Sinto estourar sua bolha amigo, mas o cambio manual nunca vai deixar de ser oferecido, principalmente nos modelos mais esportivos...
Simplesmente tem pessoas (e eu sou uma delas) que "prente" usar e abusar do conjunto mecanico... dirigindo mesmo como se tivesse roubado o carro/caminhonete :mrgreen:, entao eu espero mesmo q o lance saia fritando e virando pros lados (((( = ,, nao q nao seja possivel com o automatico.. mas eh diferente.
Um exemplo simples.... eu tenho um carro com 440 e pouquinhos hp's na roda traseira.. com cambio automatico... mesmo com varias modificacoes de performance e talz..... "pra acelerar"... ainda sou mais o outro carro.... q tem quase 800 hp's... com um reles e simples cambio manual de 4 marchas....
Vai do uso... mesmo pq no fds com qual eu vou passear?, clarrrrrro que eh com o AT.... mesmo pq os cambios AT nao precisam provar serem melhores q os manuais... pois eles existem desde sempre.... nao vou dizer q os mais antigos nao tinham seus problemas.... mas em geral era devido a modificacoes no motor... eles nao toleravam bem qualquer tipo de modificacao... (ate mesmo uma diferenca de vacuo), claro que existiam e existem gambiarras ainda nos automaticos, mas nao vamos considerar isso :mrgreen:, ou seja sempre existiram sistemas muito bons por ae..... se saem nos carros como padrao hj em dia, nao eh esse o motivo...
como sempre eu tenho de dar minha opniao.... pra mim os principais motivos de se ter um carro q sai de fabrica "somente" na versao AT.. seria mais relacionado a tocada do mesmo, pois um cambio AT faz um motor menor render mais no sentido de tocar o carro... ou seja o efeito multiplicador de torque.... aliado ao bloqueio do conversor... e sistemas diversos no motor p/ melhorar a performance em varias faixas.... nisso vem um motor menor do q o necessario ao carro com cambio manual.... imagina voce numa serra.. subida.. caminhonete carregada... cambio manual ..... se voce tem um v6 ou um v8 ou ainda um turbo diesel "legal"... voce vai subir sem maiores problemas (tirando o conforto talvez)... porem agora imagina com um motor dimensionado mais p/ "carga parcial a maior parte do tempo", ou talvez p/ reboque..... nao seria tao confortavel e com certeza precisaria de um numero maior de marchas.... sendo assim na minha opniao esse seria o maior motivo p/ um carro sair de fabrica somente na versao automatica.
Veja as explorers, tem AT, tem MT.. e varios outros carros tmb, mantendo o motor....
bem eh isso amigo. :pipoca:
cheers