Golf, porem o contrario. Ele tem um cambio TipTronic de 6 marchas que é usado no Jetta, Passat, Tiguan, Touareg e outros da marcha na Europa. Porem o motor é o 2.0 do Santana desenvolvido para ser Flex e rende apenas 120cv no alcool. E bebe q nem um doido.
Dois ex de motor vs cambio. Um dos dois não é bom.
Agora tem o podre.
Ex: Vectra 2.0 Auto.
Eita carro morno.
Agora com o motor de 140cv a coisa ficou melhor. É 8v, não tem nenhuma tecnologia a não ser ser flex. Só isso e nada mais. Coletor de plastico foi colocado na geração atual, porem não é variavel.
O cambio é o Aisin de 4 marchas q chegou a ser usado até no Marea. Esse cambio é antiquado, de moderno só tem a central não salva o cambio.
O carro ficou tão ruim, q rechearam ele de coisa. O cambio chega a colocar em N quando vc para o carro tentando melhorar o consumo, pq bebe demais e anda de menos.
Existem relatos de Vectra q bebe mais q muito carro 2.4 ou 2.5 do mercado. O modleo Elite 2.4 saiu de linha pq era pior ainda. Tinha 150cv, bebia como um V6 e andava como um 1.6. Era pessimo.
Por isso, não podemos julgar o carro... precisamos saber como é o conjunto.
Sobre o manual, isso é coisa q em breve vai morrer. A tendencia é o CVT e o automatico entrarem para tentar reduzir o consumo e o o nivel de emissões. Principalmente agora com a tendencia dos veiculos hibridos.
Um cambio manual não vai aproveitar melhor o uso dessas tecnologias. Um automatico consegue extrair mais e fazer o veiculo render.
Espero que ajude.
Abraços